OS PROBLEMAS DE CASA COMPROMETEM A DISCIPLINA E A APRENDIZAGEM



Os problemas de casa comprometem a disciplina e a aprendizagem do aluno

Por: simarasebastiana da silva

Este artigo pretende abordar uma problemática que vem sendo discutido em “meias palavras”, pois afeta diretamento a famiília do aluno. São os problemas familiares que a criança traz para dentro da sala de aula em forma de indisciplina e baixo rendimento escolar. 

Os membros familiares são de importância fundamental, pois exerce uma grande influência no comportamento da criança que esta em fase de desenvolvimento emocional, moral, sociocultural, intelectual, e ela usará sua experiência familiar como base para o convivio social. Esse centro inicial de experiência, a família, está deixando de ser um modelo de comportamento para suas crianças, apartir do momento que não compri com suas responsabilidades perante a escola e a própria criança. 

Essas famílias vêm sendo constituidas de forma desestruturadas em meio ha dificuldades que normalmente estão relacionadas com a pobreza, violência domêstica, alcoolismo, drogas, desagregação de casais, ausência de valores, permissividade e a falta de comprometimento com educação dos filhos. 

Diante dessa turbulência de problemas está a criança se desenvolvendo, envolvendo e absorvendo tudo. Gerando conflitos, frustrações, decepições, angústias, que são manisfestadas nos corredores, pátio e imediações da escola em forma de indisciplina ou apatia. Se a família não age com coerência nos princípios e valores familiares a criança não terá um bom modelo ha seguir. 

Segundo oliveira (2005), toda indisciplina tem uma causa e que, a mesma não é simplesmente uma ação, mas uma reação. 

No seu livro a autora diz que a vários fatores que influencia a indisciplina e um deles é a família, ela cita que a indisciplina são ações e consequências não só vivenciadas na sociedade como tambem no núcleo familiar. 

Tudo isso dificulta o trabalho do professor na sala de aula, que recebe a criança com um comportamento agressivo, impasciente, desentereçada ou agitada que mal consegue conter-se sentado numa cadeira, quanto mais realizar atividades. O professor trabalha de todas as maneiras para melhorar essa situação e muitas vezes não dá resultado. 

Segundo furlani (1990) 

(...) O tempo que o docente gasta na manutenção da disciplina, o desgaste provocado pelo trabalho, o clima de tensão, atitude denfencisa. (...) Levam ao sentimento de frustração e desanimo. 

O fato é que o professor muitas vezes não consegue resolver o problema da indisciplina sozinho, pois a sua pessoa não é valorizada e nem respeitada dentro e fora da escola. 

Tiba (1996) afirma que hoje, há falência da autoridade, seja em casa, na escola ou na sala de aula. Na maioria das famílias dos alunos, tidos como indisciplinado percebe-se o autoritarismo ou a permissividade. 

Ainda assim a ajuda da familia é importante mesmo quando se mostra resistente aos fatos, por ser condescendente com as atitudes erradas dos filhos. 

Para vygotsky (1987) a indisciplina não pode ser encarada como alheio à família nem tampouco a escola, já que, na nossa sociedade elas são as princípais agência educativas. 

A família que resiste em participar na resolução do problema ou não os trata com importância é porque não quer demonstrar que está falhando enquato instituição familiar.  Se a escola tem profissionais especializados para dar o suporte necessario, é meio caminho andado, quando não, a escola tem que ser firme no envolvimento da família. 

Aquino (1996) já diz, a escola e a família são as instituições responsáveis pela educação num sentido amplo. O processo educacional depende da ação dos dois e um não substitui o outro, devem se complementar. 

Considerações finais 

Além de lidar com as dificuldades que acompanha o seu desenvolvimento a criança sofre com os problemas dos adultos que vive a sua volta, que normalmente vem acompanhado de má conduta que acaba enfluenciando o seu comportamento. 

E esse comportamento gera atitudes inesperadas no ambiente escolar, pois os problemas familiares não são visto por todos como um dos fatores que dificulta a proposta de construção do conhecimento e gera a indisciplina.

Bibliografia

Vygotsky, l. S. A. (1897) pensamento e linguagem. 

Aquino, j. G. (1996) indisciplina e a escola. 

Vasconcellos, c. S. (2000) disciplina. 

Furlani, l.m.t. (1990) autoridade do professor meta, mito ou nada disso? 

Tiba, i. (2000) disciplina, limite na medida certa. 

Oliveira, m. I. (2005) a indisciplina escolar, determinações, consequências e ações.


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