O Dentista e a Importância da Consulta de Rotina



Ir ao dentista para consulta de rotina não é apenas conversa "politicamente correta". As consultas de rotina, também chamadas de check-ups dentários, devem ser feitas, de acordo com várias associações e instituições de saúde, de 6 em 6 meses. Hoje em dia muitos dentistas acreditam que esta recomendação é um pouco generalista, e que na verdade todas as pessoas deveriam visitar o dentista quão frequente quanto necessário.

Como é óbvio, é fácil esquecer de pensar em ir ao dentista quando nada está errado com nossa boca e nossos dentes, mas às vezes o mal acontece logo todo duma vez e mais vale planear uma consulta de rotina de vez em quando do que ter de ir ao dentista com uma série de problemas que poderiam ter sido evitados se tivéssemos escolhido ir com mais frequência a ele.

Espelho dentário

O problema é que muita gente não pensa assim. Se não quer ir para rotina, vá ao menos para uma lavagem. Ninguém consegue verdadeiramente limpar os seus dentes de forma perfeita, pelo menos não tão bem quanto um dentista ou higienista numa clínica dentária conseguem fazer. Além do mais, desenvolver o hábito de ir regularmente ao dentista para limpeza e avaliação vai permitir ao profissional de saúde tomar nota de quaisquer problemas que você possa ter em desenvolvimento e criar um histórico de sua saúde oral.

Mesmo tendo certeza que não temos dentes soltos, fracos, ou problemas de gengiva, o dentista irá, entre outras coisas, investigar a fundo as suas gengivas para ter a certeza que a doença da gengiva, a periodontite, não se desenvolva. A periodontite é a doença das gengivas mais preocupante. Começa com uma inflamação gengival, que pode acontecer como sangue escorrendo duma escovagem ou passgem de fio dentário, que, se não tratada, desenvolve em periodontite. Este é apenas um exemplo em como as coisas podem correr mal: mais vale prevenir do que remediar.

Raio-X dentista

O dentista irá igualmente verificar os seus dentes com as ferramentas apropriadas ou talvez até tirar raio-X se achar necessário para tentar encontrar cáries ou outros problemas adicionais. Ele pode não encontrar nada de errado com os seus dentes mas pode achar que existe potencial de desenvolvimento de futuros problemas orais, e pode querer vê-lo daí a 3 meses, ou ele pode achar que uma vez por ano é suficiente. Apesar de 6 meses ser a média aconselhada, tudo depende da condição da sua boca, das suas gengivas e dentes, e o seu dentista, como profissional de saúde, é que deve decidir, baseado na observação dele que fez de si, quão frequentemente você deverá ser observado(a).


Autor:


Artigos Relacionados


Confira As Diferenças Entre Odontologia E Ortodontia

É Normal Haver Sangramento Gengival Com O Uso Do Fio Dental?

O Que é Gengivite?

Aparelhos Dentários - Ortodontia

Tenha Uns Dentes Lindos E Livres De Cáries

O Que é Boa Higiene Oral?

Bruxismo: Sinais E Sintomas