A ESCOLA E A LEITURA QUE A CRIANÇA TRAZ DO MUNDO



Adriana Helena Ferandes de Carvalho

Cristiane Pereira dos Santos

Maria Carolina gomes de Campos

 O presente trabalho traz discussões acerca da problemática da leitura, evidenciando que a escola não considera a leitura que a criança traz do mundo. O objetivo é proporcionar uma compreensão da realidade e desenvolvimento de uma postura frente aos problemas da leitura, bem como estimular a capacidade crítica e a criativa do alfabetizando.
Acriança ao chegar à escola, já possui um certo grau de aprendizado, é capaz de estabelecer relações com os outros, a partir de sua vivência, pois desde cedo aprende a observar, agir e sentir o mundo, dando significado aos seres, objetos, em razão das situações vivenciadas na sua família e comunidade, visto que:
 “É pela mediação da linguagem que a criança aprende os sentido atribuídos pelas coisas, ao mundo que constrói sentidos sobre a vida, sobre si mesma, sobre a própria linguagem. Essas são as principais razões para, a perspectivas didática, tomar como ponto de partida os usos que o aluno já faz da língua ao chegar à escola, para ensinar-lhe aquilo que ainda não conhece” (PCNs).
  Ocorre que , a escola muitas vezes não valoriza esse tipo de leitura que a criança traz, tornando o seu processo de compreensão do mundo letrado mais difícil. Entretanto, a escola não pode exigir do aluno que ele esqueça o seu passado, sua realidade para aprender a ler e escrever,  lembrando sempre que todos os atos da criança estão ligados à sua história de vida e suas experiências.
Considerando-se que “ler é uma atividade extremamente complexa e envolve problemas não só semânticos, culturais, ideológicos, filosóficos, mas até fonético” (GAGLIARI,1997: 149), cabe a escola utilizar recursos que propiciem aos alunos condições de fazer conexão entre a leitura do mundo e a leitura da escola, enquanto “sujeitos do conhecimento, desafiados pelo objeto a ser conhecido” (FREITE,1992:44).
Assim sendo, tendo como referência a realidade do aluno e a necessidade de valorizar sua leitura de mundo, facilitando-o obter o conhecimento e a formação de um verdadeiro leitor, pois. “ler para as crianças é uma atividade fundamental: elas merecem que os adultos leiam diariamente para elas.É ouvindo contos, fábula(...) enquanto ainda não sabem ler autonomamente ,que elas podem ter acesso a tudo que a escrita representa além de aprender muito a respeito da linguagem que se usa para escrever (Caderno da TV Escola).
Espera-se uma nova postura dos educadores, no sentido de pensar e repensar o processo de alfabetização, incentivar e criar  atividade que sejam capazes de formar o cidadão crítico e consciente do seu papel de agente transformador da realidade.
A  leitura e a criança.
 BIBLIOGRAFIA
 Brasil. MEC Parâmetros Curriculares Nacionais:Língua Portuguesa.1995 p.101.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de Ler. 1992 p. 44.
GAGLLSRI,Luiz Carlos, Alfabetização e Lingüística. 1997 p. 149.


Autor:


Artigos Relacionados


Escrita E Leitura:como Tornar O Ensino Significativo

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

A Importância Da Leitura

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .

A MissÃo Do Professor No Ensino Da Leitura

Leitura E Sua Importância

AlfabetizaÇÃo Infantil:a ImportÂncia Da FamÍlia Para O Socioconstrutivismo