Leitura uma Questão Social



Leitura uma Questão Social

 

Rejanne Leite da Silva Bonfin

 

RESUMO

 

 

 Este trabalho tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um indivíduo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, a escola precisa cada vez mais estimular o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes, leitores competentes, autônomos e contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Palavra – Chave: Leitura. Conhecimento. Sociedade. 

ABSTRACT

This paper aims to explain how important reading in the social formation of an individual, noting that it is through reading that we can form critical citizens, a prerequisite for the exercise of citizenship. Reading is a valuable tool for the appropriation of knowledge of the outside world. It expands and enhances the vocabulary and contributes to the development of a critical and reflective thinking, because it makes contact with different ideas and experiences. Thus, the school needs to increasingly stimulate the taste and pleasure of reading, making students, readers competent, independent and contributing to its inclusion and interaction in society.

Keyword: Reading. Knowledge. Society.

INTRODUÇÃO

 

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                No presente artigo iremos expor qual a importância da leitura na formação social de um indivíduo. Como ela pode se tornar uma atividade prazerosa e poderosa, desenvolvendo uma enorme capacidade de criar, trazendo conhecimentos e promovendo uma nova visão do mundo. Muito se tem escrito sobre o ensino da leitura, já que um dos múltiplos desafios a serem enfrentados pela escola é o de fazer com que os discentes sejam leitores criativos, reflexivos e possam agir com autonomia nas sociedades letradas. No entanto não é preciso pesquisar muito para saber que os jovens, em sua grande maioria, ainda não descobriram o verdadeiro gosto pela leitura e a importância desta em suas vidas. Procura contribuir no sentido de perceber a viabilidade do estudo de aspectos importantes na prática pedagógica e as dificuldades na leitura aqui enfatizadas, para aprimorar e melhor favorecer o ensino/aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Leitura uma Questão Social

 

                 Usar bem a língua não significa necessariamente falar e escrever de modo correto, mas de modo adequado à circunstância. A principal preocupação não deve ser a de seguir as regras, mas a de usar a linguagem adequada à situação e ao objetivo em mente.

                Não se pode afirmar que falar e escrever bem para a sociedade é o mais importante, e sim, a questão da adequação vocabular, ou seja, a utilização do registro (fala) no momento certo. Reconhecer a importância do padrão culto não significa banir para sempre o falar espontâneo do dia-a-dia. Tudo tem a sua hora e lugar.

                Então, a leitura passa a ter um papel efetivo nessa questão, pois ao adquirir a prática de ler textos variados, desde simples revistas em quadrinhos, o jornal cotidiano ou um conto de Machado de Assis, você passa de um simples "leitor-observador" para um "leitor-conhecedor". E isso ajudará muito no que diz respeito ao seu conhecimento oral e escrito, pois a leitura não só dá "asas à imaginação": ela faz você interagir socialmente, ativando os seus mais variados conhecimentos, desde o cultural ao lingüístico.

                 Martins define de uma forma bem simples e objetiva o que é ler, mostrando que este ato não é simplesmente um aprendizado qualquer, e sim uma conquista de autonomia, que permite a ampliação dos nossos horizontes.                                               O leitor passa a entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras, deixando a passividade de lado, encarando melhor a face da realidade.

Saber ler e escrever, já entre os gregos e romanos, significava possuir as bases de uma educação adequada para a vida, educação essa que visava não só ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptidões físicas, possibilitando ao cidadão integrar-se efetivamente a sociedade, no caso à classe dos senhores, dos homens livres.

                Dentro de toda uma sociedade, de uma cultura, não podemos nos esquecer, que a peça fundamental de todo este processo, primeiramente, somos nós. Ler também faz parte de um contexto pessoal. Temos que valorizá-lo para podermos ir além. Além de tudo o que se pode simplesmente ler, ir até onde nossa imaginação possa ser capaz de nos levar.

                 É importante ressaltar que, qualquer que seja o ramo da atividade, o profissional sabe que o êxito dele depende, além dos conhecimentos próprios da área, de sua habilidade na leitura, que resultará em competência quanto ao manejo da língua. Enfim, todo saber é adquirido e transmitido através desse instrumento primordial da comunicação humana na qual a leitura é uma das protagonistas.

                A formação do leitor inicia-se no âmbito familiar e se processa em longo prazo, tendo mediadores como: bibliotecários, professores, e no caso especifico retratado: a família, pois é através da leitura que encontramos a possibilidade de nos instruir, educar e também divertir.

A importância da leitura dentro da sociedade

 

                O ato da leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas idéias, experiências.

                Através de um livro, milhares de crianças podem descobrir um universo de aventuras, um mundo só seu repleto de magia que é concedido nas páginas de um livro.

                A leitura é uma atividade prazerosa e poderosa, pois desenvolve uma enorme capacidade de criar, traz conhecimentos, promovendo uma nova visão do mundo. O leitor estabelece uma relação dinâmica entre a fantasia, encontrada nos universos dos livros e a realidade encontrada em seu meio social. A criatividade, a imaginação o raciocínio se sobrepõem diante deste magnífico cenário, criando um palco de possibilidades.

                São várias as qualidades despertadas pelo hábito da leitura nas crianças, como por exemplo, a criatividade à medida que lhe proporciona oportunidades de conhecer alternativas para questões reais e cotidianas. A visão de mundo, o conhecimento de culturas, situações, pessoas e idéias diferentes, tais conceitos nos auxiliariam, por exemplo, no combate ao preconceito, abrindo assim a mente para o diferente.

                 O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é o mais significativo indicador de bom desempenho lingüístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento.

                A escola, dessa forma, toma como prioridade a aprendizagem da leitura, “aprender a ler” para, então “ler para aprender”, quer dizer, apropriarem-se de uma competência para compreender os diferentes tipos de textos, existentes no seu contexto social, e também fora dele.

A Leitura e a Sociedade

                Podemos dizer que o que temos hoje como leitura, é o resultado das diferentes temporalidades, que fazem do presente o que ele é, ou seja, a herança e a captura, invenção e inércia ao mesmo tempo, são frutos de diversos trabalhos, diversas interpretações, os leitores fazem de cada leitura uma história diferente.

Logo, para (FERRARI 2009).

 

O trabalho que fazemos como historiador do livro é mostrar que o sentido de um texto depende também da forma material como ele se apresenta a seus leitores originais e por seus autores. [...] Por meio dela, podemos compreender como e por que foi editada, a maneira como foi manuseado, lido e interpretado por aqueles de seu tempo.

                Os benefícios que a leitura promove em sua sociedade são inúmeros, o resgate da cidadania, desenvolvimento de um olhar crítico e competências, a integração social, a ampliação de seus horizontes e de seu vocabulário além de profissionais capacitados e competentes. A leitura deve complementar o domínio da escrita e cabe ao professor e aos pais a estimular o pensar, o refletir, o participar e o agir destes indivíduos.

                 A leitura é um dos meios mais importantes para as novas aprendizagens, possibilitando a construção e o fortalecimento de idéias e ações, ninguém se torna um leitor por obrigação, ninguém nasce gostando de leitura. A influência dos adultos, ou seja, os pais são muito importantes na medida em que eles são vistos lendo ou escrevendo perto dos pequenos.

 

 

 

CONCLUSÃO

                Concluímos que a leitura, desde sempre formou seus pilares dentro da sociedade, e é sem sombra de dúvida, fonte de inspiração, sabedoria e conhecimento. É assim que queremos e acreditamos que sejam os leitores que pretendemos formar.

                O hábito de leitura é criado a partir de estímulos e a forma como se trabalha colabora muito para se criar uma geração habituada a ler, que com certeza terá uma linguagem muito mais ampla e valiosa, fazendo parte da sociedade onde poderá participar e argumentar, mostrando a força da palavra quando se tem leitura e conhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERRARI, Márcio. Pesquisador francês estuda os significados sociais dados aos textos pelo autor e pelo leitor. Nova Escola, São Paulo: Abril, nº. 220, mar. 2009.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura?/ Maria Helena Martins, 19. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.


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