O PAPEL DO MENTOR NAS ORGANIZAÇÕES - Compreensão de si mesmo e dos outros



O principal atributo do mentor é ter a capacidade de distinguir cada funcionário, de acordo com seus sentimentos, necessidades e interesses e usar destas características a favor da empresa e de acordo com o objetivo comum.

Fazendo esta distinção é possível designar as pessoas adequadas para cada tarefa. Um gerente que acredita que todos os funcionários são iguais, não levando em consideração necessidades pessoais, por exemplo, está exposto a um risco maior de insucesso.

O gerente deve ter interesse, tentar compreender o comportamento humano, desenvolver inteligência emocional. Sabendo como ele próprio e os funcionários reagem a cada situação, podendo assim diminuir os conflitos e aumentar a eficácia. Deve dedicar tempo a interação, relacionamentos informais, com a finalidade de que os funcionários se sintam mais confortáveis e expor suas idéias, permitindo assim a troca de informações e conseqüentemente a melhor compreensão por parte do gestor.

A autocompreensão é fundamental a este processo. Só é possível compreender os outros quando primeiramente conhece-se a si mesmo.   

Entende-se por autocompreensão e consciência emocional, auto avalição e autoconfiança. É necessário que o gerente compreenda suas emoções, virtudes, limites, como é percebido pelos outros e o que motiva suas reações. Deve ter plena consciência de si mesmo, de sua personalidade.

Para melhor definição de personalidade são utilizados os cinco fatores de McCrae e Costa, que caracteriza-se por distinguir as personalidades de acordo com tendências básicas: grau de neurose, extroversão, receptividade a novas experiências e agradabilidade. Segundo o autor estes fatores caracterizam  a maior parte das personalidades.

Outra abordagem é o Indicador de Tipos de Myers-Briggs que basea-se na teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung divididos em três dimensões: introversão-extroversão, sensação-intuição e pensamento-sentimento.

Estas ferramentas ajudam a identificar os diversos tipos de personalidades em uma instituição.

Quando o gerente compreende que existem vários estilos, possibilita os ajustes necessários na organização e em seu próprio estilo.

Para desenvolver a autoconsciência é necessário que estejamos abertos e menos resistentes e críticas. Isto é difícil para os indivíduos, no entanto é imprescindível que tenhamos capacidade de compreender o que nos é útil ou não em um feedback e possamos utilizar as críticas a nosso favor, ao invés de apenas resistir e reagir em defesa quando a crítica não nos agrada.

O desenvolvimento da autoconsciência é difícil, pois resistimos a características pessoais que não nos agradam. É difícil admitir os erros, consciente ou inconscientemente, porém não podemos deixar que esta “dificuldade” nos impeça o desenvolvimento.

Assim como autocompreensão, para compreender o outro também é necessário que este esteja aberto, receptivo, porém isso só será possível se nos mostrarmos abertos. É necessário demonstrar sensibilidade e respeito ao outro. Se já é difícil reconhecer os próprios pontos fracos, imagine expor-se a um terceiro, ou melhor, ao seu superior.


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