OBSERVAÇÃO DA SALA DE ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

ISNTITUTO DE EDUCAÇÃO  NÚCLEO DA EDUCAÇÃO ABERTA  E A DISTÂNCIA  CURSO DE PEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO  INFANTIL

POLO TERRA NOVA DO NORTE-MT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO DA SALA DE ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelândia

2010

CLEONICE  VIDICAL DA SILVA PERMONIAN

MARLI DA LUZ PADILHA MARCOLAN

SELMA ROSANA MENDES DE SOUZA

SIRLEI DE SOUZA ANDRÉ

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO DA SALA DE ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

   Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia para Educação Infantil na Modalidade a Distancia da Universidade Federal de Mato Grosso, referente a avaliação do Meio II do fascículo Dinâmica do Trabalho e a Organização do Espaço na Instituição de Educação Infantil. sob orientação de Terezinha Rosa da Silva.

Mareclândia

2010

                Observação realizada para avaliação do meio II do fascículo Dinâmica do Trabalho e a Organização do Espaço na Instituição de Educação Infantil da Universidade Federal de Mato Grosso, com a Turma de Educação Infantil do período vespertino no total de 21 alunos.

            No decorrer de um período de 4 horas de aula seguiu dos seguintes momentos:

1º Acolhida: as crianças chegaram na creche alegres em exceção 2 que chorou mas, a professora sentou pegou as mesmas no colo conversou e falou sobre o que ia acontecer no decorrer daquela tarde e assim as mesmas se acalmaram;

2º Todas já estavam na sala e a professora deu inicio as atividades perguntando aos mesmos quem sabia cantar uma música nova todos responderam que sabia e começaram a cantar varias musicas, mas a professora deu ênfase na música “Meu pintinho amarelinho”, pois a mesma tinha como objetivo de trabalhar a cor amarela com as crianças sendo a mesma possibilita trabalhar varias áreas do conhecimento;

3º Colocar todos  sentados em volta da mesa e distribuir uma folha de sulfite com lápis para realizar o registro da atividades;

4º Hora do lanche a professora encaminhou todos para lavar a mãos, em seguida cantaram a música meu lanchinho e fizeram a oração;

5º Hora da escovação;

6º Brincadeiras no pátio;

8º Voltar para a sala e brincar com os brinquedos da mesma;

9º Arrumar a sala, fazer higiene pessoal (lavar o rosto, as mãos e pentear o cabelo) para esperar a mamãe.

ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO

           

            Após ter realizado a observação  do dia de uma sala de atividades da Educação Infantil nota-se a organização espacial  da mesma não é adequada para receber a crianças pois é um espaço pequeno pois o mesmo não foi projetado para uma as de atividades.Para Weinsteim e David (1987):

                                                         Os ambientes infantis devem estar voltados para o desenvolvimento infantil, promovendo a construção da identidade da criança, o desenvolvimento de competências, oportunidades de crescimento,a movimentação do corpo,a estimulação dos diferentes sentidos,sentimento de segurança,confiança e oportunidades para o contato com o outro.

                                                                           

Nesse sentido  a sala observada deixa claro que a pessoa que projetou a mesma não tem noção de infância,isso justifica que essa pessoa projetou essa sala para ser ambiente de escolarização e também local de guarda onde os pai deixa seu filhos para ser cuidado e assim não sendo um ambiente para a sala de atividades da educação infantil.

No que diz respeito a professora o mesmo da importância as atividades  lúdicas,as brincadeiras os jogos estão presentes no espaço escolar pois o mesmo e de suma importância para o desenvolvimento cognitivo da criança,na constituição do sujeito,na construção da sua identidade e autonomia.As crianças já estão construindo a sua autonomia quando estão brincando dão preferência ao que gostam,nas produções usam suas cores preferidas.

Os arranjos espaciais da sala de atividades e muito carente pois como dito anteriormente o espaço e pequeno,tem algumas decorações na parede,um armário na sala não tendo espaço adequado para cantinho da leitura,lugar de descanso mas,mesmo assim a professora proporciona para que esse seja um ambiente agradável onde o mesmo conta histórias faz dramatização,mas o que mais preocupa a professora é um aluno que dorme todos os dias e o mesmo não tem lugar para ficar na sala, a professora coloca a criança num cantinho da sala e precisa cuidar para que os colegas não pisem em cima dele.

Desde o nascimento, a criança esta em contato direto com o mundo e com as pessoas que estão próximas nesse mesmo espaço. No espaço da creche existem varias maneiras de organizar o espaço,a  crianças explora,descobre e tem ações em seu ambiente,onde a mesma seleciona colegas,objetos e áreas para desenvolver  suas atividades,tendo autonomia para fazer mudanças na sala,explorando e usando esses espaços.

É necessário ter um espaço onde possa ter pequenos cantos, onde a criança tenha movimentos diversos, na busca de suas necessidades de desenvolvimento e conhecimento. Um arranjo espacial estruturado e que tenha maior número de zonas circunscritas, proporciona a criança oportunidades de interação, e qualidade do atendimento oferecido as mesmas  na instituição de educação.

Segundo Mara(2003,p.376) as zonas circunscritas,principalmente aquela,com  apoio,colaboram para a promoção e manutenção de interações,pois reduzem a probabilidade de interrupção de atividades por outras crianças e pelas educadoras,o que freqüentemente ocorre em arranjos abertos oferecendo assim sensação de proteção e privacidade,facilitando a continuidade de suas atividades.

A criança esta inserida em inúmeros significações,construídas com base em vários aspectos,e a zona circunscrita com superfície de apoio oferece um cenário para brincadeiras possibilitando a emergência de significações,ações e conhecimento comuns já vivenciados pelas crianças,o que propicia por sua vez, oportunidades para criação de brincadeiras,como o faz de conta,casinha,fazer comidinha comer,beber,deitar o nenê  e etc.

Para Vigotski “a cultura e a totalidade das produções humanas, técnicas, artísticas, cientificas, tradições, instituições sociais e práticas”, mas vale ressaltar que mesmo o ambiente não sendo propicio para trabalhar esses aspectos, de certa forma é desenvolvida, pois a Instituição de Educação Infantil cabe a tarefa de propiciar às suas crianças situações de experiências que os levem a estabelecer vínculos com a realidade social,apropriando dos instrumentos necessários à  internalizarão dos sistemas simbólicos significativos as suas aprendizagens.

Na sala de educação infantil faz-se necessário ter uma rotina para que as crianças,possa se organizar e ter uma disciplina  para melhor a aprendizagem da crianças e não seguir uma rotina da instituição.Segundo Abramowicz e Wayskop.

A rotina orienta a ação da criança, assegura a ela o dia-a-dia,possibilitando que perceba e se situe na relação tempo-espaço,permitindo modificações,sem necessariamente cair na mesmice ,não repetir sempre o mesmo,a rotina ajuda a criança a prever ações e a situar-se em relação aos acontecimentos aos horários da instituição.

            Desta forma nota-se que a rotina não deve ser ritualizada,sendo modificada,temporariamente,colocando as crianças sempre a par das mudanças da sala,dialogando com as mesmas essa mediação educador/criança é de grande importância  para a aprendizagem significativa.

            Vigotski traz em estudos um conceito que pode ser utilizado para compreendermos como se realiza a aprendizagem na sala de aula e em quais cincustancias os processos de mediação do educador trata-se este conceito de desenvolvimento proximal.

            É  na ZDP que a educadora ou a um colega mais competente agir para auxiliar a criança na aprendizagem de algo,a mediação faz-se presente,trabalhando com um ensino porpectivo e elevando a nível de desenvolvimento do sujeito.  

           

    

REFERÊNCIAS

MENEGBINI, Renata Arranjo Espacial na Creche: Espaços para Interagir,Brincar Isoladamente,Dirigir-se Socialmente e Observar o Outro/Renata Menegbini,Mara Campos - de Carvalho.Universidade de São Paulo,Ribeirão Preto.

ROJAS,Jucuimara.Dinamica do trabalho e a organização do espaço na educação infantil/Jucimara Rojas Aparecida Marques de Souza,Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra._ _ Cuiabá:EdUFMT,2008.p 88.:il.color.


Autor:


Artigos Relacionados


Minha InfÂncia

Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Mulher Ii

A Destinação Da Sabedoria

Poesia

Inexplicável