Falece Abílio Francisco Allgayer, ativo evangelizador na Paróquia São Francisco em Porto Alegre.



Falece Abílio Francisco Allgayer, ativo evangelizador na Paróquia São Francisco em Porto Alegre.

 

Prof. Odalberto Domingos Casonatto

 

No último dia 28 de outubro às 13,30 hs, no hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, faleceu Abílio Francisco Allgayer, com 85 anos de idade, ativo participante e evangelizador na Paróquia São Francisco, no bairro Santana em Porto Alegre. Há dois meses sofreu um atropelamento por um moto-boy, sobre a calçada a caminho da Igreja, para participar da celebração missa das 19,00 hs. Abílio foi derrubado, suas calças rasgadas, mas não foi hospitalizado, achou que não tinha acontecido nada de grave naquele momento. Nos dias seguintes, repousou e foi ao médico, pois já tinha problema com uma das pernas, que o dificultava no caminhar.

Abílio tem origem em uma família profundamente enraizada na fé católica, sendo irmão do Bispo emérito de Passo Fundo Dom Urbano Allgayer (84 anos), e seus familiares muito atuantes na vida da Sociedade civil e da Igreja. Esta educação é fé ele não perdeu ao longo de sua vida, e foi até o fim participando ativamente como leigo nas atividades da igreja. Abílio atuou durante 28 anos como bancário e contador no Banco do estado do Rio Grande do Sul. Após sua aposentadoria, atuou como membro do Tribunal eclesiástico da Arquidiocese de Porto Alegre durante 14 anos, e nos 10 últimos anos como voluntário, fazendo serviços bancários e de secretária em entidade que trabalha com ex-presidiários.

Abílio sempre participou dos grupos evangelizadores da Paróquia, pertencia a Legião de Maria, semanalmente fazia o ritual do legionário, visitando as pessoas, nas casas nos hospitais, levando boletins, folhetos seguidamente se encontrava na rua, o mesmo no ônibus da linha São Manuel que passa pelo bairro Santana fazendo este trabalho. Como se isto não bastasse, participava das reuniões da Equipe de Liturgia que acontecem todas às terça-feiras, ajudava na distribuição dos envelopes do dízimo, podemos dizer estava sempre atento e disponível. Nestes anos vivia em casa Geriátrica, a poucos metros da Igreja isto facilitava a participação da missa diária.

Ainda sofrendo consequências do atropelamento e com defesas imunológicas baixas, contraiu infecção e querendo voltar para o Hospital Ernesto Dornelles tomou um taxi, mas chegando ao Hospital, ao desembarcar, devido à fraqueza, caiu e fraturou uma perna que teve que receber intervenção cirúrgica. Recuperado volta para casa e permanece em recuperação, mas novamente precisa de internação hospitalar, CTI, e não resiste mais a enfermidade, falecendo na tarde do domingo.

Deixa para todos nós, apesar de sua idade avançada, o ardor missionário, realizando trabalhos difíceis na pastoral de uma Paróquia como visitar as pessoas, distribuir folhetos, animá-las para participarem na vida da comunidade. Fiz amizade com o Abílio, na equipe de Liturgia nos últimos anos, na participação das reuniões semanais que preparam a liturgia do final de semana, sempre estava ajudando o grupo, fazendo leituras bíblicas e preces, até em recolher os livros depois das celebrações, planejávamos no último verão fazer um passeio de Catamarã atravessando o Rio Guaíba, foram várias tentativas para acertarmos um domingo, mas tínhamos deixado para este próximo verão. Esta viagem de Catamarã atravessando o Rio Guaíba não se realizou, somos devedores desta. Até breve Abílio.....


Autor: Odalberto Domingos Casonatto


Artigos Relacionados


FamÍlia Lopes

Atenção, Farsa Pode Ter último Ato!

Apesar De O Amor Ser Uma Troca De Fruídos E Calorias.

O Cara!

Capanema-pa: Cultura E Turismo, Capanemenses (livreto)

O Comércio Vai Se Transformar Em Um Grande Pãozão

Comércio, Negócios E Hotéis Perto Da Rodoviária De Porto Alegre