RELATÓRIO - I FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA METODOLOGIA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA



                                   ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUAÍ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS

 

RELATÓRIO

 

I FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA METODOLOGIA DO

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

 

I FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA METODOLOGIA DO

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

 

FORMADORA: Elma Maira Rebouças Araújo e Rivailda Tavares da  Anunciação Damascena

DATA: 18/10/2010 à 22/10/2010.

DURAÇÃO: 40 horas semanais.

PÚBLICO ALVO: 41 professores que atuam em séries multisseriadas, na área rural deste município.

OBJETIVO: Capacitar os professores das escolas do campo na Metodologia do Programa Escola Ativa, visando melhorar a qualidade da aprendizagem  nas classes multisseriadas.

 

A formação dos educadores envolvidos no Programa Escola Ativa no Município de Iguaí aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores entre os dias 18 a 22 de outubro de 2010, foi colocado em pauta abordagens sobre aprimoramento da educação no campo, tento como pressuposto a necessidade de novas políticas pedagógicas, recursos humanos, didático e financeiro para educação no campo. Desenvolvidos pelo Ministério da Educação, juntamente com a SECAD (Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, por meio da Coordenação Geral de Educação do Campo, visa a implantação de políticas públicas que possibilitem atender as necessidades das escolas com classes multisseriadas do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano ). A princípio, o objetivo da execução do Módulo I visa à formação e orientação dos educadores que atuam tanto em séries regulares quanto nas séries multisseriadas em nosso município, uma vez que há uma rotatividade relacionada aos educadores que trabalham no meio rural. Sendo assim, foi necessário proporcionar momentos de reflexão sobre suas práticas educacionais, apresentando-lhes novos subsídios teóricos e metodológicos para melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da educação do campo e a necessidade imediata de subsidiar a formação com qualidade necessária ao desenvolvimento da proposta do Programa Escola Ativa. No qual, escola passa a ser reconhecida como espaço de reflexão da realidade dos povos do campo, de seu trabalho, suas linguagens, de suas formas de vida e, sobretudo, de um novo projeto político de desenvolvimento, tanto de luta pela terra quanto de melhores condições de vida para as populações do campo, em seus diferentes segmentos, considerando-se que os profissionais da educação que atuarão na metodologia do PEA no Município de Iguaí em sua maioria têm formação superior e outros estão em fase de conclusão de graduação. Os educadores lecionam em regiões que residem, facilitando dessa forma o processo de valorização da escola do campo. Sendo assim, colocarão em questão ideias e conceitos tradicionalmente estabelecidos na sociedade e propostas para desenvolverem novos conceitos no sentido de contribuir para reverter as desigualdades educacionais existentes entre o campo e a cidade. Utilizando tais propostas de dimensões sócio-políticas, envolvendo sujeitos educativos em uma distinta forma de organização do trabalho pedagógico e do trato com o conhecimento, apontando tanto para a busca de processos participativos de ensino-aprendizagem, quanto de formas de ação social que contribuam para a transformação da realidade social, buscando-se uma articulação entre teoria/prática na construção de conhecimentos e para o desenvolvimento sustentável social. Ao lidar com diferentes graus de desenvolvimento mental e ritmos de aprendizagens, o educador desenvolverá usar destes métodos e estratégia a desenvolver a troca de experiências e a valorização do indivíduo e de sua cultura, onde são considerados no processo diversificado, trabalhos individuais e coletivos. Propiciando assim, melhores condições para o desenvolvimento da escola do campo para o fortalecimento da experiência escolar, estimulando a conquista das coletividades e o compromisso com a vida escolar, com a comunidade e com o país. Dados do último Censo Escolar do nosso município revela o atual quadro do ensino no campo. Foram matriculados 2.198 alunos, distribuídos em 33 escolas multisseriadas, nas quais lecionam 41 professores que atual em classe multisseriadas, 9 escolas com ensino regular e 28 professores que atuam em ambos níveis de ensino.

 Dados Da Escola

  O município de Iguaí, a 497 km de Salvador, faz limite com Poções, Boa Nova, Dário Meira, Nova Canaã e Ibicuí. Seu território é de 833 Km2. Sua população, estimada em 2009 (IBGE 2009), é de 25.705 habitantes. Dados do último Censo Escolar do nosso município revela o atual quadro do ensino no campo. Foram matriculados 2.198 alunos, distribuídos em 33 escolas multisserada. As escolas multisserada abaixo citada são as escolas que foram selecionas no SIMEC e foram comtempladas com o Programa Escola Ativa.

 Escola Municipal Juvêncio Brás código do INEP 29273030, foi fundada em 1978, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 268 de 1º de novembro de 1994, localizada no Rio dos Índios, na fazenda Palmeira na Região de Altamira no município de Iguaí- Bahia, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona nos turnos: Matutino, Vespertino e Noturno.

 

Prédio Escolar Dolila Oliveira de Souza, Código do INEP 29273463, fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 nº 240 de 1º de novembro de 1994 está localizada na Fazenda Melento no Macário no município de Iguaí-Bahia na região de Altamira, possui uma sala de aula com banheiro e funciona no turno matutino.

 Prédio Escolar Otávio Reis Cajá, Código do INEP 29273633, fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 nº 223 de 1º de novembro de 1994 está localizada na Fazenda Duas Barras no município de Iguaí-Bahia na região de Altamira, possui uma sala de aula com banheiro e funciona no turno Vespertino.

 Prédio Escolar Zumbi dos Palmares, Código do INEP 29426405, fundada em 2000, está localizada na Fazenda  Rio dos Índios no município de Iguaí-Bahia na região de Altamira, possui uma sala de aula com banheiro e funciona no turno Matutino.

 Prédio Escolar Feliciano José de Santana, Código do INEP 29273501, fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 nº 224 de 1º de novembro de 1994 está localizada na Fazenda Entre Rios no município de Iguaí-Bahia na região de Altamira, possui uma sala de aula com banheiro e funciona nos turnos Matutino e  Vespertino.

 Escola Municipal  Alberto Pereira da Silva código do INEP 29273064, foi fundada em 1956, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 198 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Bela Vista no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio Preto, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona nos turnos: Matutino, Vespertino.

 Escola Municipal  Benigno Alves Rocha código do INEP 29273021, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 203 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Riacho do Cedro no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio Preto, possui duas sala de aula, 02 banheiro, funciona nos turnos: Matutino, Vespertino.

                       

Escola Municipal  São Francisco  código do INEP 29273153, foi fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 197 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Duas Passagens no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio Preto, possui uma sala de aula,  01 banheiro, funciona nos turnos: Matutino.

 Escola  Afrodisio Nascimento Souza  código do INEP 29272963, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 196 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Serra Segredo no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio Preto, possui uma sala de aula,  01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Prédio Escolar Fraucilio Bispo França  código do INEP 29273404, foi fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 205 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Lava Pé no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio Preto, possui uma sala de aula,  01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Prédio Escolar Antonio Carlos Magalhães  código do INEP 29272912, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 218 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Pedra Corrida no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula,  01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Prédio Escolar Teodora Maria de Jesus código do INEP 29273650, foi fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 208 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Bom Jesus no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Escola Suely Monteiro da Costa Lima código do INEP 29371651, foi fundada em 1997,  localizada na fazenda Bom Sossego no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Vespertino.

 Escola Municipal Sabino Pinheiro da Silva código do INEP 29273196, foi fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 220 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Pedra Corrida  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino.

 Escola Municipal Vivaldo Grima dos Santos  código do INEP 29273226, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 210 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Baixa Fresca  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino.

 Prédio Escolar Anésio Damascena código do INEP 29273447, foi fundada em 1991, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 214 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda São Roque  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino .

 Prédio Escolar Maria Ângela da Soledade código do INEP 29273595, foi fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 211 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Capim Branco  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino.

 Prédio Escolar Tertulino José dos Santos  código do INEP 29273676, foi fundada em 1993, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 269 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda Água Verde  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino.

 Prédio Escolar Elisiário Rodrigues da Silva  código do INEP 29273480, foi fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 209 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda São João  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino .

 Prédio Escolar João Cordeiro da Silva  código do INEP 29273102, foi fundada em 1988, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 206 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Dois Coqueiros  no município de Iguaí- Bahia na Região do Riachão de Cambiriba, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino .

 Escola Municipal Manoel Honorato Paixão código do INEP 29273137, foi fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 249 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Ponto Novo  no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio do Silvano, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino .

 Escola Regina Medeiros código do INEP 29273684, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 246 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Bela Vista  no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio do Silvano, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino .

 Prédio Escolar Antônio Cordeiro da Silva código do INEP 29273455, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 247 de 1º de novembro de 1994, localizada no gaviãozinho no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio do Silvano, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino .

 Prédio Escolar João Palmeira Neto código do INEP 29273536, foi fundada em 1977, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 248 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Cachoeirinha   no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio do Silvano, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Escola Regina Medeiros código do INEP 29273684, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 246 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Bela Vista  no município de Iguaí- Bahia na Região do Rio do Silvano, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino e Vespertino .

 Prédio Escolar Crescêncio Catarino de Souza código do INEP 29271552, foi fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 256 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Iracema na Região do Tomba Morro no município de Iguaí- Bahia na Região do Ribeirão das Flores, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Matutino.

 Prédio Escolar João Fernandes código do INEP 29273528, foi fundada em 1990, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 255 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Deus Dará na Região do Tomba Morro no município de Iguaí- Bahia na Região do Ribeirão das Flores, possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Vespertino.

 Escola Tomás Desiderio de Souza código do INEP 29273200, foi fundada em 1987, possui registro no Setor DOE/DIREC/14 235 de 1º de novembro de 1994, localizada na fazenda  Alagoinha na Região de Ponto Chique no município de Iguaí- Bahia , possui uma sala de aula, 01 banheiro, funciona no turno: Vespertino e Matutino. É uma escola que está localizada dentro de um assentamento.

 Avaliando o percurso formulando com base na formação do I módulo do PEA

 A constatação de que este processo educacional é um momento especial na formação docente, seja ela inicial ou continuada, foi possível analisar, no cotidiano da escola, elementos que indicam principalmente como se dá o processo ensino-aprendizagem e o relacionamento professores, gestores e alunos. Ter conhecimento de que cada um é diferente, único e singular, e que ao mesmo tempo necessita viver em sociedade, nos conduz a reflexão sobre a arte de aprender e conviver juntos.

A avaliação é  um  processo  sistemático  de  análise  de  uma  atividade, fatos ou coisas. Envolve múltiplas observações, não sendo aceitável uma única observação no tempo ou um único instrumento de avaliação. Engloba a utilização de instrumentos e critérios ao longo do processo. Significa, ainda, uma clara definição de um objeto de avaliação, suas características e particularidades.

Portanto avaliar significa compreender as atividades avaliadas visando ao seu aperfeiçoamento. Esta é a finalidade prática da avaliação: não apenas melhorar o conhecimento sobre as ações desenvolvidas, mas oferecer subsídios para a tomada de decisão. Em outras palavras, os resultados da avaliação devem indicar, de modo explícito, os elementos para o aperfeiçoamento ou revisão das atividades da escola ou do sistema educacional.

A nossa maior dificuldade em realizar a formação de professores foi à falta do material, que até o momento não chegou ao nosso município, mas com a parceria do município de Ibicuí, onde nos emprestou o material realizamos assim a formação com os professores, em seguida houve uma exposição dialógica do grupo envolvendo todas as modalidades de avaliação: Diagnósticas; Processual; Participativa; Acumulativa e Emancipatória. No Turno vespertino trabalhamos o planejamento da implantação do Programa Escola Ativa nas Escolas em 2010.

Tivemos a oportunidade de entender como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é tratada pelas principais correntes psicológicas, de modo a discutir com sua equipe a concepção de ensino-aprendizagem que orientará o trabalho da escola. Relacionamos as condições que facilitam a aprendizagem dos alunos, no intuito de que os professores sejam cotidianamente mobilizados para construí-la em cada sala de aula. 

Logo após, foi feita uma avaliação do Evento com todos os participantes, onde o resultado foi bastante satisfatório. As formadoras finalizaram a formação, agradecendo a presença de todos e desejando êxito na nova caminhada.

Assim, fomos combinando conteúdos extraídos de diferentes fontes: livros, artigos de revistas, reportagens e pesquisas atuais, com as atividades que sempre foram organizadas de modo a permitir aos professores associar o material escrito a reflexões, estudos e levantamentos relativos à sua própria experiência, incorporando o estudo à realidade de trabalho à medida que ia aprendendo.

Enfim, a formação de professores , deverá considerar os princípios cognitivos já adquiridos, investigando com os alunos a realidade escolar, e desenvolvendo nos envolvidos no processo uma atitude investigativa nos conteúdos e tarefas escolares, nas quais a linguagem é o instrumento que permitirá a construção dos significados e símbolos dos conteúdos de ciências para estimular a aprendizagem dos alunos residente no meio rural.

 Do Coordenador: suas aprendizagens avanços /descoberta/ dificuldade limites/possibilidade superadas.

 As políticas atuais reiteram a proposta justa e necessária de educação para todos, para isso as escolas estão sendo pressionadas pela legislação vigente, pelos movimentos sociais, pela mídia e pelas políticas educacionais a revisarem suas propostas e práticas pedagógicas de modo a acolher todos os alunos e atuarem com qualidade e eficiência pedagógica.

A aprendizagem, como processo de construção, define-se, portanto como um efeito que, com base em uma articulação de esquemas, sugere que diferente dimensão coexistente para possibilitar ao ser humano configurar uma dinâmica própria de funcionamento. 

Aprendemos que para desenvolvermos a aprendizagem do formato da escola ativa, precisamos nos organizar onde professores e coordenadores sejam uma orquestra em noite de estreia.

Analisamos as principais questões relacionadas ao trabalho pedagógico da escola suas finalidades e sua organização.  Vimos que quando o objetivo da escola  é  ser  um  espaço  no qual  os  alunos  adquiram  compreensão  de  seu  mundo  e  de  seu  tempo, é  preciso  organizar  seus  espaços  de  aprendizagem  e  otimizar  o  uso  do tempo,  facilitar  a  ocorrência  do  trabalho  coletivo  e  propiciar  condições para que todos se envolvam na discussão sobre o currículo: o que e como ensinar.

As dificuldades encontradas que não tinhas o material da Escola Ativa  para a realização da capacitação do professores, mas tivemos a parceria da coordenadora do município de Ibicuí que prontamente nos forneceu o material e assim, conseguimos realizar a formação dos professores em nosso município.

O desenvolvimento profissional das pessoas é cada vez mais importante, sobretudo nas organizações eficazes. Na era do conhecimento, estar atualizado e ter capacidade de adquirir e usar novas informações constitui-se no capital mais valioso das organizações modernas.

Investir na formação do professor de série multisserada, embora não resolva todos os problemas, é fundamental para reforma do Estado e dos municípios brasileiros. Os resultados não serão imediatos, mas o retorno certamente virá. Conforme Crozier (1998) é necessário crer em uma formação de excelência associada à estratégia de mudança, à pesquisa de alto nível em matéria de políticas públicas e a novas experiências de preparação e avaliação das decisões públicas.

Enfim uma formação baseada em ações concretas, que busquem compreender o homem na sociedade, abrangendo a complexidade dos sistemas humanos e, ao mesmo tempo, a liberdade do homem.

 Considerações Finais

 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9394/96, mais adequada às necessidades atuais devido às constantes e profundas mudanças de um mundo globalizado, apresenta um caráter inovador e, baseando-se nos princípios da flexibilidade, autonomia e descentralização, delega à escola a tarefa de “elaborar e executar sua Proposta Pedagógica”. Isto corresponde a uma vinculação legal entre autonomia escolar e projeto pedagógico. A escola torna-se, portanto, o lócus privilegiado de organização do processo de aprendizagem. Aí reside a grande diferença entre a situação anterior da Escola Ativa e a atual - antes a escola tinha pouca autonomia e necessitava da elaboração de projeto de experiência pedagógica contemplando as especificidades da Escola Ativa e a aprovação pelo Conselho Estadual de Educação; hoje isso não é mais necessário, em razão dos vários dispositivos legais que param a escola. Entretanto, para que a estratégia metodológica da Escola Ativa tenha esse respaldo, é preciso que esteja contemplada tanto na Proposta Pedagógica de cada escola quanto em seu Regimento Escolar. Isso mostra uma nova situação tanto para as escolas, com relação à exigência da formalização de sua Proposta Pedagógica, quanto para os profissionais da Escola Ativa, no que diz respeito ao preparo e orientação das escolas, utilizando-se dos meios legais mais favoráveis ao cumprimento dos objetivos da Escola Ativa.

Iguaí/ Bahia, 21 de setembro de 2012.

 

Elma Maira Rebouças Araújo

FORMADORA DO PROGRAMA

ESCOLA ATIVA

 Rivailda Tavares da Anunciação Damascena

FORMADORA DO PROGRAMA

ESCOLA ATIVA


Autor: Rivailda Tavares Da Anunciação Damascena


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