PROJETO - A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES...



 

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Departamento de Ciências Biológicas - DCB

 

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores- PPG.ECFP

 

 

RIVAILDA TAVARES DA ANUNCIAÇÃO DAMASCENA

 

 

 

 

 A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PROCESSODE CONSTRUÇÃO DO CONHECHECIMENTODOS ALUNOS ESTRANGEIROS NAS ESCOLAS BRASILEIRA.

 

 

 

 

 

 

Anteprojeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação deProfessores (PPG.ECFP), Nível de Mestrado Acadêmico, com área de Concentração em“Ensino de Ciências e Matemática”, como requisito para obtenção de vaga. Tendo como linha de pesquisa: Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem.

 

 

 

 

JEQUIÉ

2012

 

1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA.

Os dados do Censo Escolar comprovam que entre 2007 e 2009, 10 mil novos alunos estrangeiros passaram a frequentar nossas salas de aula, totalizando 38 mil estudantes na Educação Básica da rede pública. O aumento do número de matrículas desses alunos representa um desafio para as instituições escolares brasileiras e também para os professores de Ciências. Desde o ano de 2007, quando os municípios do Brasil que aderiam ao Plano de Metas Todos Pela Educação, já havia uma preocupação quanto as formação dos professores no Ensino das Ciências.

Após pesquisa realizada no relatório público do PAR de alguns municípios foi detectado que muitos municípios nos seus indicadores qualitativos tinham informado a necessidade de formação para os professores da educação básica na área de ciências humanas. Pois muitos professores não estão preparados para ensinar uma disciplina que exige um conhecimento cientifico para a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem.

A educação cientifica deve ser mostrada como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e sua transformação levando o professor a se tornar um pesquisador para atender essa demanda e assim, dominar os saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagações teóricas e criatividade para encarar essas novas situações; para dar um novo sentido na sua formação e o induzir a utilizar novos métodos e procedimentos do ensino específicos das ciências, inserindo-os em uma estrutura organizacional em que esses alunos participem de decisões e ações coletivas. 

Enfim, a formação de professores na área de ciências, deverá considerar os princípios cognitivos já adquiridos, investigando com os alunos a realidade escolar, e desenvolvendo nos envolvidos no processo uma atitude investigativa nos conteúdos e tarefas escolares, nas quais a linguagem é o instrumento que permitirá a construção dos significados e símbolos dos conteúdos de ciências para estimular a aprendizagem dos alunos estrangeiros.

Nasce então, questionamentos que serão o foco desta pesquisa, Como trabalhar o ensino de ciências com esses alunos de culturas tão diferentes? Como deve ser o ensino de ciências para preparar esses alunos a intervir de modo critico e consciente na sociedade contemporânea? E Como deve ser a formação dos professores no ensino de ciências para atender esta demanda?

2. OBJETIVOS:

 2.1OBJETIVO GERAL:

 Investigar criticamente as diversas teorias sobre a formação de professores da educação básica no Ensino de Ciências para contribuir na construção do conhecimento dos alunos estrangeiros. 

 2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

 Analisar o comprometimento ético e sociopolítico na formação do professor da área de Ciências, para participar da promoção de uma educação para todos.

  • Pesquisar sobre as possíveis hipóteses de práticas e soluções tendo em vista o processo do ensino-aprendizagem na área de ensino de ciências e, assim propor estratégias educativas inovadoras para atender a demanda dos alunos estrangeiros.
  • Identificar relações entre o conhecimento cientifico, produção de tecnologiae condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica no ensino de ciências.
  • Considerar a ética como fundamental à formação e à atuação docente.

 3 JUSTIFICATIVA

  Ao longo dos anos têm aumentado o número de alunos estrangeiros que estão frequentando as escolas brasileiras e para entender e acolher esses alunos a formação de professores é imprescindível para que contribuam com as práticas educativas a serem estabelecidas no contexto do ensino de Ciências e na atuação deles com os conhecimentos produzidos no âmbito do cotidiano escolar.

A necessidade desta pesquisa partiu do trabalho realizado pela pesquisadora como técnica da Secretaria Municipal de Educação do município de Iguaí, onde um pai a procurou para a regularização da vida escolar da filha que foi alfabetizada nos Estados Unidos.

Ao retornar ao Brasil a criança apresentou muita dificuldade no processo de adaptação aos novos requisitos do contexto escolar brasileiro, pois todo conhecimento de aprendizagem que ela havia adquirido na língua americana foram descartados, pois os professores não sabiam lidar com essa nova situação e a mesma teve que repetir a alfabetização.

Por esta razão, realizar-se-á uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências em suas práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar em que esses alunos estão sendo inseridos, caberá registrar, sem rodeios, a dificuldade da grande maioria dos docentes no enfrentamento desse desafio.

Entende-se que essas perspectivas não podem ficar restritas a uma modalidade especifica da formação, como uma prerrogativa muitas vezes atribuída à formação continuada, mas devemos permear todas as dimensões e modalidade de ensino para os atendimentos desses alunos. 

 4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 A fronteira entre o conhecimento não é muito rígida todos tem uma importância, porque muitas vezes um necessita do outro. Por conseguinte, toda forma de conhecimento é valida, e, para um atento pesquisador do social muitas vezes um saber corriqueiro e sem muita importância, pode servir de ponto de partida para um estudo muito interessante.

DELIZOICOV( 2009), comtempla cenários e aspectos que subsidiem os docentes de Ciências, dos três níveis de escolaridade , comprometidos com a superação  do que se tem sido denominado senso comum pedagógico, impregnado no ensino aprendizagem  dessa área, a que todos  estamos perigosamente sujeitos.

LAKOMY( 2008),  defende que as teorias de aprendizagem se refere a um conjunto de enfoque e perspectivas teóricas diferenciadas e complementares que procuram oferecer explicações gerais sobre os elementos e os fatores envolvidos no processo do ensino aprendizagem. Nos permite uma reflexão sobre a prática docente em sala de aula, de forma que o professor seja capas de identificar e utilizar técnicas e conceitos mais adequados para estimular o processo  de aprendizagem  e o desenvolvimento cognitivo de cada aluno de mais produtivo, tendo em vista cada situação.

Para ROMANOWSKY (2010), a sociedade contemporânea caracteriza-se por transformações no mundo do trabalho, avanço da ciência e da tecnologia, ampliação das informações, reestruturação econômica e proposições de alteração nas politicas do bem estar social. Procura abordar reflexões sobre o desafio para uma politica de formação de professores que articule as experiências e conhecimentos vividos pelos professores e profissionais da educação em sua prática pedagógica dando condições do professor analisar as possibilidades de rever sua profissão e a sua prática pedagógica.

THIOLLENT (1985 ) define; que a pesquisa-ação consiste em organizar e investigar em torno da concepção de mundo, de sociedade, de vida, no sentido de contribuir para melhor solução do problema investigado e por meio dela se obtém informações que seriam de difícil acesso por meios de outros procedimentos, pois não se trata apenas de resolver um problema imediato e sim desenvolver a consciência da coletividade nos planos políticos ou cultural no que diz respeito aos problemas que rodeiam a comunidade pesquisada.

 4.1 A formação de professores no ensino de ciências

 A importância da formação de professores na área do ensino de ciências para o processo de construção do conhecimento dos alunos estrangeiros nas escolas brasileiras poderá dá a oportunidade não só de melhorar a informação sobre o andamento das pesquisas das ciências, mas também realizar um trabalho articulado em prol da formação dos professores nessa área.

Segundo Delizoicov ( 2009),

O desenvolvimento profissional dos professores é objetivo de propostas educacionais que valorizam a sua formação não mais baseada na racionalidade técnica, que os considera meros executores de decisões alheias, mas em uma perspectiva que reconhece sua capacidade de decidir. Ao confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, é necessário rever as práticas e as teorias que as informam, pesquisar a prática e produzir novos conhecimentos para a teoria e a prática do ensinar. DELIZOICOV ( 2009, p. 13),

 A investigação de problemas relacionados à educação em Ciências, muito embora seja bem recente, quer internacionalmente e nacionalmente, vem sendo realizada desde os meados da segunda metade do século XX. Em encontros de pesquisas das áreas do ensino de Ciências têm ocorrido discussões sobre o teor e a qualidade das investigações, bem como sobre o teor e a qualidade das investigações, bem como sobre a relação entre elas, à sala de aulae a prática docente.

Após leitura realizada sobre a formação de professores no Ensino de Ciências será o de articular experiências e conhecimentos vividos pelos professores e profissionais da educação em sua prática pedagógica, no processo de formação e profissionalização, para promover reflexões sobre a condição de ser professor e, em decorrência, analisar as possibilidades de rever sua profissão e a própria prática pedagógica.

Romanowsky (2010) cita;

 [...] que o objeto da formação de professores é a melhoria do ensino não apenas a do profissional. Portanto os programas de formação continuada precisam incluir saberes científicos, críticos, didáticos, relacionais, saber-fazer pedagógico e de gestão; podem ser realizados na modalidade presencial ou à distância. Ressaltamos a necessária ênfase na prática dos professores e seus problemas como eixo condutor dessa modalidade de formação. ROMANOWSKY (2010: p, 12).

 A formação de professores é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo podemos afirmar que a formação docente acontece em um continum. Iniciada com a escolarização básica, que depois se complementam nos cursos de formação inicial com a instrumentalização do professor para agir na prática social, para atuar no mundo e no mundo do mercado de trabalho; prossegue ao longo da carreira do professor pela reflexão constante sobre a prática, e na continuidade de seus estudos em cursos, programas e projetos.

Por sua vez, o conhecimento disponível, oriundo de pesquisas em educação e Ensino de Ciências, acena para a necessidade de mudanças, na atuação do professor da área, nos diversos níveis de ensino.

A discussão e o uso desses conhecimentos nos distintos espaços educativos poderão permitir uma atuação docente que, de forma adequada, promova uma educação cientifica que venham atender a todos os alunos de forma clara e objetiva evitando assim, a descriminação e a exclusão.

Enfim, a sintonia com a expectativa adotada na formação de professores na área do Ensino de Ciências para o processo de construção do conhecimento dos alunos estrangeiros nas escolas brasileiras irá explicar, analisar e propor encaminhamentos para o trato desses desafios, especialmente no trabalho docente com as Ciências da Natureza que precisarão ser consideradas e tratadas, ao que se pretende ensinar conhecimentos específicos dessa área.

 5. ASPECTOS METODOLÓGICOS.

 Toda Metodologia tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

A finalidade da revisão teórica, dentre outras, é destacar e resumir as ideias já
formuladas por outras pessoas compará-las com alguns autores, descrevendo a evolução do conhecimento sobre o tema, mostrar as contradições, tecer críticas e elogios, reafirmar comportamentos ou interpretações, salientar como a pesquisa a ser feita irá se diferenciar, assemelhar ou contribuir para o avanço do conhecimento.

Para a elaboração deste trabalho utilizarei como fontesteóricas: DELIZOICOV, Ensino das Ciências fundamentos e Métodos (2009), LAKOMY, Teorias Cognitivas da aprendizagem (2008), ROMANOWSKY, Formação e profissionalização docente (2010) e THIOLLENT. Metodologia da pesquisa-ação(1985).

            A pesquisa será desenvolvida em uma escola particular que funciona com as trêsmodalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio em Iguaí-BA. O município de Iguaí, a 497 km de Salvador, faz limite com Poções, Boa Nova, Dário Meira, Nova Canaã e Ibicuí. Seu território é de 833 Km2. Sua população, estimada em 2009 (IBGE 2009), é de 25.705 habitantes. Está situado na microrregião de Vitória da Conquista, no vale do Gongogi, Bacia do rio de Contas, encravado entre as regiões da Mata Atlântica, na encosta do Planalto de Conquista. Fica a 15 km de Ibicuí, 7 km de Nova Canaã, 45 km de Poções, 100 Km de Itapetinga,120  Km de Itabuna, 120 Km de Vitória da Conquista, 140 Km de Jequié e 150 Km de Ilhéus.

            Como sujeitos serão escolhidos todos os alunos e todos os professores que se dispuser a participar da pesquisa. Em média a escola possui 210 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino, sendo que duas de suas alunas foram alfabetizadas em língua estrangeira. Será solicitado à autorização diretora da escola para realização da investigação.

Portanto essas fontes irão trazer todo conhecimento para discursões sobre a formação de professores no Ensino das Ciências, o que já se se encontra como aceito e estabelecido a respeito do assunto e possibilitará estimular a formação continuada e multidisciplinar deste profissional.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 DELIZOICOV. D. ANGOTTI. J.A. PERNAMBUCO. M.M.Ensino das Ciências fundamentos e Métodos. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php. Acesso em 04/08/2012.

LAKOMY, Teorias Cognitivas da aprendizagem. 2ed.rev.e atual. Curitiba.Ibpex.2008,

 ROMANOWSKY. J.P.Formação e profissionalização docente, 4. Ed. rev. Curitiba.Ibepex. 2010

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.São Paulo: Cortez, 1985.

 PERTINÊNCIA DO ANTIPROJETO “A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECHECIMENTO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NAS ESCOLAS BRASILEIRA” PARA O MESTRADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EFORMAÇÃO PROFESSORES

Este projeto de pesquisa que trás como tema a importância da formação de professores na área do Ensino de Ciências para o processo de construção do conhecimento dos alunos estrangeiros nas escolas brasileiras, tem por objetivo refletir sobre a área de concentração em Ensino de Ciências, contextualizando as demandas e os desafios que são enfrentados pelos professores dentro do cotidiano escolar.

Sendo uma das linhas de pesquisa do Programa a formação de professores, este projeto será pertinente para a formação desse profissional, pois levanta questionamentos de como as nossas escolas e os nossos professores estão se preparando para receber os alunos estrangeiros que trazem na sua bagagem diversos tipos de culturas.

Pretendo contribuir junto ao Programa e educadores em geral, reflexões que venham inovar as práticas pedagógicas, procurando abordar as questões do Ensino de Ciências na formação docente, permitindo a esse profissional a analisar as possibilidades de rever a sua própria prática pedagógica.

Enfim, a formação de professores na área do Ensino de Ciências, trás a discussão do uso do conhecimento nos espaços educativos que permitirá uma atuação do professor de forma mais adequada, promovendo uma educação cientifica de qualidade nos vários níveis de ensino, e assim, possibilitar aos alunos estrangeiros uma melhor construção de significados e afetividade entre os outros alunos para que juntos sejam capazes de desenvolver a motivação no processo do ensino aprendizagem.

Rivailda Tavares da Anunciação Damascena.

 


Autor: Rivailda Tavares Da Anunciação Damascena


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