Escola Ciclada, uma estratégia Contemporânea de inclusão.



Maria Aparecida Coutinho Mirada e Souza

A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação apresentou oportunidades de mudança na organização curricular da educação básica, deixando a critério da instituição escolar ou das secretarias o modelo de organização das escolas, apresentando sugestões por séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização.

Esta nova legislação possibilitou o início da democratização e qualificação do ensino, deixando o modelo de educação excludente para um inclusivo e com oportunidades de criação, pesquisa, produção de conhecimentos no interior e fora da escola.

Em conformidade com a LDB 9394/96 o Estado de Mato Grosso adota  a partir de 1998 o ciclo de alfabetização(CBA) e no ano de 2000 rompe com a organização do ensino seriado e adota o modelo de escolas cicladas em todo o Ensino Fundamental apresentando como meio para acabarem com a evasão, reprovação e exclusão que o modelo antigo vinha apresentando nas estatísticas há décadas.

Esta proposta emancipatória que consiste em acabar com os tempos pré-determinados para aquisição de conhecimentos, passa a entender que a aprendizagem acontece quando respeitada as etapas do desenvolvimento humano: infância, pré-adolescência e adolescência, e ainda, o ambiente favorecedor da aprendizagem.

Os ciclos de aprendizagem em sua essência oportuniza a aprendizagem dentro da formação, não se centrando em parâmetros de produtividade, de redução de custos, da resposta a índices estatísticos, mas respeitando o amadurecimento do educando e oportunizando um espaço maior para superar as dificuldades de aprendizagem.

 No início da implantação da organização ciclada, houve a resistência de muitos professores e as avaliações classificatórias e práticas pedagógicas equivocadas provocaram a falta de entusiasmo de professores, pais e alunos em relação a este modelo. Hoje com a implantação da sala do educador e algumas formações específicas para a organização em ciclo se percebe um avanço na proposta.

 O desafio da escola organizada em ciclos não é apenas acabar com os números negativos que persistiam com a escola seriada, mas sim transformar a escola em um local voltado para a aprendizagem de todos, resgatando sentimentos de auto-estima, inclusão, coletividade, cooperação entre educadores, educandos e comunidade.

 Sabemos que a Educação depende de uma política pública consciente, planejada e disposta a assumir a oneração pela qualidade do ensino, acredito ser isso o que falta para a educação brasileira trilhar no caminho do conhecimento significativo e renovador. 

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Autor: Maria Aparecida Coutinho Miranda E Souza


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