Acerte na escolha de calçado para cada atividade física.



Não é de conhecimento geral, mas o calçado inadequado pode afetar o desempenho do praticante de atividades físicas, além de provocar lesões graves ao ponto de deixá-lo incapaz de praticar esportes. Por isso, para evitar as temidas lesões e fazer com que a atividade física tenha pleno rendimento, conheça os tipos certos de calçados para cada esporte.

  • Futebol de campo:

É extremamente necessário que o calçado para essa atividade tenha travas, do contrário o pé do jogador poderá afundar na grama e reduzir sua velocidade, além de correr o risco de sofrer lesões. No futebol de campo também é importante que as chuteiras sejam mais justas para dar maior controle e proteção. O tamanho das travas varia de acordo com a grama, quanto mais profunda maior deve ser o comprimento da trava.

A forma como a chuteira é amarrada também requer atenção. Como ela é um calçado mais justo se for amarrada incorretamente os nós dos cadarços podem provocar inflamações nos tendões, por conta dos impactos com a bola.

alt

  • Futsal:

O futsal é uma modalidade mais rápida que o futebol de campo, isso se deve as maiores dimensões do seu campo. Por isso é necessário que o jogador de futsal use calçados que forneçam agilidade e movimentos rápidos, sem comprometimento nos joelhos, tornozelos ou quadril.  

O solado da chuteira de futsal deve ter ranhuras, pois são elas que possibilitam estabilidade e, ao mesmo tempo, evitam que o atleta trave o pé. O bico da chuteira deve ser reforçado, já que a bola de futsal é bastante dura e pode provocar lesão nos dedos.

alt

  • Futebol Society:

O futebol society é aquela modalidade prática nos campos de grama sintética, por isso o calçado ideal deve ter no solado gomos curtos que vão garantir estabilidade na escorregadia grama sintética.  

alt

  • Corrida:

A parte mais importante antes de começar a correr é conhecer o seu tipo de pisada e o modelo de calçado condizente com ele, dessa forma as lesões são evitadas.

O solado do calçado de corrida não deve ser alto demais e nem ter molas largas demais para não desestabilizar o corpo e causar graves lesões nos joelhos. O modelo do tênis de corrida vai mudar para cada tipo de pisada, então é importante saber previamente.

alt

  • Basquete:

A principal característica do tênis ideal para basquete é que ele deve possuir um cano logo, pois é protege e fornece firmeza aos tornozelos dos atletas durantes os saltos. Já o solado varia de acordo com a posição que o jogador ocupa na quadra, por exemplo, o calçado do pivô deve possuir espirais para facilitar o movimento de rotação e o solado deve ter uma borracha mais fina e flexível, para dar agilidade.

alt


Autor:


Artigos Relacionados


15 De Outubro

Ja Ta Na Hora

A Destinação Da Sabedoria

Inexplicável

Mais Uma Cartada

O Homem No Início...

O Tombado