Iniciação, Desenvolvimento e Implementação de Projetos



INICIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
Mauro Lúcio Batista Cazarotti
Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro
Um Projeto como todo empreendimento com objetivo e foco nos resultados detém de prazos, determinando seu inicio, seu meio e seu término. Visando metas pré-definidas focando um objetivo final, sendo a conclusão do projeto com sucesso, que sucesso este? O sucesso de chegar ao fim de um trabalho projetado e atingindo as metas que foram traçadas no inicio do projeto, afinal projetar, ou desenvolver um trabalho sem metas é traçar um caminho sem chegada, deve-se ter um foco e traçar metas para atingir determinado objetivo.
Este texto tenta lucidar o conhecimento a respeito de iniciação, desenvolvimento e implementações de Projetos, para tentar minimizar erros, e maximizar mais ainda a probabilidade de acertos, reduzindo em todos tipos de caracteristicas peculiares que podem interfiurirem no andamento de um projeto, como mal planejamento inicial, desenvolvimento desfocado dos objetivos secundários e principal,e má implementação de áreas afins ao projeto, fazendo que o desenvolvimento não seja adequado ao plano traçado, assim será exposto o mais brando possível para que seu entendimento seja adequado ao profissional e que possa melhorar a qualidade técnica e de conhecimento dos profissionais, como difundir a técnica e levar mais conhecimento.
Para o PMI (2004), o gerenciamento de projetos é acompanhado através de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos, que recebem entradas e geram saídas. Conforme já foi dito no Módulo de estudos anterior, o PMI sugere alguns grupos de processos. São eles:
ª Iniciação: objetiva formalizar a autorização de um projeto, ou fase de um projeto.
ª Planejamento: define a maturidade do entendimento do escopo e,o desenvolvimento do plano do projeto.
ª Execução: consiste em um conjunto de processos requeridos para o cumprimento do plano de projeto, integrando pessoas e outros recursos.
ªControle:mede, e munitora o desenpenho do projeto regularmente,desta forma os desvios devem ser ajustados, evirtando assim que os objetivos do projetos sejam desfocados.
ªEncerramento: Objetiva a aceitação de todo desenvolvimentoi do projeto copm o cliente final, com sucesso, bom teoricamente deve-se esperar que seja alcançado todas metas traçadas inicialmente, e encerrar o projeto de forma organizada.
A Fase de iniciação de projetos pode ser definida como a fase de processos de planejar os objetivos e definir as ações em que devem ser traçadas para iniciar o projeto, ou seja, deve também mensurar o que é o projeto, conhecer o objetivo, e saber que tipo de trabalho deve ser empregado para que a finalidade deste projeto seja alcançada, tudo isso para que o projeto seja implementado.este processo inicial envolve a identificação das atividades que devem ser desenvolvidas,suas consequentes seguencias em que acontecem, muitas vezes apresentadas em um cronograma, deve conter também fluxograma de atividades, também importante a estimativa financeira e tempo que será sua implementação até o fim do projeto.INicialmente esta parte do projeto é conhecido como escopo de projeto, muito importante no inicio do Projeto, pois ele vai delimitar se o projeto será viavél ou não.
O Planejamento é a fase que deve ser planejada e traçada todas metas das areas relacionadas ao projeto, fazendo assim metas individuais com prazos e traçados objetivos espécificos, deve se
lembrarq ue todas areas em afins dentro da organização faz parte do projeto em sua particularidade e é peças fundamental para o objetivo principal
A Execução é uma fase que deve ser observado todos detalhes , pois é aonde verificam se as areas estão integradas, e se o andamento das metas individuais estãos endo alcançadas, nesta fase caso alguma area deixe de realizar alguma tarefa, provavelmente atingirá outro setor dentro das areas em afins, pois o andamento da atividade conforme os cronogramas traçados dependem um dos ourtos dentro das areas, deve ser corrigidos todos problemas a tempo para que não volte nenhuma fase do projeto, nesta fase que o gerenciador de projetos identifica se o escopo foi bem realizado ou não, ois será identificado nesta fase as lacunas de erros, previstos ou não dentro do trabalho planejado.
O Controle é a fase que irá identificar os problemas e corrigi-los a tempo sem prejuizo ao projeto, devendo ser tapados os erros e imprevistos.
O Encerramento é a parte que provavelmente o andamento do projeto esta bem avançado e esta em fase final, sendo atingido as metas, esta fase será aonde será realizadas os encerramentos de contratos, com servidores, trabalhadores e até empresas.um fechamento harmonioso e com sucesso .
Ao fazer uma analise observa-se que as fases iniciação e encerramento são fases iniciais, sendo elas conseguente de inicio e término do planejamento, e as fases intermediárias, planejar, executar e controle, fazem um papel de interação de atividades, sedo que o planejar é um modulo de que é parte do escopo do projeto, e a fase de executar,Controlar, fazem parte de dois modulos conseguentemente de analise e desenvolvimento, como demonstrado no desenho abaixo:
O Projeto como já de conhecimento de gestores de projetos, existem suas áreas de processos sendo que cada uma em particular está vinculada diretamente em algum momento do projeto sendo no inicio, meio ou fim, ou seja, em sua iniciação, desenvolvimento ou encerramento, vamos relacionar as áreas de conhecimento do gerenciamento e verificar o seu emprego em determinado momento do projeto:
Este esboço relata o mapeamento dos processos de gerencia e os projetos de grupos e áreas , assim podemos ter uma melhor visualização de como é empregado as respectivas áreas do projeto e em que momento é aplicado e cobrado retorno pelos gestores.
Fonte – Adaptado do PMBOK 2004, PMTECH.COM.BR
Iniciação do Projeto.
“o Inicios ás vezes pode ser nebuloso, porém devemos atravessar a malha de chuva e chegar do outro lado da tempestade”
(Autor Desconhecido)
O Inicio de todo projeto, é ás vezes obsuro, pois não tem como prever se realmente será alcançado o objetivo. Por este motivo salienta-se que deve haver um pre-projeto bem definido no escopo, e observado todo tipo de interperie que poderá a vir acontecer, pois assim diminui os riscos do projeto findar com o objetivo pelo qual ele é feito.
Ao iniciar o projeto deve-se analisar tres vertentes importantes que podem ser fundamental para vitalidade das ações e resultados atingidos pelo planejamento, são elas:
-ESCOPO: o escopo do projeto define o trabalho necessário para o projeto ser realizado.
-PRAZO: tempo de duração das atividades, do inicio até o termino do produto/serviço prestado.
-CUSTO: é o valor financeiro que será custeado até o termino do projeto, este deve ser feito cuidadosamente para não onerar o projeto, e assim que ele seja realizavél,pois um projeto de alto custo provavelmente não será realizado, também não pode ser realizado um projeto adaptando valores e assim a qualidade cai, sendo um projeto que futuramente poderá trazer prejuizos maiores doq ue se ele fosse realizado com um custo maior. Isso deve ser feito por profissionais especificos para que o andamento do projeto se conclua em perfeitas condições.
Desenvolvimento do Projeto.
O Desenvolvimento do projeto inclui se possível dentro das capacidades, é recomendável criar um núcleo de gerenciamento de projetos, para que seja mais facila visualização dos trabalhos e assim seja possível uma vizualização mais nitida do andamento dos trabalho, pode-se criar um PMO Project Management Office, ou seja um Escritório de Gerenciamento de Projetos, aonde os gestores poderá interagir as áreas de gestão.
Durante o período em que o projeto é realizado,varios fatores é enfrentado como estimativas insuficientes,falta de precisão nos prazos tanto pelos fornecedores como os gestores de áreas de processos internas,falta de precisão nos prazos e custos financeiros, seleção de pessoas equivocadas, e inapropriadas para o trabalho, falta de fatores de padronização na gestão de qualidade, segurança e diversas adequações, podendo ser enunciados diversos tipos de erros cabivéis ao projeto, por isso o escritório de gerenciamento de projetos é uma ferramenta importante para adequar rapidamente ao planejamento.
A Gestão de projetos envolve criar um equilíbrio entre as demandas de escopo, tempo, custo, qualidade e bom relacionamento com o cliente. O sucesso na gestão de um projeto está relacionado ao alcance dos seguintes objetivos: entrega dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, com nível de desempenho adequado, aceitação pelo cliente, atendimento de forma controlada às mudanças de escopo e respeito à cultura da organização.
Implementação do Projeto.
A Nasa desenvolveu técnicas e implementou atividades para o desenvolvimento de seus projetos,relatando cem regras para gerenciamento de projetos, e foram copilados, e aprendidas por Jarry Madden, Diretor Associado da diretória de Projetos do Centro de voo Espacial,Goddard da Nasa. Pode ser lido na pagina abaixo, traduzido por Luis Afonso Assunpção:
http:www.gerenciando-projetos.blogspot.com
Dentre vários fatores uma que mais chamou atenção é as ferramentas aplicadas, na atualidade, no mercado podemos encontrar diversos sofwares para que o planejamento seja aplicado, e o gerenciador deve estar informado sobre as ferramentas e quais deve ser adequado ao plano de estrtutura do projeto. Pois podems er ferramentas que podem ajudar e auxiliar o andamento do
projeto, como saber os prazos, custos financeiros se está rendendo, se o plano de tempo está a tempo dos prazos como diversos tipos de rendimentos dentro do planejamento, isto é importante para os gestores e pode ser uma ferramenta fundamental, porém também pode ser um mecanismo que pode atrapalhar o planejamento, deve-se fazer uma escolha adeuqada do tipo de softwares utilizado e com isso maximizar as atividades do gestores do gerenciamento do projeto.
Um gerenciamento de projetos eficaz exige a adoção de metodologias de gerenciamento de projetos e ferramentas de apoio.
REFERÊNCIAS
Normas da ABNT.Disponível em:http:// www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acessado em
(PMBOK)3rd-ed.2004.Newtown Square: PMI,2004.
Vargas, Ricardo. Plano de Projeto. -3. Ed. Rio de Janeiro-RJ:Brasport,2007.
O Gerente de Projetos na Empresa. Roque Rabechini Jr. Editora Atlas, 2005.
Os caçadores de projetos. Extraído da Revista Exame de 17/08/2004. A função deles é encon-
trar e implementar as melhores idéias dentro da empresa Por Cristiane Mano

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Autor: Mauro Lúcio Batista Cazarotti


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