A importância de despertar o hábito de leitura nas séries iniciais



A Importância de despertar o hábito de leitura nas series iniciais

 

 

Rejanne Leite da Silva Bonfim

 

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ato de ler. Para motivar mais ainda os alunos das series inicias do ensino fundamental para a leitura, busca-se com este projeto a idéia de recontar historia através de estrátegias diversos de apresentação que provoquem prazer e entusiasmo, onde os alunos possam interagir entre si, buscando cada vez mais despertar o prazer pela leitura, pois se observa que a mesma é primordial no ensino-aprendizagem e que ler é ampliar horizontes. A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que algumas delas não consigam ter acesso à escrita. A leitura é um dos principais instrumentos para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania.

Palavra chave: Leitura, Educação. Estratégia de Leitura.

ABSTRACT

This paper aims to show the importance of the act of reading. To further motivate the students of the initial series of elementary school for reading, looking up this project with the idea of retelling history through various methods of presentation which cause pleasure and excitement, where students can interact with each other, seeking ever more awaken the joy of reading, because it is observed that it is essential in teaching and learning to read is to broaden horizons. The deficiency in reading is a problem that affects many children in the early grades of elementary school, causing some of them can not have access to writing. Reading is one of the main instruments for the individual to build your knowledge and learn to exercise their citizenship.

Keyword: Reading Education. Reading practices.

INTRODUÇÃO

 

                  O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares. Nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo. Cabe ao professor proporcionar momentos de leitura significativa, incentivando a formação do indivíduo crítico e reflexivo. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de ela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexivo.

 

DESENVOLVIMENTO

A Importância da Leitura nas series iniciais

 

                A leitura é importante para a vida e para a formação intelectual dos indivíduos na nossa sociedade e é papel da escola criar condições e intervir para que os alunos se tornem bons leitores. Além disso, a leitura tem um papel relevante para que os alunos produzam bons textos, apesar de, em si, não garantir a formação de bons escritores.

                Ela é de suma importância para o aprendizado, pois este é adquirido através de métodos e técnicas bem estruturadas que levem o leitor ao conhecimento científico e a possibilidade de reflexão. É também uma das maiores potências do vocabulário e expressão envolvendo e informando o leitor com idéias as quais lhe darão enfoques abrangentes para o crescimento cultural do qual depende o seu progresso na vida.

Assim se posiciona Orlandi, (1983, p. 20) ao se referir à leitura:

A leitura é o movimento crítico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal: aquele em que os interlocutores, ao se identificarem como interlocutores desencadeiam o processo de significação.

                A leitura é um dos instrumentos essenciais para que o indivíduo construa seu conhecimento e exerça a cidadania. Ela amplia o entendimento do mundo, propicia o acesso à informação com autonomia, permite o exercício da fantasia e da imaginação e estimula a reflexão crítica, o debate e a troca de idéias. É vista em seu significado mais amplo e pode ser entendido como atribuição de sentidos. É através da leitura que a criança vai descobrindo o mundo, usando da imaginação, reflexão e criando significados. Para isso o professor deve estar em formação contínua, buscando uma interatividade com sua classe, e sem sua presença atuante, sem seu trabalho competente, jamais se conseguirá produzir leitura e leitores assíduos e maduros. O trabalho do professor merece a maior atenção para o ensino e a dinamização da leitura escolar, isto porque, sem um professor que, além de se posicionar como leitor assíduo, crítico e competente que entende realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão a validade, potência e efeitos.

                O professor deve ter cuidado de fazer dessas experiências de leitura algo que realmente seja prazeroso e gratificante. Atualmente, os meios de comunicação são cada vez mais rápidos, e servem como uma ferramenta a mais na aprendizagem, porém, não podemos descartar os livros e os significativos conhecimentos que eles podem nos proporcionar, uma vez que, além de possibilitarem o desenvolvimento da imaginação e o conhecimento de outras realidades, é um meio que nos leva a refletir sobre tudo o que ocorre em nossa volta, e, dessa forma, despertar nas pessoas um olhar consciente em suas decisões. Ele deve ser um modelo de leitor para os seus alunos, pois o docente que não pratica o ato da leitura, dificilmente conseguirá fazer com que os seus alunos se motivem às leituras e a construírem hábitos leitores. É de suma importância que pais e professores assumam o papel de incentivadores da leitura proficiente de seus alunos e filhos, pois o desenvolvimento do ato leitor ocorre principalmente quando a criança interage com leitores maduros, que lêem para ela e com ela, permitindo-lhe familiarizar-se e envolver-se com o que lê.

                A leitura possibilita a compreensão do mundo, a comunicação com os outros, a formação pessoal e profissional, o questionamento de idéias, momentos de lazer e prazer, de estímulo à imaginação ampliando assim nossos conhecimentos de mundo. É na escola que a criança tem mais contato com a leitura e com a escrita; desse modo, a escola precisa assumir essa responsabilidade, priorizando o ensino da leitura, bem como da escrita (KLEIMAN, 2004).

                 Leitura na escola é algo muito importante, a qual os educadores devem estar cientes que a partir do momento em que a criança se insere no processo escolar devem desenvolver a capacidade e o gosto pela leitura entre os alunos. Pode-se dizer que a leitura faz-se importante na vida de todos os cidadãos, uma vez que por meio desta ferramenta é possível desenvolver o pensamento crítico e criativo perante a sociedade.

                Sendo assim, é preciso oferecer às crianças a oportunidade de leitura de forma convidativa e prazerosa. É nesse sentido que o incentivo a leitura desempenha um importante papel, isto é, conduzir as crianças ao mundo novo e desconhecido (KLEIMAN, 2004).

O Professor e suas principais estratégias de leitura

 

                Os educadores precisam fazer algo de melhor para seus alunos, principalmente na fase inicial da leitura ele deve organizar um ambiente para que possa pôr os livros, que seja aconchegante e no qual às crianças possam manipulá-los e lê-los. Deixá-las levarem o livro para casa, para que possam ler junto com seus familiares.

                Adicionalmente, apresentaram a variedade textual como principal estratégia para desenvolver o hábito da leitura, ou seja, poesias, parlendas, os jogos de palavras, embalagens, quadrinhos, outdoors, propagandas, pois possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros de linguagem, como rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.

Para se obter uma leitura interativa, o professor não precisa transformar a leitura mono lógico do texto em um diálogo cotidiano. Ao contrário, deve tentar fazer com que as crianças entrem no mundo texto, que participem da leitura de muitas maneiras: olhando as imagens enquanto o professor lê o texto, aprendendo a reproduzir as respostas verbais [...]. Ao escutar a leitura as crianças aprendem

que a linguagem escrita pode ser reproduzida, repetida, citada e comentada

(TEBEROSKY; COLOMER, 2003, p. 127).

                 Sendo assim, o professor dever ler para seus alunos em voz alta, em silêncio, em grupo, não importa a maneira, desde que isso seja feito com muito carinho e prazer, uma vez que quando o contato da criança com a história é feito com certa dose de afetividade, torna-se inesquecível. O professor precisa, portanto, despertar o interesse pela leitura em seus alunos, para que eles sejam capazes de desenvolver o hábito da mesma, partindo da realidade deles, apresentando diversas modalidades de leitura, pois desta forma, tal profissional irá despertar a curiosidade, bem como o interesse pelo ato de ler. Afinal, lendo a criança consegue construir melhor sua escrita e o professor diante dessa situação é o mediador desse processo, ou seja, o facilitador entre a escrita e a leitura.

                 É fundamental que o professor conheça a maneira como a criança aprende para se ter condições de propor atividades desafiadoras que provoquem nos alunos reestruturações de conhecimentos prévios, despertando-lhes o interesse pela leitura do mundo, partindo, assim para a leitura da palavra. O papel do professor é coordenar as atividades em andamento, a quem as crianças devem recorrer, se necessário. Sua tarefa deve ser assisti-las e estimulá-las com sugestões para o prosseguimento de suas investigações.

 

CONCLUSÃO

                A escola e o professor têm um papel importante em possibilitar o desenvolvimento do hábito de leitura discente, porém é necessário que os pais também estejam em sintonia em relação a esse processo, para que possam criar espaços e situações para que os seus filhos sintam prazer ao ler.

                O professor serve como modelo de leitor para os alunos, por isso ele deve permitir que a criança leia durante as aulas, proporcionando aproximações das crianças com este conhecimento e declarando a importância do mesmo. É necessário que a escola, professores e pais estabeleçam uma proposta de incentivo à leitura na vida diária da criança, a fim de que encontre nesta o meio de obter o conhecimento, as informações, o prazer e o gosto pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de leitores eficientes e escritores eficazes, capazes de produzir livros renovados na sociedade atual.

           Assim cabem aos professores preocupados com a prática docente, buscar caminhos para melhorar a prática de ensino, levando os alunos a receberem condições adequadas para se tornarem leitores críticos e conscientes.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102. P

ORLANDI, Eni Pucinelli.(et al). Discurso e leitura. São Paulo:. Editora da Unicamp,1983.

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. 191 p.


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