SCRUM - Sprint



Sprint

   O SCRUM é um framework que possui ciclos, estes são chamados de Sprint

   O Sprint é a unidade básica do SCRUM, com duração tipicamente superior a uma semana e inferior a trinta dias. Inicialmente deve-se criar uma lista a partir do Product Backlog (lista que contém todas as funcionalidades do produto final), selecionando os requisitos essenciais para produzir um produto parcial que funcione. No Product Backlog, cada funcionalidade possui uma prioridade, assim, pode-se saber qual intem é mais imporante. A escolha dos requisitos é feita no Planejamento do Sprint que ocorre pela primeira vez após concluido o Product Backlog e, sempre, antes de cada Sprint. Os itens selecionados do Product Backlog são divididos em atividades, a essa lista de atividades dá-se o nome de Sprint Backlog.

   Participam da reunião o Product Owner (PO), o Scrum Master (SM) e a Equipe (Team).

   Como podemos ver, o primeiro passo é justamente criar o Sprint Backlog, depois é feito a arquitetura e o design de como as atividades podem ser implementadas, e então, pode ser distribuídas entre os membros da equipe pelo Scrum Master e juntos, SM e equipe, calculam quantas horas serão necessárias para cada tarefa, geralmente de 1 a 16 horas. O planejamento do Sprint deve durar aproximadamente 4 horas.

   A cada dia de um Sprint é feito uma reunião diária (Daily Scrum) para relembrar das atividades a serem feitas e para disseminar o conhecimento do que foi feito no dia anterior e identificar dificuldades que possam ter surgido.

   No final de cada Sprint devem-se fazer entregas de produtos, ou conjunto de requisitos funcionando e testado, para estimular o contato entre empresa e cliente e para diminuir o retrabalho que teriamos em uma produção de software na qual o cliente ve somente o produto final. Devido a este fato de entrega de produtos parciais dizemos que o SCRUM é icremental.

  Este produto funcional parcial é demostrado na Sprint Review Meeting. Durante esta reunião o time mostra quais objetivos foram alcançados durante a Sprint, participam dela o Product Owner, Equipe de Desenvolvimento, Scrum Master, cliente e outros envolvidos no projeto. Após a Sprint Review Meeting faz-se uma Sprint Retrospective para verificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e inicia-se o planejamento do próximo Sprint.

   O trabalho restante estimado no Sprint deve ser calculado diariamente e graficamente, o resultado dessa prática é um gráfico que mostra como está a execução das tarefas dentro de um Sprint, cujo nome é Sprint Burndown Chart. O eixo vertical representa as horas de esforço restante e o horizontal os dias do Sprint. O gráfico deve ser representado por uma linha que tem início no começo da Sprint com as horas iniciais, descendo até o final do Sprint, sem deixar sobrar horas. A velocidade é medida através da quantidade de horas que a equipe consegue executar por dia.

Para maiores informações acesse meu site pessoal: www.felipehatanaka.com.br  e para conehcer um pouco mais sobre meu trabalho acesse: www.hatanaka.com.br ( Agência WEB Hatanaka )


Autor: Felipe Hatanaka


Artigos Relacionados


Comparativo Entre Os Modelos Scrum E Xp

Scrum - Manisfesto Ágil

Uma Abordagem Sobre Custo De Software

Mánifesto Ágil Em 10 Paragrafos

Testes Com Scrum

O Exercício Na Prevenção Da Incapacidade Física Do Idoso

Academias De Ginástica E Musculação