RELATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LÍNGUA ESPANHOLA



INTRODUÇÃO 

                  O Estágio Supervisionado de Língua Espanhola tem como objetivo colocar em prática as teorias durante o curso, visando o conhecimento adquirido em sala de aula e tomando como educador responsável com o aprendizado dos alunos, fazendo com que estes se tornem cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres sociais perante a sociedade.

                  O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Língua Estrangeira Espanhola do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade de Cuiabá (UNIC) aqui foi embasado em dados coletados no decorrer dos 3/5(três anos e meio) de nossa trajetória acadêmica.

                  Ao longo desses anos foram observadas várias metodologias possíveis e significativas para que o educador desenvolva com êxito os conteúdos.

                  O educador tem como missão construir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades contextualizadas com o seu meio servindo verdadeiramente como agente transformador.

                  Segundo Piaget, a educação é um todo indissociável considerando-se dois elementos fundamentais: o intelectual e o moral.

                  Para Vygotsky, o professor conduz o aprendizado, atuando sempre na zona de desenvolvimento proximal (é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não atingido).

                  Durante esses três anos e meio estivemos em contato com diversas práticas de ensino para que no final do curso não nos depararmos com áreas ainda não conhecidas.

                  Com o auxílio da professora, desenvolvemos várias atividades em sala de aula, mini aulas, estágios de observação e Estágio Supervisionado.

                  De acordo com as expectativas geradas, o Estágio Supervisionado tende a assumir um caráter investigatório, cientifico e seu resultado poderá ser um fator de contribuição para a qualidade de ensino. 

                  No sexto semestre do curso de letras Língua Portuguesa com ênfase em Língua Estrangeira Espanhol, iniciou–se com o estudo dos seguintes conteúdos: 

La comprensión lectora: La lectura con actividad  didáctica:

Expresión escrita: trabajado con texto;

El libro de texto: selección y expresión;

Los juegos: planteamiento y clasificaciones Las abordajes: Tradicional, Humanista, Cognitivita y Comunicativa. 

                  A metodologia utilizada para a sintetização dos conteúdos citados foi a explanação dos quatros primeiros acima disposto, feito pela professora para logo após, os alunos formarem duplas e escolherem uma abordagem para trabalharem as mini–aulas.

                  Observou–se nessas mini-aulas que os colegas de sala tiveram muita criatividades trabalhando com cartazes, transparência, quadro, data show, etc. Também tiveram muitas dificuldades no conteúdo, no modo como explicar a mini-aula exposta. No entanto tudo terminou bem com ajuda da professora orientadora do curso.

Download do artigo
Autor: Clarice Guedes Do Nascimento


Artigos Relacionados


As Crenças De Aprender Línguas Dos Professores Em Formação De Espanhol Como Língua Estrangeira

Modelo Relatório Estágio Língua Inglesa

A Aplicabilidade Do Ensino De Língua Inglesa No Ensino Fundamental Das Escolas Públicas

Surdez Em Sala De Aula: Reflexões Sobre O Ensino De Língua Portuguesa Para Alunos Surdos

Relatório De Estágio Supervisionado De Ciências

Reflexão Sobre O Ensino De Língua Espanhola Para Brasileiros

Ensino Bilingue: Língua Portuguesa Para Surdos