O grotesco na obra "A carne" de Júlio Ribeiro



1. INTRODUÇÃO

Para adentrar na obra em estudo, precisamos antes fazer um breve estudo sobre o grotesco, pois estudos como este, que vem sendo estudado desde o século XIX, mas que mesmo assim ainda são escassas as informações.
De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o grotesco pode receber vários significados, como o riso ou escárnio, ridículo, indivíduo grotesco, modo grotesco, qualidade ou caráter daquilo que é ridículo etc. Mas que se formos buscar uma significação mais profunda, veremos que são poucas as definições dadas pelo dicionário citado. Podemos ainda dizer que o grotesco apresenta do burlesco, do baixo, macabro, aberrante etc. enfim são várias as subclasses do grotesco.
Bakhtin, na obra "A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais" diz que o grotesco é caracterizado como "um fenômeno de transformação", ou seja, é algo que está em processo e não deve ser considerado como algo definitivo. Para explicar melhor esta afirmação de Bakhtin, pegarei a exemplo a protagonista, Lenita, da obra "A carne", de Júlio *Acadêmica do Curso de Letras em Língua Portuguesa, 7º período. Disciplina Prática de pesquisa III. Professora Liciane Rodrigues. Universidade Estadual vale do Acaraú UVA. ] . Disciplina Prática III. Profe Ribeiro, ela com sua transformações, vivia em constantes mudanças, físicas e principalmente psicológica.
Para Kayser, o grotesco resulta da criação, composição e do efeito. Daí surge os sonhos, os monstros e o estranhamento. Tudo isso surge da imaginação humana, mas que depois ganha existência e os resultados serão completamente concretos, e que é exatamente disso que surge o grotesco.
Hoje podemos encontrar o grotesco em muitas coisas, a esse grotesco chamamos de Kitsch, termo que pode significar cafona, brega, ou mesmo ambos juntos, mas também pode está voltado para o design. O Kitsch é aquilo que não é elegante, que através do excesso e o exagero de detalhes, vem a ser grotesco.
Diante do exposto cabe uma explicação mais óbvia do grotesco, que é nada mais do que o novo para o ser humano e que esta visão precisa ser esclarecida, pois não rimos do que presenciamos no cotidiano, ou seja, o novo causa espanto e que passa a ser ridicularizado, sarcástico e até cômico.
Enfim, o grotesco é um tema que vem sendo discutido há um longo tempo, por vários teóricos, mas ainda é tímido em conceituações, mas que cabe ainda outras características visíveis, como o monstruoso, o sinistro, o fantástico, o gótico, mau gosto etc...

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Romantismo No Brasil

Elementos Do Grotesco Na Obra “aventuras De Alice No País Das Maravilhas”, De Lewis Carrol¹

A Aplicabilidade Do Ensino De Língua Inglesa No Ensino Fundamental Das Escolas Públicas

Obvia Mente

Mar De Língua, Oceano De Informações.

Disciplina E Indisciplina Na Escola

Outros Caminhos