FICHAMENTO DO LIVRO:UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CURSO DE PEDAGOGIA-NOITE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

JOÃO LUIZ GASPARIN

PROFESSORA ORIENTADORA: MARIA SINEIDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE/2012

 

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NA OBRA DE JOÃO LUIZ GASPARIN

UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

5. ED.REV. 1. Reimpr. -Campinas, SP: Autores Associados. 2011.

 

FICHAMENTO

QUESTIONAMENTO SOBRE AS RAZÕES SOCIAIS DA ESCOLA

“Há muito tempo a importância do professor no processo ensino aprendizagem é questionada.Os avanços científico-tecnológicos que facilitam a aquisição de conhecimentos e informações fora da escola levantam questões como: o que hoje a escola faz e para quê?Ela responde às necessidades sociais da atualidade?”

(GASPARIN,2011.p.1)Introdução.

A FINALIDADE SOCIAL DOS CONTEÚDOS ESCOLARES

“Nessa perspectiva,o novo indicador da aprendizagem escolar consistirá na democratização do domínio teórico do conteúdo e no seu uso pelo aluno,em função das necessidades sociais a que deve responder.Esse procedimento,uma nova atitude do professor e dos alunos em relação ao conteúdo e à sociedade:o conhecimento escolar passa a ser teórico-prático.Implica que seja apropriado teoricamente como um  elemento fundamental na compreensão e na transformação da  sociedade.”

(GASPARIN,2011.p.2)Introdução.

A TEORIZAÇÃO SOBRE A PRÁTICA SOCIAL

“A prática da qual se está  falando não se reduz somente ao que fazem,sentem e pensam os educandos  em seu dia a dia.Ela sempre é,também,uma expressão da prática social geral,da qual o grupo faz parte.Ora,isso faz compreender que,se a totalidade social é histórica e contraditória,tanto em seus  componentes objetivos  quanto subjetivos,o mesmo se dá com fatos,ações e situações específicas da realidade imediata dos alunos na educação escolar”

(GASPARIN,2011.p.6)Introdução.

O EDUCADOR DEVE POSSIBILITAR AO EDUCADOR DEVE POSSIBILITAR AO EDUCANDO A ESSÊNCIA DOS CONTEÚDOS

“O processo pedagógico deve possibilitar aos educandos, através do processo de abstração,a compreensão da essência dos conteúdos a serem estudados,a fim de que sejam estabelecidas as ligações internas específicas desses conteúdos com realidade global,com a totalidade da prática social e histórica.Esse é o caminho pelo o  qual  os educandos passam do conhecimento empírico ao conhecimento teórico-científicos,desvelando os elementos essenciais da prática imediata do conteúdo e situando-o no contexto da totalidade social.”

(GASPARIN, 2011.p.6).Introdução.

A PRÁTICA SOCIAL DA EDUCAÇÃO

A proposta  pedagógica,portanto,deriva dessa teoria dialética do conhecimento tem como primeiro passo ver a prática social dos sujeitos da educação.

(GASPARIN, 2011.p.6).

 

PARTE I

PRÁTICA SOCIAL

NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO

 

A APRENDIZAGEM ESCOLAR

Esse saber anterior é o ponto de partida, mas não significa que a aprendizagem escolar seja uma continuação direta da linha de desenvolvimento pré-escolar da criança. A aprendizagem escolar trabalha com a aquisição das bases do conhecimento científico, por isso é substancialmente diversa da aprendizagem espontânea.

(GASPARIN, 2011.p.16).

 

PENSAMENTO DIALÉTICO

A prática social considerada na perspectiva do pensamento dialético é muito mais ampla do que a prática social de um conteúdo específico, pois se refere a uma totalidade que abarca o modo como homens se organizam para produzir suas vidas, expresso nas instituições sociais do trabalho, da família, da escola, da igreja, dos sindicatos, dos meios de comunicação social, dos partidos políticos etc.

(GASPARIN, 2011.p.19).

 

OS PROCEDIMENTOS QUE O PROFESSOR PODERIA UTILIZAR PARA TRABALHAR COM A PRÁTICA SOCIAL

“O professor anuncia, então, o conteúdo a ser trabalhado. Dialoga com educandos sobre o conteúdo,busca verificar que domínio já possuem os educandos sobre o conteúdo,busca verificar que domínio já possuem e que fazem dele na prática social cotidiana.É a manifestação do estado de desenvolvimento dos educandos,ocasião em que são expressas as concepções,as vivências,as percepções,os conceitos,as formas próximas e remotas de existência do conteúdo em questão.”

(GASPARIN, 2011.p.20).

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS PARA A VIVÊNCIA DO ALUNO

“Por isso, a aprendizagem do conteúdo e sua aplicação social devem estar em consonância com os objetivos. Desta maneira, sua formulação orienta todo o processo de trabalho docente-discente nas cinco fases da pedagogia histórico-crítica.”

(GASPARIN, 2011.p.24)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PARTE II

PROBLEMATIZAÇÃO

PROBLEMAS DA PRÁTICA SOCIAL

A CONTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS NO ESTUDO

“Em uma primeira constatação da realidade empírica, o aluno traz a sua contribuição para o estudo” (GASPARIN, 2011.p.28).

 

CONTEÚDO SISTEMATIZADO

“A problematizarão é um elemento-chave na transição entre a prática e a teoria,isto é,entre o fazer cotidiano e a cultura elaborada.É o momento em que o educando,através de sua ação,busque o conhecimento.Segundo Vasconcellos(1993,p.70), “na origem do conhecimento está colocado um problema(oriundo de uma necessidade).”

(GASPARIN,2011.p.33)

 

IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS

“Com  base nos dados apontados pelos alunos e nos desafios surgidos na prática social inicial,o  professor encaminha uma discussão,que Consist num reflexão cooperativa,com objetivo de começar a entender melhor o conteúdo que será estudado.”

 

TRANSFORMAR OS CONTEÚDOS EM QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS

“Este processo de explorar as diversas faces do conteúdo é uma maneira prática de transformá-lo em questões problematizadoras, desafiadoras, que orientarão as fases posteriores do método.”

(GASPARIN, 2011.p.42)

 

TRANSFORMAR CONTEÚDO FORMAL EM QUESTÕES DINÃMICAS

“É fundamental explicitar para os educandos que a tarefa de transformar o conteúdo formal, estático, em questões dinâmicas, muda completamente o processo de construção do conhecimento. Não consiste mais em estudar apenas para reproduzir algo, mas, sim, em encaminhar soluções, ainda que teóricas, para os desafios que são colocados pela realidade.”

(GASPARIN, 2011.p.43)

 

QUESTIONAMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E DO CONTEÚDO

“Para a realização desse passo sobre o conteúdo água, o professor poderia propor uma discussão em que se evidenciassem aspectos contraditório/controvertidos (...)”.

(GASPARIN, 2011.p.44)

 

 

A PROBLEMATIZAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DA APRENDIZAGEM

“A problematização é o fio condutor de todo o processo de ensino aprendizagem. Todavia, este momento é ainda preparatório, no sentido de que o educando, após ter sido desafiado, provocado, despertado e ter apresentado algumas hipóteses de encaminhamento (...)”.

(GASPARIN, 201.p.47)

 

 

INSTRUMENTALIZAÇÃO

AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM

 

O CONCEITO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO

“A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para  que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo,transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional.”

(GASPARIN,2011.p.51).

 

O EDUCANDO APROPRIA-SE DO OBJETO DO CONHECIMENTO

“Isso quer dizer que a aprendizagem somente é significativa a partir do momento em que os educandos introjetam, incorporam ou, em outras palavras, apropriam-se do objeto do conhecimento em suas múltiplas determinações e relações, recriando-o “seu”, realizando ao mesmo tempo a continuidade e a ruptura entre o conhecimento cotidiano e o científico. ”(GASPARIN, 2011.p.50).

 

O AUTOR ENFATIZA A IMPORTÃNCIA DO SABER

“Assim,quando se fala em  transmissão e em assimilação de conhecimentos,não se está referindo aos processos tradicionais,escolanovistas ou tecnicistas de ensino,mas,sim, a uma nova forma de apropriação do saber.Trata-se da Teoria Histórico-Cultural,que enfatiza a importância da interação dos indivíduos  entre si,enquanto sujeitos sociais,e da relação destes com o todo social no processo de aquisição dos conhecimentos escolares.”(GASPARIN,2011.p.52).

 

O ALUNO COMO OBJETO SISTEMATIZADO DO CONHECIMENTO

“A partir das  questões levantadas na prática Social e sistematizadas na  problematização,todo o processo ensino-aprendizagem é encaminhado para,explicitamente,confrontar os sujeitos da aprendizagem  os alunos com o objeto sistematizado do conhecimento conteúdo.”(GASPARIN,2011.p.49)

 

A VERDADEIRA APRENDIZAGEM É INTRAPESSOAL

‘Todavia,ainda que o processo da aprendizagem seja interpessoal,a verdadeira aprendizagem é intrapessoal,pois depende da ação do sujeito sobre o objeto e deste sobre o sujeito,isto é,resulta de uma interação.”(GASPARIN,2011.p.50)

 

O AUTOR ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO SABER

“Assim,quando se fala em transmissão e em assimilação de conhecimentos,não se está referindo aos processos tradicionais,escolanovistas ou tecnicistas de ensino,mas,sim,a  uma nova forma de apropriação do saber.”(GASPARIN,2011.p.52)

 

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

“A formação dos conceitos científicos na criança: as diferentes dimensões dos conceitos cotidianos e científicos; a imitação e suas consequências pedagógicas; a construção dos conceitos científicos e o sistema dos conceitos científicos.”(GASPARIN,2011.p.55)

A SUBJETIVIDADE E A OBJETIVIDADE DO CONTEÚDO

“O conjunto de ações é sempre perpassado pela contradição cognoscitiva entre a subjetividade dos alunos e a objetividade do conteúdo a ser aprendido. O conjunto entre o conhecimento cotidiano trazido pelos alunos e o conteúdo científico apresentado pelo professor implica que o educando negue o primeiro pela incorporação do segundo.”(GASPARIN,2011.p.52)

A IMPORTÃNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

“Considerando que a instrumentalização é a fase na qual os conceitos científicos se estruturam, é de vital importância conhecer o processo mental de construção desses conceitos.” (GASPARIN, 2011.p.55).

 

O CONTEÚDO CIENTÍFICO COM O COTIDIANO

“A  tarefa docente consiste em trabalhar o conteúdo científico e contratá-lo com o cotidiano,a fim de que os alunos,ao executarem inicialmente  a mesma ação do professor,através das operações mentais de analisar,comparar,explicar,generalizar etc..,apropriem-se dos conceitos científicos e neles incorporem os anteriores,transformando-os também em científicos,constituindo uma nova síntese mais elaborada”.(GASPARIN,2011.p.56)

 

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS

“Nesse sentido,o processo de formação de conceitos ou significado das palavras não é espontâneo,mas exige o desenvolvimento de uma série de funções superiores como  a atenção voluntária,a memória lógica,a abstração,a comparação e a diferenciação.Torna-se evidente que a apreensão e  a assimilação de processos psíquico interno e envolve a compreensão da nova palavra,seu uso e assimilação real.”(GASPARIN.2011.p.58)

 

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

“Assim, uma criança não pode aprender na escola um idioma estrangeiro da mesma forma como aprende a língua materna em casa. Os processos e as leis de aprendizagem da língua pátria não se repetem, isto é, não são os mesmos, na aquisição da língua estrangeira. As condições internas e externas de assimilação dos dois idiomas são muito diferentes. Todavia, os processos de assimilação da língua materna e da língua estrangeira têm muitos pontos em comum, de tal maneira que, em essência, constituem uma classe única de processos de desenvolvimento da linguagem.” (GASPÁRIN, 2011.p.61).

 

A APRENDIZAGEM ESCOLAR

“No processo de ensino escolar, a criança aprende algo que está longe de seus olhos,muito além de sua experiência atual  e imediata.A assimilação dos conceitos científicos,entretanto,apoia-se nos conceitos vividos e cotidianos da criança.”(GASPARIN,2011.p.62)

 

O CONCEITO DE GENERALIZAÇÃOO

“generalização significa a formação de um conceito superior, dentro do sistema de generalização em que se inclui, como um caso particular, o conceito em questão.” (GASPARIN, 2011.p.69).

 

 

 

 

A APRENDIZAGEM E O AMADURECIMENTO

“Quando declara que o desenvolvimento tem sempre um caráter duplo, distinguindo o desenvolvimento como maturação e como aprendizagem” (GASPARIN, 2011.p.72).

 

O AUTOR COMPARA CÓPIA COMO UMA REPETIÇÃO

“A imitação,no processo de aprendizagem escolar e desenvolvimento,apresenta-se como um tema contraditório,uma vez que hoje tudo parece indicar que a ênfase deva estar na iniciativa pessoal,na criatividade,na divergência,na autonomia,e não há,evidentemente,unaminidade entre eles quanto ao sentido dado ao termo,mas todos destacam sua importância.”(GASPARIN,2011.p.78).

 

A IMITAÇÃO É UM SIMPLES MECANISMO DE CÓPIA AUTOMÁTICA

“Enfatiza a dependência que o processo ensino-aprendizagem tem como relação à imitação quando se trata do papel da educação no desenvolvimento da criança”. (...) Segundo Vasconcellos e Valsiner (1995, p.57), o centro da retórica de Vigotski é persuadir os educadores “de que o papel daqueles que atuam com atividades educacionais nas escolas é criar ambientes que melhor utilizem os mecanismos de imitação.” (GASPARIN, 2011.p.78)

 

A ESCOLA DEVE PROPICIAR NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS

“Por isso é esperado das escolas que propiciem às crianças experiências que ainda não tenham vivido possibilitando que seu desenvolvimento proceda dessas experiências sociais pensadas. Mesmo porque, dentro dessa perspectiva, os signos verbais se encontram primeiro no interpessoal, ou seja, no meio social do educando, para, num segundo momento, tornarem-se, através da imitação, instrumentos cognitivos intrapessoais, próprios do indivíduo.” (GASPARIN, 2011.p.79).

 

CADA CRIANÇA POSSUI O SEU PRÓPRIO LIMITE DE IMITAÇÃO

“Assim, mesmo imitando, ela não resolve todas as tarefas. Chega a um certo ponto,pois cada criança possui um limite próprio de imitação distinto das demais.Por isso não se pode imitar tudo,mas somente aquilo que se encontra dentro da zona de desenvolvimento da própria idade mental.”(GASPARIN,2011.p.80)                      

 

ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMEDIATO DA CRIANÇA

“Por isso as possibilidades de ensino são determinadas pela zona de desenvolvimento imediato de cada criança”. Isso significa que não é necessário que o desenvolvimento tenha preparado por completo os fundamentos sobre os quais a aprendizagem se deve erigir. (GASPARIN, 2011.p.82)

 

 

 

 

 

 

 

TODA APRENDIZAGEM É BOA

“Assim,toda a aprendizagem é boa à medida que supera o desenvolvimento imediato encerra-se com a obtenção de um novo nível de desenvolvimento atual:o aluno mostra que se superou.(GASPARIN,2011.p.83).

 

O PROFESSOR COMO MEDIADOR

“Em outras palavras,o ensino e  a educação escolar produzem desenvolvimento.O professor e o ensino são,assim,mediadores fundamentais entre a  aprendizagem escolar e o desenvolvimento intelectual do aluno.(GASPARIN,2011.p.84).

 

A AÇÃO DO PROFESSOR NA OPERAÇÃO MENTAL DO ALUNO

“Mesmo quando a criança completa a frase sem a presença ou ajuda direta do professor, ainda está em colaboração com ele, pelo ensinamento recebido, professor, ainda está em colaboração com ele, pelo ensinamento recebido, pela imitação do modelo que aprendeu.” (GASPARIN, 2011.p.86).

 

A CORRELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS

“Isso possibilita definir, com bastante precisão, o ponto central do desenvolvimento das duas ordens de conceitos, permitindo estabelecer hipoteticamente as curvas do desenvolvimento dos conceitos espontâneos e científicos, o que auxilia na seleção dos procedimentos para desenvolver os conceitos científicos que são objetos específicos da escola.” (GASPARIN, 2011.p.87).

 

O DESENVOLVIEMNTO DOS CONCEITOS NA CRIANÇA

“Existem dois aspectos a considerar. Conforme Fontana,” Se por um lado, a coincidência de conteúdo possibilita a comunicação adulto/criança, por outro, é a diferença de elaboração mental entre ambos que possibilita o desenvolvimento dos conceitos na criança”.(GASPARIN,2011.p.90)

O CONCEITO CIENTÍFICO DEVE ATINGIR  CERTO NÍVEL DE SEU DESENVOLVIMENTO

“O conceito cotidiano, em seu movimento ascendente, prepara o caminho descendente para o conceito científico, já que criou estruturas necessárias para que surjam as propriedades elementares e inferiores dos conceitos”. Por sua vez, o conceito científico, em seu movimento descendente, abre caminho para ascensão dos conceitos cotidianos, por meio da criação de formações estruturais indispensáveis para alcançar as propriedades superiores do conceito (tais como a consciência e a utilização deliberada)”. (GASPARIN, 2011.p.92).

 

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS COTIDIANOS

“O processo de construção dos conceitos cotidianos dá-se de forma inversa: do empírico movem-se para as propriedades superiores dos conceitos, ou seja, o caráter consciente e a voluntariedade”. (GASPARIN, 2011.p.93)

 

 

 

 

 

A LÍNGUA MATERNA

“Esse fato pode ser comprovado na aprendizagem da língua materna e de uma língua estrangeira por uma criança
:seguem caminhos opostos.Enquanto a aprendizagem da língua materna é não  intencional e não consciente,a aprendizagem de um idioma estrangeiro parte do extremo oposto,isto é,da intencionalidade e da consciência.Por isso é possível afirmar que o processo da aprendizagem da língua materna vai de baixo para cima,ao passo que a língua estrangeira segue de cima para baixo.”(GASPARIN,2011.p.94)

 

A CRIANÇA MUDA TEM DIFICULDADE DE ASSIMILAR UM CONCEITO MAIS AMPLO DAS PALAVRAS

“Vigotski dá o seguinte exemplo: uma criança muda assimila com facilidade o significado de uma série de palavras como: cadeira, mesa, escrivaninha, sofá, estante, mas é incapaz de assimilar uma sexta palavra mobília ou móveis, que é evidentemente, um conceito mais  amplo,mais genérico em relação às palavras aprendidas.”(GASPARIN,2011.p.98)

O ESTUDO DAS RELAÇÕES GENÉTICAS E PSICOLÓGICAS

“O aparecimento do primeiro conceito superior generalizado, como mobília, que engloba uma série de conceitos formados anteriormente, é sinal tão importante de progresso no desenvolvimento do aspecto semântico da linguagem infantil quanto o surgimento da primeira palavra com sentido,consciente.Trata-se de uma lei geral que possibilita o estudo das relações genéticas e psicológicas entre o geral e o particular nos conceitos da criança.(GASPARIN,2011.p.99)

 

MOVIMENTO INTERFÁSICO E INTRAFÁSICO

“Nas passagens dentro de uma mesma fase de generalização, o sistema de relações de generalidade reestrutura-se lentamente, mas, ao passar de uma fase para outra, realiza-se um salto e uma repentina reorganização da relação entre conceito e objeto.”(GASPARIN,2011.p.100)

O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO

“a criança não necessita reestruturar separadamente todos os conceitos anteriores”. Há sempre uma generalização das generalizações anteriores. (GASPARIN, 2011.p.100)

A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA

“Vigotski, ao procurar elucidar a distinção entre os conceitos cotidianos e científicos, e a natureza específica de cada um, chegou à conclusão que a questão central que determina integralmente a diferença entre a natureza psíquica de uns e de outros é a ausência ou existência de um sistema. (GASPARIN, 2011.p.101)

 

O ALUNO CONSTRÓI PARA SI O CONHECIMENTO

“Nessa interação, o aluno, por sua ação e pela mediação do professor,apropria-se e,efetivamente,constrói para si o conhecimento,estabelecendo uma série de microrrelações entre diversas partes do conteúdo  e de macrorrelações do conteúdo com o contexto social.(GASPARIN,2011.p.103)

 

O PROFESSOR COMO MEDIADOR

“Na sala de aula a ação do professor tem como objetivo criar as condições para atividade de análise e das demais operações mentais do aluno, necessárias para a realização do processo de aprendizagem”. (GASPARIN, 2011.p.103)

O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO

“Este processo consiste na reconstrução interna, subjetiva, psicológica de uma operação externa,social,através do uso de signos,ou seja,por meio da palavra que designa coisas do mundo real.Nesta ação,o educando reconstrói para si,com o auxílio do professor como mediador social,o que é comum para todo grupo.(GASPARIN,2011.p.104)

A TEORIA E A PRÁTICA

“Para estabelecer a ponte entre teoria e prática,a escola deve tornar-se um centro de experiência permanente para que o aluno identifique as relações existentes entre os conteúdos do  ensino e as situações da aprendizagem com os muitos contextos da vida social e pessoal,juntando o aprendido sistematicamente escolar na instituição com o observado de maneira espontânea no cotidiano.(GASPARIN,2011.p.106)

AS NOVAS TÉCNICAS DE MEDIAÇÕES DA APRENDIZAEGEM

“[...] informática, computador, multimídia, internet, CD-ROM, hipermídia; ferramentas para educação a distância como: chats ou bate-papo,listas de discussão,correio eletrônico,teleconferência etc..(GASPARIN,2011.p.108)

 

O PROFESSOR COMO UNIFICADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO

“A partir desse contato, o professor, caminhando com os alunos, conduz o processo em direção aos conceitos científicos no momento em que os educandos, através da aprendizagem, apropriam-se dos conceitos científicos, garantem seu crescimento intelectual e seu desenvolvimento. (GASPARIN, 2011.p.115)

O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR

“[...] é definir a relação e estabelecer a ligação entre os conceitos científicos e os cotidianos”.(GASPARIN,2011.p.116)

O PROFESSOR DEVE POSSIBILITAR A AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM

“No transcorrer de sua vida, os alunos podem e devem apropriar-se dos conceitos científicos sem o auxílio do professor”. (GASPARIN, 2011.p.118)

AÇÕES DOCENTES E DISCENTES

“Este passo consiste na especificação dos procedimentos que serão usados para o estudo dos diversos tópicos do conteúdo.”(GASPARIN,2011.p.120)

 

CATARSE

EXPRESSÃO ELABORADA DA NOVA FORMA

DE ENTEDER A PRÁTICA SOCIAL

 

 

 

O CONCEITO DE CATARSE

 

“[...]é a verdadeira apropriação do saber por parte dos alunos”Isso significa que o estudante não apenas aprendeu de cor a lição,mas constituiu para si uma nova visão da realidade.”(GASPARIN,2011.p.125).

 

 

 

O NÍVEL DE APRENDIZAGEM

 

“O educando mostra que, de um sincretismo inicial sobre a realidade social do conteúdo trabalhado,conclui agora com a síntese,que é o momento em que ele estrutura,em nova forma,seu pensamento sobre as questões que conduziram seu processo de aprendizagem.É o momento em que indica quanto incorporou dos conteúdos trabalhados;qual seu novo nível de aprendizagem.(GASPARIN,2011.p.124)

 

 

O CONHECIMENTO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

 

“Não é neutro, nem natural. É um produto da ação humana, e atende a interesses de classes ou de grupos sociais determinados.” (GASPARIN, 2011.p.126).

 

 

A POSIÇÃO SO ALUNO EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DO CONTEÚDO

 

O educando demonstra o quanto se aproximou do equacionamento ou da solução dos problemas teórico-sociais que orientaram o processo ensino-aprendizagem.” (GASPARIN, 2011.p.126).

 

 

 

O CONCEITO DE UMA NOVA SÍNTESE TEÓRICA

“A síntese é a sistematização do conhecimento adquirido, a conclusão a que o aluno chegou.”(GASPARIN,2011.p.130)

 

 

 

 

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO

NOVA PROPOSTA DE AÇÃO

APARTIR DO CONTEÚDO APRENDIDO

 

 

A EDUCAÇÃO COMO SUJEITA DA PRÁTICA

“Não basta,porém, atuar intelectualmente,possibilitando ao aluno a compreensão teórica e concreta da realidade.É mister,ainda que em pequena escala,possibilitar ao educando as condições para que a compreensão teórica se traduza em atos,uma vez que a prática transformadora é a melhor evidência da compreensão da teoria.”(GASPARIN,2011.p.140)

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL

“Desenvolver ações reais e efetivas não significa somente realizar atividades que envolvam um fazer predominantemente material,como plantar uma árvore,fechar uma torneira,assistir a um filme etc.”(GASPARIN,2011.p.140)

O CONCEITO DE PRÁTICA SOCIAL FINAL

“[...] “é transformar as relações de produção que impedem a construção  de uma sociedade igualitária”.Essa pedagogia,portanto, “não é outra coisa senão aquele pedagogia empenhada  decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção”.(GASPARIN,2011.p.141).

INTENÇÃO DO ALUNO

“Na Catarse o educando chegou a uma atitude teórico-mental diferente da que havia apresentado no inicio do processo de estudo. Aqui, o que se pretende é que assuma uma nova postura prática ante a realidade que acaba de conhecer.”(GASPARIN,2011.p.144)

PROPOSTA DE AÇÃO

“Este plano procura prever o que cada aluno (ou grupo de alunos) fará na vida prática, no seu cotidiano dentro e fora da escola. Procura também prever como será seu desempenho depois de ter adquirido determinado conhecimento.” (GASPARIN, 2011.p.144).

O CONHECIMENTO RETIDO

“Entende-se que não são ações individuais que  transformarão a escola e as estruturas sociais.No entanto,se o educando não for desafiado a pôr em prática,numa determinada direção política,os conhecimentos adquiridos  ou construídos na escola,todo o trabalho despendido para usar esse método de ensino-aprendizagem se assemelhar aos tradicionais,aos escolanovistas e tecnicistas:não irá além da sala de aula.”(GASPARIN,2011.p.142).

 


Autor: Ana Raquel De Oliveira Silva


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