Gestão de Marketing



O presente artigo apresenta a relevância da gestão de marketing no ambiente organizacional, em sua gestão direta abordando suas perspectivas e seus pontos positivos. A Gestão de marketing é um meio de estímulo para que as pessoas possam nas organizações produzir informações, e também usufruírem delas como uma ferramenta poderosa de trabalho. Com isso, o conhecimento se torna ferramenta essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas. As organizações estão buscando alguma vantagem sustentável que as diferencie das outras em seu ambiente de negócio, utilizando para isso seu conhecimento, que é considerado um dos mais importantes recursos de uma organização. Esses conceitos quando aplicados à realidade hoteleira podem trazer benefícios interessantes para o empreendimento principalmente quando se refere a uma rede de serviços.Neste caso o hotel Blue Tree Premium Porto Alegre fundado no ano de 1998 veio para agregar um novo conceito de hospedagem aliado ao knowhow do atendimento da rede Blue Tree Hotels & Resorts na capital gaúcha, sendo o primeiro hotel da rede incorporado no estado do Rio Grande do Sul. A unidade conta com o setor comercial uma das forças de vendas e divulgação dos serviços oferecidos pelo hotel sendo em canais eletrônicos ou de relacionamento. Sempre em busca de diferenciais de mercado procurando desenvolver ações que melhorem as praticas de vendas, a unidade Blue Tree Premium visa à ampliação do campo de atuação possibilitando a criação de uma força tarefa onde os esforços sejam multiplicados para o fortalecimento da marca na região. Hoje a rede de hotéis Blue Tree é responsável por todas as ações de marketing e planejamento de ações comerciais que englobam a marca Blue Tree, como o setor corporativo da rede está localizado na cidade de São Paulo as grandes divulgações da marca, como ações comerciais e investimentos em mídias e propagandas, são naturalmente direcionadas para a região de maior atuação. Com base em estudos e reuniões realizadas sugeriu-se um plano para a implantação de um gestor de marketing na unidade Premium Porto Alegre, unindo as boas práticas comerciais focadas nas características, informações e acontecimentos da região de atuação. Com isso se amplia o conhecimento do perfil dos consumidores do mercado interno regional possibilitando um nível de comunicação mais efetivo, fortalecendo a marca na região, pois através dos estudos e pesquisas inerentes a este processo, ações de marketing e promoções locais tendem a gerar uma maior demanda pelos serviços ofertados pela unidade na região sul do Brasil. Com a implantação realizada será possível criar práticas comerciais que possam ser utilizadas na busca do objetivo comum entre as unidades localizadas na região sul do Brasil, tendo como norte para os seus interesses os planejamentos estratégicos, ideias e ações que possam ser compartilhadas e trabalhadas em conjunto. Hoje sabemos que para uma empresa se manter estável no mercado existem vários fatores que podem contribuir direta ou indiretamente para o sucesso desta. Na hotelaria não poderia ser diferente, sua maneira de estudar o mercado deve ser alinhada aos interesses da organização e enfatizados em planejamentos futuros com base de análises nos anos retroativos para um melhor entendimento do mercado e de onde se pode chegar. Por terem uma força de atuação maior na capital paulista acabam por somarem esforços na presença visual da marca assim como na força de trabalho entre as equipes que nelas atuam. Atualmente, os empreendimentos fora do estado de São Paulo, ficam responsáveis por sua própria gestão comercial, assim como desassistidos para projetos que dispõem de um financiamento alto para a ampliação e fortalecimento na gestão da marca. Por isso é indicado algumas intervenções nas regiões de atuação, neste caso na região sul do país agregando as unidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A proposta de uma prática comercial mais reforçada com a participação de um núcleo de gestores pode ser o diferencial para dar estrutura no planejamento muito mais adequado nos interesses locais. As pesquisas e teorias recentes conforme Geraldo Castelli comenta no livro Hospitalidade, evidenciam a importância atribuída por alguns autores na realização de praticas mais veementes para o atingimento de objetivos em equipes. Assim pode-se concluir que as realidades do mercado mudam conforme as necessidades de cada região e o perfil do cliente, e é necessário ter procedimentos comerciais direcionados pelos estudos de marketing como uma proposta de melhoria nas suas rotinas e no entendimento da região de atuação. Neste sentido é possível atingir o máximo dos significados dos conceitos abordados por determinados especialistas no assunto, e os encadeamentos completos provenientes a cada assunto abordado muitas vezes impossíveis de serem verificados apenas na teoria.


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