INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO



INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES CONTEXTUALIZADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ DUARTE

1- INTRODUÇÂO               

O desrespeito e a violência para com o ser humano estão cada vez mais presentes em nosso meio social. E, com muita freqüência no ambiente escolar. O respeito à pessoa do outro está perdendo seu espaço, tanto na família, quanto na escola. Isso se reproduz por todos os lugares por onde precisamos trilhar. Por essa e outras razões, a Educação em Direitos Humanos precisa estar presente e permear nos currículos escolares, nos livros didáticos e nos processos de ensino e aprendizagem, tornando-se assim, um elo integrador na prática educativa na /da escola.

O objetivo deste projeto busca enfatizar a importância da Inserção dos Direitos Humanos no currículo escolar, iluminado pelo respeito à dignidade da pessoa humana, proporcionado conhecimentos em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humanizada.

A escolha do tema para a proposta de trabalho científico final nasceu a partir da necessidade de trabalhar os conteúdos inerentes aos Direitos Humanos na escola, e de uma análise em um artigo solicitado pela professora Cristiane Pepe, da disciplina de Plano de Ação, do Módulo VIII, cujo artigo teve como título: Educação em Direitos Humanos no Currículo Escolar. Cujos subsídios, instigaram a expressar aqui, o sentimento a respeito do que se entende acerca da indispensabilidade da Inserção da Educação em Direitos Humanos no Currículo Escolar e da importância da implantação/ implementação nos Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades de Ensino, como eixo norteador das ações didático pedagógicas.

Para dar embasamento teórico nesta linha de pensamento selecionou-se o eixo temático: Fundamentos Políticos Educacionais, por ser uma temática que proporciona estudos inerentes a concepção de EDH na dimensão do Projeto Político – Pedagógico e focaliza a escola como um espaço de socialização da cultura dos direitos, rumo ao exercício da cidadania e da emancipação dos sujeitos, relacionados à dignidade da pessoa humana.

A relevância da inserção dos DH nas escolas se justifica pela valorização da educação escolar como parte fundamental na construção do cidadão, analisando a escola como, um espaço de discussão, reflexão, e práticas de viabilização dos Direitos Humanos, até porque, ainda vivemos numa sociedade, na qual, os direitos têm a “marca” da negação, decorrente de muitos fatores, a exemplo da globalização excludente, e, tão presente em todos os lugares e contextos sócios culturais.

Portanto, cabe à cultura atual da escola, discutir a realidade local, na qual está inserida. Cabe ainda, a organização curricular mediar ações articuladas relacionando teoria x prática didática pedagógica para que essa prática possa viabilizar a vida cidadã no trabalho, e na comunidade escolar como na construção do conhecimento. Sobremaneira de não castrar a curiosidade dos educandos, que as disciplinas não tenham simplesmente um fim, em si próprias, de educar para acúmulo de conhecimentos, mas, sobretudo, para o exercício pleno da cidadania.  Nesse compêndio de exercícios, temas atuais, situações reais, o respeito à diversidade, à sabedoria e a cultura popular devem ser levados em consideração.

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