RELATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LÍNGUA ESPANHOLA
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado de Língua Espanhola tem como objetivo colocar em prática as teorias durante o curso, visando o conhecimento adquirido em sala de aula e tomando como educador responsável com o aprendizado dos alunos, fazendo com que estes se tornem cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres sociais perante a sociedade.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Língua Estrangeira Espanhola do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade de Cuiabá (UNIC) aqui foi embasado em dados coletados no decorrer dos 3/5(três anos e meio) de nossa trajetória acadêmica.
Ao longo desses anos foram observadas várias metodologias possíveis e significativas para que o educador desenvolva com êxito os conteúdos.
O educador tem como missão construir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades contextualizadas com o seu meio servindo verdadeiramente como agente transformador.
Segundo Piaget, a educação é um todo indissociável considerando-se dois elementos fundamentais: o intelectual e o moral.
Para Vygotsky, o professor conduz o aprendizado, atuando sempre na zona de desenvolvimento proximal (é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não atingido).
Durante esses três anos e meio estivemos em contato com diversas práticas de ensino para que no final do curso não nos depararmos com áreas ainda não conhecidas.
Com o auxílio da professora, desenvolvemos várias atividades em sala de aula, mini aulas, estágios de observação e Estágio Supervisionado.
De acordo com as expectativas geradas, o Estágio Supervisionado tende a assumir um caráter investigatório, cientifico e seu resultado poderá ser um fator de contribuição para a qualidade de ensino.
No sexto semestre do curso de letras Língua Portuguesa com ênfase em Língua Estrangeira Espanhol, iniciou–se com o estudo dos seguintes conteúdos:
La comprensión lectora: La lectura con actividad didáctica:
Expresión escrita: trabajado con texto;
El libro de texto: selección y expresión;
Los juegos: planteamiento y clasificaciones Las abordajes: Tradicional, Humanista, Cognitivita y Comunicativa.
A metodologia utilizada para a sintetização dos conteúdos citados foi a explanação dos quatros primeiros acima disposto, feito pela professora para logo após, os alunos formarem duplas e escolherem uma abordagem para trabalharem as mini–aulas.
Observou–se nessas mini-aulas que os colegas de sala tiveram muita criatividades trabalhando com cartazes, transparência, quadro, data show, etc. Também tiveram muitas dificuldades no conteúdo, no modo como explicar a mini-aula exposta. No entanto tudo terminou bem com ajuda da professora orientadora do curso.