LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO



 Noêmia Pereira Mendes Pinto

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

VILA RICA – MT

2012 

Leitura e Produção de Texto

Leitura pode ser entendida como a linguagem que fazemos de tudo que nos cerca e que temos conhecimento, o que também nos leva a reflexão e emissão de opinião.

       A linguagem é uma atividade da  comunicação que através do  diálogo fornece  fio de bak no sentido da interação social. Dessa forma passa a ser refletida como forma de leitura, pois sempre há codificação do que se vê e analisa. Dessa forma, o leitor tem a informação e passa a interagir   tendo a percepção do que está lendo.  A leitura  trás o  conhecimento das ideias do emissor  e o que ele quer transmitir . Nela também pode ser apresentados os signos na formação das palavras, frases e textos. Sempre sendo considerado a  ampliação do reconhecimento do alfabeto em sua amplitude e não como fragmento, as Cantigas de rodas, os Provérbios, Trava-línguas, Ditos populares e outros são excelentes tipos de textos para formar um leitor, pois os mesmos já conhecem de ouvir. Esse processo fornece aos mesmos  o caminho para o conhecimento formal.

      “Quando um leitor, ao deparar com um enunciado escrito – em Processamento ascendente, ativa o sei pré-conhecimento, armazenado em esquemas...Estes esquemas, por sua vez, através de um processamento descendente, criam expectativas no leitor quanto ao possível  significado a ser negociado com o escritor”(Moita Lopes, 2002) Dessa forma o significado e características do texto se formam a partir do autor e leitor.

       No decorrer da vida o leitor adquire diferentes conhecimentos e a partir destes vão sendo codificados as informações tanto liguistico como textual.

       Conhecimento prévio é importante e se faz necessário para relacionar partes num todo. Ex.: conta de Luz: sabe-se que se gasta energia, este é um conhecimento prévio do que virá por escrito. Ao se falar desse assunto qualquer pessoa tanto criança como o adulto já faz a ligação entre  a  informação oral e usual, para a informação escrita.No momento da leitura o leitor toma conhecimento de suas experiências anteriores. Nesse caso as dificuldades com certeza serão bem menos e a compreensão será maior. Mesmo porque o conhecimento prévio trás  a motivação para a leitura escrita.

Outro exemplo de Texto: Os dois garotos correram até a entrada da casa. "Veja, eu disse a você que hoje era um dia bom para brincar aqui." Disse Eduardo. "Mamãe nunca está em casa na Quinta feira", ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado. "Eu não sabia que sua casa era tão grande", disse Marcos. "É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras esta parede lateral e colocou uma lareira". Havia portas na frente e atrás e uma porta lateral que levava à garagem, que estava vazia exceto pelas três bicicletas com marcha, guardadas aí. Eles entraram pela porta lateral; Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. "Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui" gritou Eduardo . Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim. ... Extraído do livro Texto e Leitor - Angela Kleiman traduzido e adaptado de Pitchert, J. & Anderson R. Taking different perspectivives on a story ( Kato,1995 p.57) Este texto por sua vez trás também várias informações que chamam a atenção do Garoto  bem como mexe com a  reação do leitor quando há  a descrição de seu amigo de como era e o que o pai já havia feito e principalmente a narração e a possibilidade de poder ver. Sim  pois enquanto a casa está sendo mostrada ao amigo o leitor também vai criando sua própria imagem através da narrativa (descrição).

Produção de Texto - Da fala para a Escrita

Aqui se faz necessário dizer que na maioria das vezes as pessoas preferem fazer uso da fala e não   da escrita ou ainda em alguns casos da leitura e não da fala. 

       Fiz a leitura de um texto com meus alunos.  Só que antes de iniciar disse a eles que aqueles que fizessem a leitura estariam   isentos da discussão do assunto.  Nunca vi uma turma lê  tanto e buscar espaço para a leitura. A principio estranhei,  mas depois pelo fato de terem participado da leitura com atenção eles mesmos se envolveram, no diálogo e  começaram a trocar opiniões sobre o texto lido. E pra terminar eles mesmos após entendimento perguntaram se era para escrever sobre o mesmo. (Obs.: Minha atitude era para envolve-los na leitura).

       Com tudo não se pode deixar de observar que entre  o falar e o escrever tem uma distancia muito grande. Na linguagem informal, o individuo não se preocupa  com sua pronuncia.  Já na escrita tem a apresentação formal; estrutural do texto, forma verbal, concordância e outros.

       Vale lembrar que para fazer produções de textos  é necessário buscar o que chama a atenção e interesse do aluno. E principalmente o que o professor espera desse aluno ao colocá-lo diante desse  desafio. Que tipo de texto queremos  que nosso aluno construa? Para fazer uma produção de texto, o aluno deve conhecer a natureza do assunto  e deve estar totalmente convencido de sua importância e relevância. Porque não é a linguagem informal nesse momento desejada, e sim a linguagem formal pois nesse caso  o escritor  tem que conseguir envolver o leitor de tal forma que o mesmo faça uma viagem  no texto e se possível captando a intenção do autor do texto. É isso que os alunos tem que perceber para se transformar num escritor. Ao escrever o escritor tem que ter objetivo e se direcionar nessa meta para prender a atenção do leitor. Daí  pensar na ideia principal, nos conflitos, nas resoluções dos conflitos e partir para a finalização, sempre tendo em mente que alcançou o objetivo desejado que é o leitor. O escritor nunca poderá esquecer que ele não estará perto de seu leitor para explicar possíveis pontos não esclarecidos.

Textual

        Ao escrever leva-se em consideração o emissor e receptor. Dessa forma o texto acaba sendo um diálogo entre o autor e leitor. Nesse sentido o autor usa a produção de texto para estar em contato direto com seu leitor e atingir seu objetivo.

        “A produção textual é uma atividade verbal, a serviço de fins sociais e, portanto, inserida em contextos mais complexos de atividades. Trata-se de uma atividade consciente, criativa, que compreende o desenvolvimento de estratégias concretas de ação e a escolha de meios adequados à realização dos objetivos; isto é, trata-se de uma atividade intencional que o falante, de conformidade com as condições sob as quais o texto é produzido, empreende, tentando dar a entender seus propósitos ao destinatário através da manifestação verbal;. É uma atividade interacional, visto que o interactantes, de maneiras diversas, se acham envolvidos na atividade de produção textual” (KOCH, 2003, p. 26).

A coerência está ligada a  Macroestrutura e Microestrutura:

       A macroestrutura é a organização geral do texto que possibilita o planejamento e compreensão levando a reprodução das idéias.

       A Microestrutura está ligada as palavras e frases que formam a coesão do texto.

       De acordo com o que lemos acima a escrita é um conhecimento de mundo e essa cultura para ser transmitida é necessário também o conhecimento específico e formal que é permitido  além de ouvir, falar, ler e escrever transmitir também  o que se pensa sobre tudo. 

Coesão é a preservação da  harmonia entre os elementos de um texto os quais permite ao leitor ler e entender a intenção do autor.

       Definição para melhor entendimento do que é texto: Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996, pág. 25), “um texto é o resultado de atividades discursivas, sejam estas orais ou escritas, que forma um todo com significado, independente de sua extensão, que estão em constante e contínua relação uns com os outros”. Isto é, de acordo com tal definição, um texto é mais do que um conjunto de palavras, frases e parágrafos; além disso, o texto não se dá apenas de forma escrita, e traz consigo relações com textos anteriores e futuros.

       Isso implica no Gênero Textual, modalidade e Ambiente que são instrumentos essenciais para a produção de texto.

Porém o mais importante é deixar e fazer com que os alunos fluam e desenvolvam suas habilidades pela escrita. Se assim o professor agir haverá  grandes textos para ler. O aluno precisa entender e o professor observar que o mesmo já vem com uma leitura de sua casa, Pois o mesmo tem acesso a vários instrumentos como:receita de bolo, números, contas, cartas, propagandas, música, comunicação, ouvem rádio, assistem televisão, entram na Net, conversam com familiares e vizinhos ouvem histórias das quais também querem contar na sala de aula. 

       Enfim  para elaborar um texto já se tem todo o material possível apenas é necessário adquirir as características das competências, isto é saber expressar as ideias e adequá-las aos seus leitores. Nos exemplos acima vimos vários gêneros textuais que são ferramentas essenciais para diferentes modalidades e construções de textos. Usando os mesmos com toda certeza estaremos contribuindo para formação de leitores com gosto pela leitura e formando possíveis escritores.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte de Pesquisa

 

MOURA. Viviane  Apostila Leitura e Produção de Texto

 

Kleiman, Angela traduzido e adaptado de Pitchert, J. & Anderson R. Taking different perspectivives on a story

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça, 1991

Moita Lopes, 2002

Parâmetros Curriculares Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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