HITÓRICO DA CIDADE DE MIRASSOL D´OESTE



Adriana Henela Gomes de Campos

Cristiane Pereira dos Santos

Maria Carolina Gomes de Campos

O município de Mirassol D´ Oeste está situado a sudoeste do estado de Mato Grosso e pertence à micro região de Jauru sua área é de 1038,83 km2 com altitude média de 160 metros acima do nível do mar, está distante 300 km da capital Cuiabá, à 75 km de Cáceres e a 70 km da fronteira com a Bolívia, sendo cortado pela BR 175.

A população está estimada em 22.884 habitantes, o clima predominante é tropical quente, sub úmido variando entre 18°c. A vegetação esta distribuída em mata 75% campo 3% cerrado 22%, sendo que área desmatada é de 78%.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Neste trabalho monográfico tem como objetivo de fazer um estudo sobre o ensino de História, através deste trabalho eu abordei toda a história do  município de Mirassol D’Oeste, bem como sua ocupação e seu desenvolvimento.

Conhecer e compreender melhor o processo de ocupação e desenvolvimento de Mirassol D’Oeste é o meu objetivo. Para isso desenvolvo este trabalho através de pesquisa bibliográfica, em arquivo público, e com algum pioneiro e político deste município.

O presente trabalho eu proponho uma metodologia diferenciada para o Ensino Fundamental que o estudo levassem a um entendimento sobre as produções historiográficas de Mirassol D’Oeste.

A partir de tais preocupações surgem as inquietações que levam a realização deste trabalho que é compreender melhor o processo políticos como formadores do município e grandes lutadores por uma causa comum.

 

 

 

CAPÍTULO I

 

 

RETROSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA

 

 

No decorrer do estágio foi possível observar que a história do município passa despercebida nas escola, assim os alunos pouco sabem da mesma, assim so grandes colaboradores vão caindo no esquecimento, pois somente os mais velhos sabem contar as “histórias” do povoamento de Mirassol D’Oeste, assim se faz necessário a realização de um trabalho de pesquisa e proposta para ser trabalhada em sala de aula.

Assim o ensino de História deverá conduzir o educando a reflexão como propõe os PCNs:

 

 

 

                                                           “... o ensino de História, conteúdos e

                                                       Situações de aprendizagem que

                                                          Possibilitam aos alunos refletir criticamente

                                                           Sobre as convivências e as obras humanas,

                                                            Ultrapassado explicações organizadas a

                                                           Partir unicamente de informações obtidas

                                                           No presente e a partir unicamente de dados

                                                            Parciais”.1

 

 

Assim as faz necessário percebermos a história de Mato Grosso inicialmente marcada

Pela caça e aprisionamento de índios pelos bandeirante paulistas, depois de tantas batalhas a bandeira de Pascoal Moreira Cabral resolveu fixar-se ás margens do rio Coxipó, onde o ouro foi descoberto o marco oficial pela bandeira de Pascoal Moreira Cabral a descoberta de ouro no rio C    oxipó em 1719. Pascoal Moreira Cabral foi eleito pelos bandeirantes como Guarda-Mor.

A noticia de ouro a região colaborou para um grande fluxo migratório  à região com a intenção de plantarem roças e assim fornecer alimentos à população.

Em 1727 o Governador da Capitania de São Paulo veio morar em nas

 

 

 

1 Parâmetros Curriculares Nacionais, Editora Didática Paulista, p:36

Terras mato-grossenses do Rei de Portugal para melhor cuidar das minas de ouro . Aqui chegando tratou de cumprir a ordem do rei e criou aqui uma Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá em 1º de janeiro de 1727.

A partir de então várias outra foram descobertas, em 1748 foi criada uma nova capitania, a de Mato Grosso desmembrando da capitania paulista, D. Antônio Rolim de Moura foi escolhido para administrá-la, assim ele instalou-se no Vale do Rio Guaporé e em 1752 fundou a Vila Bela da Santíssima Trindade está foi capital da capitania por um longo período.

Por volta de 1820 a capitania de Mato Grosso sofre uma mudança em sua atividade4 econômica, pois o ouro se torna escasso, assim os interesses se voltam para as atividades agropecuárias.

Dom Pedro proclamou a independência em 7 de setembro de 1822, tornando-se nosso primeiro imperador, após esse fato as antigas capitanias se transformaram em províncias e passaram a ser administrada por Presidentes de Províncias nomeadas pelo imperador.

Daí para a colonização do Estado foi um salto, pois com a propaganda de terras baratas e férteis aguçaram o interesse de pessoas de vários lugares do país especialmente os paulistas.

Assim por volta de 1960  o paulista “Antônio Lopes Molon” foi o idealizador, o nome do novo lugar foi influenciado pela cidade de Mirassol SP onde ele morava até quando decidiu vir para cá atraído pela propaganda de terras baratas.

Porém Molon não pode ver sonho realizado vindo a falecer em 6 de novembro de 1962, porém seus sócios e filhos não deixaram o sonho de Molon cair por terra e atraiu mais desbravadores para Mirassol D’Oeste.

Destes merece destaque “Benedito Cesário da Cruz” um grande líder que contribuiu para o povoamento além de ser desbravador de destaque destas terras.

Assim no dia 28 de outubro de 1964 MirassolD’Oeste foi oficialmente fundado e após pertencer 12 anos ao município de Cáceres teve sua emancipação política em 14 de maio de 1976 pela lei nº 3698, assumiu o município em caráter interino Ataíde Pereira Leite com 25 anos de idade naépoca.

 

Depois desta emancipação o povoado aumentou e os primeiros comércios começaram surgir, no entanto não existia muitos recursos em Mirassol, assim sempre era necessário recorrer a Cáceres.

Atualmente o município possui uma considerável estrutura econômica fortalecida pela agricultura, indústria e pecuária.

Assim se percorrermos toda a história será possível proporcionar ao educando que ele conheça e debata possível contradições referentes ao seu município considerando todos os aspectos ligados a esta história, fato esse relatado nos PCNs:

 

                                                              “...assim é possível que os alunos

                                                               conheças e debatam as contradições, os

                                                                conflitos, as mudanças, as perplexidades

                                                                 entre elas, considerando que estão

                                                                 organizadas a partir de uma multiplicidade

                                                                 de sujeitos, grupos e classes, de uma

                                                                  multiplicidade de acontecimentos e de

 

                                                                multiplicidade de legados históricos”2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Parâmetros Curriculares Nacionais, Editora Didática Paulista, p:36


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