COMUNICAÇÃO VIRAL: Uma nova estratégia de divulgação na prática publicitária.



Resumo:

 

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova forma de divulgação de produtos e serviços, cada vez mais usada pelas empresas a Comunicação Viral ou  Marketing Viral, tendo como base, vídeos e informações de campanhas publicitárias ou não, que se tornaram virais e o mundo inteiro acompanhou. Com a digitalização das mídias, a internet é cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, a comunicação viral ou Marketing viral, que utiliza dos sites das redes sociais na internet, tem como objetivo criar uma estimulação nas pessoas para que as mesmas possam repassar uma mensagem para o maior número de pessoas possível. É uma forma de divulgação que tem se mostrado eficiente e com baixo custo para as empresas. . Este tema se trata do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o aprofundamento através de pesquisas, estão sendo divulgados em nosso blog, “Comunicação Viral”. Além de ser uma forma de estudo, podemos compartilhar com todos que se interessam pelo tema, nossas experiências obtidas, através de vídeos e informações sobre esta inovada forma de comunicação, o viral.

Palavras-chave: comunicação viral; publicidade; empresa; internet.

O presente artigo propõe informar os leitores sobre uma nova forma de divulgação de produtos e serviços que os publicitários vêm utilizando cada vez mais em seus trabalhos. Trata-se da “comunicação viral ou marketing viral”.

Tendo em vista a inclusão digital que o nosso país vem passando, a internet que está em constante crescimento, virou o grande alvo de divulgação de grandes números de empresas que enxergaram a oportunidade a qual esse mercado vem fornecendo. Por ser um meio de comunicação com melhor custo beneficio, devido a sua abrangência mundial com o menor custo para as empresas, é importante saber utilizá-la com todos os recursos disponíveis. Características como interatividade, personificação e a estética diferenciada acrescentam e enriquecem a publicidade.  O grande desafio dessas organizações é se aproximar da grande diversificação que existe nesse tipo de segmento. Através de uma estratégia de marketing bem elaborada é possível conseguir agregar valor a um serviço ou produto. À medida que o marketing foi sendo direcionado para a

 

____________________________________________________

*Graduandos em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado de Minas Gerais campus Fundação Educacional de Divinópolis. Ler foneticamente

rede digital, novas formas de abordagem foram sendo criadas e uma delas é a chamada Comunicação Viral ou Marketing Viral.

Uma comunicação viral tem por conceito básico, estimular as pessoas a passar uma mensagem adiante para o maior número de usuários possíveis, como um vírus. Ao contrário do que é de se esperar num primeiro momento, o termo Comunicação Viral não carrega um sentido negativo vinculando a doença, mas faz uma analogia á maneira como um vírus se espalha, uma maneira rápida e exponencial. É uma técnica de marketing que tenta explorar redes sociais pré-existentes para gerar construção de uma marca, notoriedade de uma marca, internacionalização da empresa, conquistas de investidores, aproximação ao consumidor, crescimento exponencial dos lucros, reconhecimento pessoal, transmitindo uma imagem positiva e inovadora.

As ações espalham a mensagem pela internet de forma eficaz, aumentando o share of mind da marca e até, quando bem utilizadas, o lucro da empresa. Esses virais interagem com os clientes, informando tudo que o internauta precisa saber, na forma de imagens, textos, videoclipes e até jogos.

Hoje a internet é considerada a principal fonte de informação para o processo de decisão de compra, pois lá são encontradas diversas categorias de negócios desde a escolha de um carro novo, a compra de um computador até a pesquisa de hotéis para uma viagem. O objetivo é criar algo que faça as pessoas irem atrás do produto oferecido, usando um pouco de bom humor e uma publicidade bastante criativa.

Hoje a nova geração está cada vez mais exigente em relação à propaganda exibida. Para atingir esse público, o publicitário tem que ser criativo, saindo do formato convencional para que o consumidor seja surpreendido! A busca por novos canais de comunicação, como blogs, sites e redes sociais são mais atraentes do que jornais e TVs, por exemplo, pois além de gerar um maior buzz de audiência, esses sites de relacionamento são para uso imediato de pesquisa e informação.

Traduzido para o português, a palavra inglesa buzz pode significar murmuro, sussurro, cochicho ou buxixo. Combinado com a palavra marketing sua forma literal seria marketing do buxixo. (MARINS, 2007). 

A comunicação através das comunidades, redes sociais ou blogs, proporcionam maior aproximação com usuários de interesses semelhantes que interagem entre si e formam grupos que compartilham experiências e opiniões

De acordo com VAZ (2008; p.78) “A internet pode finalmente cumprir a promessa da customização em massa em que cada consumidor se sentirá especial e transmitirá essa percepção positiva para a marca da empresa”.

Vaz fala sobre a importância que a Comunicação Viral traz para a empresa quando bem aplicado, trazendo benefícios positivos para a imagem da organização, fazendo com que os clientes se sintam mais próximos formando assim um diferencial na troca de informações entre a empresa e o consumidor.

Feitas essas considerações, destacamos efetivamente o papel que o blog Comunicação Viral pode desempenhar no sentido de compartilhamento de vídeos, informações e pesquisas sobre o tema, te tal forma que nos auxiliará em nosso TCC(Trabalho de Conclusão de Curso). Como suporte e meio de divulgação do blog, criamos uma página no facebook, um veículo estratégico “Comunicação Viral”. Portanto este trabalho tem por finalidade a divulgação de nosso blog bem como as informações obtidas deste tema.

Link do blog “Comunicação Viral”: http://comunicacaoviral.wordpress.com/

Link da página no facebook: http://www.facebook/comunicacaoviral

Referências bibliográficas:

MARINS, Luiz. Marketing do buxixo.  Guia RH. São Paulo, 2007. Disponível em . Acesso em 16 out. 2012.

VAZ, Conrado Adolpho, Google Marketing, 2a edição, São Paulo: Novatec, 2008.


Autor:


Artigos Relacionados


O Que é Marketing Digital?

Ferramentas Publicitárias: O Marketing Viral

O Que é Marketing Na Internet

O Que é Marketing Digital E Qual Sua Importância?

0 Buzz Marketing X Marketing Viral

0 Buzz Marketing X Marketing Viral

O Que é O Marketing Na Internet?