A Grande Mesopotâmia.



Mesopotâmia.

Localizada no oriente médio, o significado etimológico da palavra, de origem grega o que determina se como região entre rios.  No caso específico Tigres e Eufrates no golfo pérsico.

Foi exatamente nesse lugar em que desenvolveu as primeiras civilizações do mundo, isso no quarto século antes do cristianismo.  

Foi exatamente lá que construíram as primeiras cidades com organização política  do mundo, portanto, o estabelecimento da organização da sociedade política não se  deve ao mundo grego, como muitos imaginam.

Foi nessa região que realizaram as grandes descobertas do mundo, principalmente a invenção da escrita, a economia comercial e a invenção da roda, a qual foi sempre a base do progresso ao resto do mundo.

Eles foram os primeiros a inventar o Estado, sendo a organização política da sociedade responsável pelo desenvolvimento, a política possibilitou a criação  de canais de irrigação  para o desenvolvimento da agricultura.

Clima árido e não produtivo, os diques para estancar as águas das cheias foram fundamentais para o desenvolvimento da região. 

Esse tipo de trabalho para sua realização foi fundamental a política econômica centralizada, que possibilitou a condução para  o esforço coletivo.

O estado tinha como função possibilitar a organização das grandes obras de interesses comuns coletivos o que seria muito diferente se fosse pela iniciativa privada.

No começo dessa civilização não existia a propriedade privada, todos os membros de uma determinada comunidade fazia uso coletivo da terra, o próprio trabalho era essencialmente comunitário.

Num segundo momento a propriedade da terra pelo menos em grande parte passou para administração do governo. O rei era divinizado, representava os interesses do conjunto dos trabalhadores às margens dos grandes rios.

Aos poucos o poder estatal organizado foi passou a explorar os trabalhadores, dando origem ao modo de produção asiática.

A terra passou ser usada pela classe trabalhadora, mas o comando da produção estava diretamente controlado pelas autoridades palacianas.

Quem foram os povos da Mesopotâmia, essa região muito rica atraiu muitos povos, que combatendo uns aos outros foram se sucedendo ao domínio da região.

 Entre eles podemos destacar os principais: sumérios, acádios, Amorritas, essas foram às civilizações da antiga Babilônia.  Assírios e Caldeus, da nova Babilônia.

Os sumérios 3500 a 2550 antes de Cristo, foram os fundadores da primeira civilização da Mesopotâmia.  Fundaram importantes cidades independentes em media de 10 a 50 mil habitantes sendo que Ur atingiu duzentos mil.

Cada cidade possuía um centro político, um templo religioso governado por um Patesi vigário de Deus. Concentravam em suas mãos todos os poderes  com a colaboração  dos sacerdotes e altos funcionários. Eles inventaram a escrita e a roda puxada por bois.

No ano de 2550 as cidades foram dominadas pelos acádios povos melhor organizados militarmente, comandado pelo rei Sargão I.

Eles conquistaram e organizaram as cidades sumerianas. Fundaram o grande império mesopotâmico, expandiu ao golfo pérsico.

 O império teve curta duração revoltas internas praticadas pelos dominados, enfraqueceu o governo e 2150 os guti dominaram os acádios.

Amorritas vindos do deserto da Arábia por volta  do ano 2000 chegaram a Mesopotâmia e   estabeleceram  na cidade da Babilônia, por esse motivo foi denominado de Babilônios.

O mais importante rei babilônico foi o rei Hamurábi 1728-1686 antes de Cristo, expandiu seus domínios por toda mesopotâmia do golfo pérsico até Assíria.

Famoso pelo seu código,  principio de talião, olho por olho, dente por dente.

Depois da sua morte, a Babilônia entrou em decadência, invadida por cassitas e hititas, fazendo uso do cavalo para fins militares. Acerca de mais de 500 anos dominaram a região.

Domínio assírio tinha um poderoso exercito bem equipado invadiu a região, eles não apenas contentavam com a vitória, mas massacrava o povo dominado, era praticamente eliminado, incendiavam as cidades conquistadas.

Só por volta do ano 612 antes de cristo, os caldeus aliados dos medos destruíram as principais cidades assírias pondo fim no total domínio desse povo.

Com o fim do Império Assírio, a cidade da babilônia ficou independente, porém pouco depois foi dominado pelos caldeus, conhecidos pelos neobabilônicos reconstruíram a cidade transformando em uma das mais belas do mundo antigo.

Seu principal rei, Nabucodonosor responsável pela construção dos jardins suspensos da Babilônia torre de Babel, conquistou Jerusalém submeteu os hebreus a escravidão, fato que ficou conhecido como cativeiro da Babilônia.

Durou pouco o Império em 539 antes de Cristo, os persas liderados por Ciro conquistaram a Babilônia anexando ao seu império.

Edjar Dias de Vasconcelos.

  

    


Autor: Edjar Dias De Vasconcelos


Artigos Relacionados


ContradiÇÃo Ou ExatidÃo?

As Duas BabilÔnias

Eles Eram 10

Cronologia

As DivisÕes Do PerÍodo InterbÍblico (parte 1 De 4)

Civilização Grega.

A Lei De Moisés X Código De Hamurabi.