COMO SER ÉTICO



COMO SER ÉTICO

Autoras: Suéli Aparecida Rangel
              Fabiane Alves Moraes Rangel

RESUMO

Este artigo tinha como finalidade descrever que a ética não é uma pratica diária na vida de todos na sociedade brasileira.Tencionava relatar a falta de ética nas administrações pública e educacional, mais precisamente nas entidades escolares pelas quais trabalhei e trabalho a mais de quinze anos como educadora. No entanto, após inúmeras reflexões sobre o assunto, constatei que haveria de comentar casos concretos de ilicitudes cometidas (que não são poucos) por colegas e por agentes públicos de meu convíveo ou de meu conhecimento que percebi o quanto seria árduo esta tarefa, como também dada à magnitude da corrupção praticada em nosso país, as que convivi passaram a ser insignificante para este artigo.
Optei então, por esboçar a moralidade e a licitude que formam a ética por nós praticadas como educadoras no âmbito escolar, e que devem presidir a gestão pública igualmente, independente de qual seja.

“O ser humano não pode deixar de cometer erros; é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro.” (Plutarco).

PALAVRA CHAVE- ÈTICA, MORALIDADE E LICITUDE

INTRODUÇÃO

È lícito afirmar que todos os homens de bem buscam pela ética em seus passos pela vida. E não há exceção, independentemente dos meios que empregam, o fim é o mesmo; buscam pelo êxito de seus atos, tanto atos bons como os maus.
O que leva um ser humano a deixar seus afazeres para praticar maldades a outro que nem ao menos conhece ou a pessoas que amou por anos? E ao mesmo tempo porque tantos evitam a qualquer custo a pratica da maldade ou da ilegalidade? A resposta será sempre a mesma, a busca pelo seu melhor, pela moralidade. Moralidade esta que aqui, em meu conceito é, e sempre será a essência da ética.
Etimologicamente falando ética e moral são sinônimos, deveriam caminhar juntas, de mãos dadas em busca de valores que nos formam lícitos ou não em nossas ações do dia a dia.
Tudo que o ser humano busca é a liberdade de aparecer e seu prazer é praticar o bem ou o mal, conforme sua honestidade (moralidade) ou seu decoro pela busca da verdade, pelos seus atos e atitudes faladas e praticadas que vem a ser o combustível para a pratica da ética por toda sua existência.
Aldous Huxley, já dizia; “As palavras nos permitem elevar-nos acima dos animais; mas é também pelas palavras que não raro, descemos ao nível dos seres demoníacos”.
Não tenho a pretensão nem a magnitude dos conhecimentos de Aldous que foi um proeminente escritor romancista e editor inglês. Entusiasta pelos processos mentais do indivíduo, em busca do ápice da condição humana. Contudo, gostaria de complementar sua frase acima, incluindo que não só as palavras como nossos atos e atitudes diante dos obstáculos e oportunidades (facilidades), que nos levam a praticar as ilicitudes pela falta de moralidade que formam os valores que adquirimos ao longo de nossa vida escolar ou em âmbito familiar.
Para tanto, gostaria de lembrar que não só procedi com diversas leituras de livros especializados, mas também assisti e li outras (que não são poucas) matérias, veiculadas pelos meios de comunicação sobre o tão danoso tema de corrupção e falta de ética em nosso país e, conseqüentemente exemplificados em outras entidades, inclusive, em âmbito escolar.
Por outro lado, nessa pesquisa tive o intuito de inferir somente a argumentação de explicitar a ética e sua prevenção na esfera escolar, praticada pelos nossos agentes administrativos e até mesmo por colegas bem próximo de meu convíveo.
Com absoluta certeza digo que já presenciei alguns colegas, esquecerem seus valores, praticando ações que visam beneficiar a si próprio ou alguém de se convíveo mais próximo, prejudicando outros sem ao menos se incomodarem com tais atitudes.
Valores estes, são também esquecidos por muitas outras pessoas que conheço ou fazem parte da elite brasileira. Buscam vantagens em tudo, prejudicando a outrem, que receberá a menos ou nada, prejudicando de alguma forma em sua função, forjando situações para beneficiar alguém e prejudicando outros, desviando verbas destinadas a ações públicas e inúmeras outras situações pelas quais vi e convivi até então.
Esquecem que cada função é útil à comunidade e, o bem da coletividade se distribui a todos os cidadãos e suas profissões ou cargos que exercem não são neste caso irrelevante. È o que chamamos de abuso de privilégio ou abuso de poder, que na maioria dos cargos públicos existem, vemos escândalos entre ano, sai ano . As evoluções das manobras estão cada vez mais exorbitantes.
A cada um de nós educadores, competem uma tarefa específica em nosso destino profissional ou pessoal. Temos que erguer-nos para trabalhar, porque as tarefas são muitas e todas as funções dentro do âmbito escolar são importantes e poucos são os que têm consciência delas, por isso praticam a ilegalidade com tanta facilidade.
A função de um educador é ajudar o mundo através de seus educandos, para que o mundo possa ajudá-lo no futuro. Estendemos nossos braços de moralidades e de valores para o cultivo do bem e, para que ao colhê-los, os traga cheio de frutos abençoados dos mesmos valores éticos que lhe foram emoldurados no passado.
Na verdade o que acontece é que as pessoas se esquecem de que qualquer que seja sua posição na vida, há sempre dois níveis a observar; os que estão acima de você e os que estão abaixo de você.
Esquecem também de colocar-se algumas vezes na posição de seus colegas (chefes e subordinados), assim poderão compreender melhor e ao vivo os problemas que surgem dos dois lados, e desta forma, poderá ajudar melhor uns aos outros, dificultando com laço afetivos mais presentes, a ilegalidade.
O que vale neste momento é o que nos foram passados durante nossa existência ate aqui, porque o momento presente está baseado em seus pensamentos de hoje somados aos do seu passado. Somos escravos do ontem, mas somos donos do nosso amanhã e neste caso, o agora dependerá do meu ontem e do amanhã e com o pensamento no futuro fica mais difícil praticar a imoralidade não cedendo a impulsividade do momento.
È difícil, mas aprendemos ao longo de nossa vida, que ninguém é responsável por nosso destino a não ser nós mesmos e conseqüentemente colheremos o que plantamos ao longo de nossa vida.
Temos que descobrir a estrada que queremos seguir, com nossos próprios pés e neste caminho de vitória não cabe a imoralidade. Despertar para a vida, para a verdadeira vida é construir seu destino, é superar as dificuldades e vencer os obstáculos que á vida nos impõe.
Com nosso pensamento e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos. Por isso nós educadores devemos perceber urgentemente a importância da pratica da moralidade por nossos alunos, nossa vida e nossa felicidade e ainda arrisco a dizer a nossa liberdade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras e delas, nossos atos e atitudes.
O que esperamos de um estudante é que ele seja segundo seu convíveo moral e cívico, capaz de , assimilar criticamente a corrupção, ou seja , que possa assimilar todo o conjunto de conhecimentos éticos recebidos em seus anos de educando e seja capaz de ajudar a transformar essa cultura de imoralidades em benefícios éticos ao seu próprio povo.
Para que isso possa acontecer é preciso que nós como instituição de ensino possamos cumprir algumas condições fundamentais. Antes de mas nada, concentrar a atenção em fatos e acontecimentos (que não são poucos) de corrupção e demais atos de imoralidades cometidos por alguns governantes e com uma boa dose de HUMILDADE, reconhecendo o erro e finalmente transformando em HONESTIDADE para não mascarar a verdade absoluta da descoberta.
A duras penas, estaríamos sabendo que estas descobertas serão apenas teoria, porque infelizmente não estaríamos mudando tal processo na realidade e sim exercitando nossa ética para o futuro.
Esperamos no entanto que o educando não limite sua formação somente ao profissional. A sociedade brasileira a qual ele irá servir, não bastam bons profissionais, interessa ao país homens e mulheres plenamente livres e éticos em seus valores e costumes e ao mesmo tempo conscientes de suas funções sociais e responsabilidades pelas transformações da sociedade.
Essa sociedade livre que pretendemos formar hoje serão os homens e as mulheres necessários ao engrandecimento de nossa cultura de moralidade e profissionalismo para o futuro.
Serão sujeitos do processo educativo de hoje, em busca de uma sociedade mais justa e fraterna.
Sinto-me engrandecida em saber que nas escolas é que se formam, ou melhor, que se ensaiam os grandes passos da vida em busca de uma sociedade democrática.
Serão nossos alunos de hoje os cidadãos engajados nas associações, sindicatos, agremiações, bancos, igrejas, partidos políticos, etc e, estes em exercícios de suas funções a praticarem os ensinamentos de boa ou má formação adquiridas em suas escolas através de mim ou de você.
Essa aplicabilidade dependerá em grande parte, da aplicação dos alunos (agora cidadãos comuns), porque o educar, é uma tarefa intransferível de pessoa, para pessoa, ninguém pode realizar no lugar do outro , ficando assim impossível saber o valor ético de cada um para o futuro.
Caberá o esforço individual de cada um em sua formação humana, social, política e profissional, sem limites de tempo e espaço. Seu aprendizado é permanente visto que não se aprende para a escola e sim para a vida.
Como educadores, caberá a nós plantar as sementes de valores, moral e ética, para colher amanhã os frutos de alegria e felicidade. No entanto, devemos lembrar que das escolas tanto poderá sair excelentes como péssimos profissionais.
Procure dar o mais que puder de boas palavras, exemplos, sorriso, gestos de incentivo e generosidade e sentirá em seu coração a grande verdade “É melhor dar que receber”.
Você que é professor, procure modelar seus alunos com seus próprios exemplos. O exemplo, vale mais que mil palavras.
irá trabalhar em benefício da sociedade futura que almejamos, para nosso país, para si próprio, para seus familiares e como governantes formados por você! e se Deus quiser com seus princípios, agora inseridos em suas vidas.
É claro que não pretendo aqui, com um simples artigo, mudar a cabeça de ninguém e muito menos acreditar que estaria acabando com a corrupção praticada nas escolas e, muito menos em nosso país, mas, acredito que este, estaria de alguma forma levando aos leitores que por ventura lerem este artigo, a pensarem melhor suas praticas referente a ÈTICA de seus atos e atitudes. Atitudes estas que por menor que seja já me alegraria ao saber que as praticam.
Todos os povos ou entidades não existem sem administração e serviços públicos, são estes que propiciam o bom andamento de uma sociedade civilizada . Então, grande parte de nosso trabalho é, foi e será sempre influenciada pela administração que esta “acima” de nós, seguindo critérios, sobretudo, de utilidade publica.
No entanto, sabemos impor diante de todos os “comandos”, nossa liberdade ética de valores e princípios que dominará com imparcialidade nossa prática exercida em sala de aula e, posteriormente exercida pelos nossos filhos e alunos inseridos na sociedade.
Desde criança, ouço dizer que “os jovens serão o futuro de nosso país”. Cada vez que ouço esta frase mais me preocupo com a formação de meus alunos, mais me preocupo com os valores e princípios que seus pais e educadores estão inserindo na vida destas crianças e adolescentes.
Preciso ainda lembrar da importância deste enfoque em suas vidas? O que seria do futuro sem ética? Costumo ainda lembrar que minha geração foi criada com rigor, sem drogas, sem gravidez na adolescência e muitas outras violências que por anos e anos nem sequer ouvíamos falar, no entanto, são estes que estão ai a governar... já pensou se abandonarmos por vez nossos valores e princípios ?
Por fim, gostaria de informá-los que todos os atos indignos praticados contra minha pessoa, foram vencidos com frutos de meu trabalho.
A cada obstáculo que venço lembro-me bem de uma amiga me falando; “...ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos...”. Sê estou produzindo bons frutos, é por este ponto de vista razoável receber algumas “pedradas” ao longo de minha caminhada. Imperdoável, mas também se levarmos em conta que se nenhuma pedrada recebesse, seria sinal que meu trabalho não tinha sido ouvido ou observado por alguns que tenho como intuito “atingir”, é uma vitória.
Volto aqui ressaltar aos colegas, que vale a pena tentar, poderá correr o risco de levar algumas pedradas mas sairia vencedor no final. Como diz Pedro Braga em sua obra, Ética, direito e administração pública.

“A corrupção é um “imposto” dos mais cruéis que o contribuinte
paga, além de comprometer o desenvolvimento do país, causando danos
irreparáveis à sua população”.

Para finalizar espero ter contribuído para que se crie em você leitor educador, uma cultura de licitude, com ênfase em ações de prevenção e tendo como ponto de partida a comunidade escolar onde exerça um cargo de educador ou educadora. Que empenhem em vencer a indignação pelas impunidades tão praticadas pela sociedade brasileira.

CONCLUSÃO

No que se refere ao Brasil ou melhor ao povo brasileiro, corrupção é como se fosse um filme, estaríamos indagando veracidade, incrédulos ao que ouvimos e vemos diante de nossos olhos pelos meios de comunicação.
Mesmo convencidos dos fatos, amenizamos com desculpas tolas, exclamamos, enfim, fazemos umas piadinhas e acaba tudo em pitzzas como dizem por ai.
Fingimos e enganamos nossa consciência, porque achamos mais cômodo sentar em frente à televisão e vislumbrar a violência discriminatória praticadas pelo país a fora .
Corrupções, racismo, preconceitos, miséria, esta tudo ai, em frente nossas vistas. Então fingimos, esquecemos que vivemos neste mundo e que fazermos parte dele.
A violência esta aqui, aqui mesmo em minha sala de aula ou no recreio, com pequenos atos e atitudes, tantos das crianças e adolescentes como de colegas e funcionários das escolas como um todo.
Olhemos em volta, nosso país possui 6,8 % de sua população de negros e mais da metade de pardos e mesmo assim somos preconceituosos com os afros-descendentes, precisamos de cotas em universidades, de campanhas contra o racismo, de data específica para comemorar a importância da cultura africana na diversidade da cultura brasileira.
Felizmente para nós educadores, ainda existe um espaço para indignarmos sobre a ética praticada em nosso país, e adotarmos medidas aplicáveis a nossa prática em sala de aula e em nosso convíveo na sociedade, como exemplo digno.
Siga em frente, rumo a uma nova sociedade cuja corrupção seria palavra do passado. Sonho? Talvez não, vale a pena tentar. E, como dizia Jhon Locke:
“A cada dez pessoas que encontramos, nove são o que são, isto é, bons ou maus, úteis ou inúteis, por causa de sua educação. É ela que produz as grandes diferenças entre os homens”.

Eu acredito nisso. E você?!

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS

MAGRO, Marina Celeste. Estudar também se aprende, São Paulo, EPU - 1979

SUNG, Jung e Silva, Josué Candido da, Conversando sobre ética e Sociedade, Petrópolis, Vozes – 2003

VALLS, Álvaro L.M. O que é ética? São Paulo, ed. Brasiliense – 2004

FREITAS< Barbosa, Itinerário de Antígona. A questão da moralidade, São Paulo, Papirus – 1992

ARISTÓTELES, ética a Nicômacos, Brasília, ed. Universidade de Brasília – 1999

WIKIPEDIA, Ética – Wikipédia, a enciclopédia , pt.wikipédia.org/wiki/Ética


Autor: Suéli Aparecida Rangel


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