SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CHARGES



ZILDA APARECIDA DA SILVA GUERRERO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

TÍTULO: “A UTILIZAÇÃO DO HUMOR NA APRENDIZAGEM: O GÊNERO CHARGES”

 

PÚBLICO ALVO: NONO ANO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO II

 

DURAÇÃO: 10 AULAS

 

JUSTIFICATIVA

Segundo John Berger (crítico de arte, historiador e romancista), o olhar chega antes da palavra, ou seja, os seres humanos, antes de aprender a falar, comunicam-se pela visão. Assim, olhar é um ato de escolha. A percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Com isso, pode-se entender que toda imagem incorpora uma forma de ver.  Em atividades pedagógicas com o uso de imagens deve-se avaliar a importância da influência ideológica que as aplicam, em que o próprio processo de cognição e codificação da história seja o viés pelo qual os alunos, enquanto sujeitos do conhecimento, entendam que também são atores sociais e tomem consciência de seus atos, uma vez que “a ideologia é uma representação da relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência” (ALTHUSSER 1996).

A utilização de linguagens diferenciadas proporcionadas pelo gênero das charges pode levar o aluno a um processo de aprendizagem mais interativo, prazeroso, que tenha significado, que lhe dê condições de se posicionar criticamente frente a questões e os diversos problemas sociais. Dessa forma, entendendo que diversos tipos de textos podem ser explorados por meio gênero charges, optou-se pelo mesmo, para o desenvolvimento da presente Sequência Didática.

OBJETIVOS GERAIS

- Levar o aluno a entender os processos de construção do gênero charge;

- Fazer com que o aluno perceba a intencionalidade presente no gênero charge;

- Compreender os significados do gênero charge, as situações de produção e seus vários suportes;

- Fazer com que o aluno perceba a intertextualidade presente no gênero charge por meio da relação verbal e não verbal;

- Levar o aluno a reflexão sobre fatos do cotidiano auxiliando na formação de opinião;

- Aguçar e desenvolver habilidades que possibilitem despertar a visão crítica dos alunos;

- Levar os alunos a construção de charges sobre o cotidiano da sociedade,

-Oportunizar momentos para discussão a fim de que os alunos possam inferir conceitos por meio da interpretação das charges.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Fazer com que os alunos saibam identificar o gênero charge e a sua função textual;

- Fazer com que os alunos possam produzir diferentes tipos de textos, a partir da interpretação do gênero charge contextualizado em práticas de leitura e escrita,

- Sensibilizar os alunos para não aceitar qualquer tipo de discriminação ou preconceito

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Para a realização da Sequência didática o professor deverá em primeiro lugar estabelecer acordos com a turma sobre o trabalho a ser realizado e o porquê desse trabalho, em segundo lugar realizar discussões acerca das leituras que serão abordadas para cada etapa de realização do trabalho, e em seguida fazer uma revisão geral sobre o que é Linguagem, Linguagem Verbal e Linguagem Nominal, Frases Verbais e Nominais, Os elementos estruturais de um texto dissertativo argumentativo, O que é preconceito? Tipos de Preconceito, Bullyng, Valores, Diversidades Culturais, e outras que o professor considerar necessário, de acordo com o perfil da turma.

CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS

Gênero Charges, As Figuras de Linguagem, Denotação e Conotação, Linguagem Verbal e Não Verbal, Verbos, Leitura, Escrita, Interpretação de textos, diferentes tipos textuais, Adjetivos, Coerência e Coesão.

METODOLOGIA

A presente Sequência Didática será aplicada por meio de etapas da aprendizagem levando-se em consideração os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, desenvolvimento dos conteúdos do caderno do professor e aluno conforme currículo oficial do Estado de São Paulo e a utilização dos diferentes tipos de textos envolvendo língua e linguagem, práticas de escrita e oralidade.

MATERIAIS OU RECURSOS UTILIZADOS

Para o desenvolvimento da Sequência Didática serão utilizados os seguintes recursos: livro didático, livros paradidáticos sobre charges, CDs e DVDs, computador, filmes, fragmentos de textos, aparelho de som, aparelho de DVD, cartazes data show, máquina fotográfica, imagens e desenhos sobre as charges, folha de almaço e folhas de sulfites branco tamanho A4, suporte para pendurar pôsteres, pôsteres com imagens pré- definidas, lápis de cor, lápis, preto e régua.

AVALIAÇÃO

No processo da avaliação é importante que o professor considere o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, as hipóteses de aprendizagens apresentadas durante cada etapa da Sequência Didática (doravante determinada pela sigla SD), os domínios dos alunos e a relação que os mesmos estabelecem com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. O professor deve também identificar a apreensão dos conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas, comparando o antes, o durante e o depois e sempre considerar os avanços dos alunos. Portanto, cada aluno será avaliado através da participação em sala de aula e em trabalhos diversos relacionados às etapas da SD, bem como a interpretação e produção crítica de textos, trabalhos individuais e coletivos, apresentações individuais, dinâmica de grupo e uma autoavaliação ao final da SD, entende-se que a assiduidade é fundamental para o sucesso e conquistas dos objetivos desejados com a aplicação da SD.

PRODUTO FINAL

Ao final da aplicação da Sequência Didática os alunos deverão:

1- Produzir um artigo de opinião segundo a reflexão que eles fizeram sobre preconceito e discriminação.

2- Criar uma charge para contextualizar e ilustrar a ideia que eles quiseram passar sobre o texto elaborado.

DESENVOLVIMENTO: OFICINA INICIAL

Prezado Professor (a);

 Tendo realizado a atividade acerca dos conhecimentos prévios faça uma sondagem inicial para levantamento das questões que serão abordadas e saber o que os seus alunos já sabem sobre o Gênero Charge. Seguem abaixo algumas perguntas sobre o assunto que poderão servir de apoio para auxiliar o seu trabalho o é ideal que você vá perguntando e de acordo com as perguntas vá solicitando a resposta de aluno por aluno. Depois vá escrevendo e pontuando as respostas em uma sequência de papel pardo afixado na lousa. Exemplos: Vocês já viram uma Charge? Onde? Como são as imagens apresentadas nas Charges?  Pergunte o que eles acham desse gênero, se gostam ou não gostam? Por quê? Sobre o que elas reportam/ falam? Quais tipos de assuntos são comuns nas charges? Qual a finalidade de uma charge? Que tipo de linguagem são utilizadas nas charges, a linguagem verbal, a não verbal, ou as duas? (Peça para que eles justifiquem as respostas), Quais as cores predominantes nas charges, coloridas ou em preto e branco? Por quê? Quais os locais de circulação das charges? 

 SEGUNDA OFICINA

 Prezado Professor (a);

Observe as respostas apresentadas e peçam e que eles também observem e se alguém descobriu algo novo que queira apontar sobre alguma pergunta, caso apareça complemente. Agora retire o papel almaço da lousa, enrole-o e guarde-o para a terceira etapa da Sequência Didática. A seguir leve-os a sala de informática, retome os combinados, solicite para sentarem duplas e esclareça que essa etapa será composta de cópia das questões da lousa para o caderno deles, pesquisas e anotações de respostas das pesquisas, escreva as perguntas na lousa conforme ás questões elencadas na primeira etapa da Sequência Didática, preferencialmente, em letra de forma, para evitar dispersões. Após todos terem copiado as questões nos cadernos, indique os sites e links para pesquisas na lousa e solicite que iniciem as pesquisas. 

TERCEIRA OFICINA

Prezado Professor (a);

Para essa etapa você precisará levar aquele papel pardo contendo a etapa inicial da Sequência Didática. Afixe-o na lousa novamente e peçam para eles compararem o que eles perceberam de diferenças entre o que eles escreveram e a pesquisa realizada, o que deve permanecer, o que deve ser excluído e o que deve ser acrescentado. Divida-os em grupos de cinco alunos, distribua para cada grupo; um papel pardo, régua, lápis de cor, canetinhas, folhas de sulfite, e uma folha contendo três ou quatro perguntas as quais foram alvo da pesquisa e da sondagem. Solicite que façam margens na folha de papel pardo nas medidas de 3cm x 3cm, dividam o sulfite em quatro partes iguais, escrevam e enumerem as perguntas, observem a folha de papel pardo afixado na lousa e depois de discutirem as respostas transcrevam-nas nas folhas que receberam. Lembrando que eles estarão sendo avaliados pela participação em equipe e individual. Recolha a atividade e guarde para posterior correção e devolutiva aos alunos.

 

QUARTA OFICINA

Prezado Professor (a);

Leve para sala de aula; livros paradidáticos, jornais, revistas, gibis e outros contendo o gênero charges. Solicite que manuseiem diferentes suportes de leituras e observem em quais deles aparecem o gênero charges, assim que encontrarem páginas contendo o gênero os alunos um a um devem ir até a mesa do professor e você fará as intervenções com o objetivo de saber se eles estão conseguindo entender as características do gênero. Terminando essa etapa, faça as suas anotações sobre a aula e pontue as dificuldades apresentadas pelos alunos. Compare os textos apresentados na terceira etapa, faca as correções e explicite as habilidades e características não compreendidas sobre o gênero.

 

QUINTA OFICINA

Prezado Professor (a);

Para essa etapa você já deve ter solicitado ao coordenador pedagógico de sua escola a confecção dos pôsteres contendo o gênero charges para apreciação e discussão com a turma, então leve- os para a sala e afixe os num suporte ao centro da lousa para que todos possam ter uma boa visão dos mesmos.  Primeiramente apresente o pôster de número 1. Vamos lá!!!

  

                                                             POSTER 01-  biradantasblogspot.com.charges

    títlulo "Preconceito e intransigência"

Agora introduza perguntas sobre a imagem apresentada. Segue abaixo algumas sugestões:

Quais as cores utilizadas no texto? Quantos personagens há no texto? Qual a relação e o tamanho das personagens? Qual a linguagem predominante a verbal ou a não verbal?  O que significam os balõezinhos com os textos apresentados?Qual o nome que poderíamos dar ao ser maior apresentado na figura e quais são as suas características? Que palavras aparecem no texto? Indague se eles conhecem os significados das seguintes palavras: preconceito, intransigência e homofobia (Esclareça as dúvidas para facilitar a compreensão), Que símbolo o SR Preconceito tem no braço direito e por qual motivo? Qual a reação dos outros dois personagens diante do SR Preconceito? O que o “SR Preconceito” traz na mão esquerda e por qual motivo esse instrumento é tão grande?  Qual a relação da fala contida nos balõezinhos e esse instrumento? Qual é o significado da cor vermelha dentro do contexto da figura?  Agora interrogue- os se eles reconhecem esse gênero textual? O que mais eles sabem sobre o gênero? Será que são capazes de apontar as características do gênero dentro da imagem e comprovarem se as respostas apresentadas conferem com o gênero? Pergunte- lhes se eles reconhecem esse gênero textual? O que mais eles sabem sobre o gênero?  Solicite para que eles verifiquem as ações que estão sendo retratadas. Qual é a principal? E quais são as secundárias? Como se interligam? Pergunte-lhes se serão capazes de apontar as características do gênero dentro da imagem.  Questione se são capazes de identificar o que está no centro e à frente da figura, argumente como dica que; geralmente é o que o autor quis destacar. Solicite que eles observem as expressões faciais e atitudes dos personagens, pois cada movimento, cada detalhe pode revelar muito da obra e da intenção do autor. Qual é o seria o tema do pôster? Qual seria o título do pôster? O que o autor quis representar? Ao final, observe as respostas, pontue- as na lousa por escrito, e compartilhadamente construam as repostas e peça para eles copiarem as respostas em seus cadernos. Verifique se todos copiaram, viste os cadernos e coloque a data atribuindo um elogio para que eles não se sintam desmotivados a seguir a próxima etapa.

 

SEXTA OFICINA

Prezado Professor (a);

 

Agora nessa etapa você deverá afixar o pôster de número 02 num suporte ao centro da lousa para que todos possam ter uma boa visão do mesmo. Vamos lá!!!

 

 

                                                                      POSTER Nº 02

 

 

Charge: Carlos Latuff, acesso em 05-10-12, ás 05h56minmin.

Após ter fixado o pôster no centro da lousa, inicie novamente os questionamentos sobre a imagem apresentada no pôster 02 Seguem abaixo algumas sugestões: Quais as cores utilizadas no texto? Quantos personagens há no texto? Qual a relação e o tamanho das personagens? Qual a linguagem predominante a verbal ou a não verbal?  O que significa o balãozinho e a relação do mesmo com texto apresentado?Qual o nome que poderíamos dar ao ser maior apresentado na figura e quais são as suas características? Aparecem palavras soltas no texto? Pergunte-lhes se as palavras: preconceito, intransigência e homofobia, apresentadas no pôster 01 poderiam ser aplicadas nesse pôster também?  Por quê? Que símbolo o “SR Nazista” tem no centro do peito e por qual motivo? Qual a reação do outro personagem diante do “SR Nazista”? O que o “SR Nazista” traz na mão direita e por qual motivo esse instrumento é tão grande? Qual a relação da fala contida no balãozinho e esse instrumento? Qual é o significado da cor preta dentro do contexto da figura? Agora pergunte- lhes se eles reconhecem esse gênero textual? O que mais eles sabem sobre o gênero?  Solicite para que eles verifiquem as ações que estão sendo retratadas. Qual é a principal? E quais são as secundárias? Como se interligam? Pergunte-lhes se são capazes de apontar as características do gênero dentro da imagem.  Pergunte se são capazes de identificar o que está no centro e à frente da figura, argumente como dica que; geralmente é o que o autor quis destacar. Solicite que eles observem as expressões faciais e atitudes dos personagens, pois cada movimento, cada detalhe pode revelar muito da obra e da intenção do autor. Qual é o seria o tema do pôster? O que o autor quis representar? Como eles podem comprovar se as respostas apresentadas conferem com o gênero?  Pergunte se algum aluno já viu um fato parecido com o apresentado no pôster?  Qual a relação que existe entre o pôster 01 e o pôster 02 e Por quê?  Quais as semelhanças e as diferenças? Ao final observe as respostas, pontue- as na lousa por escrito, e compartilhadamente construam as repostas corretas e peça para eles copiarem as respostas em seus cadernos. Verifique se todos copiaram, viste os cadernos e coloque a data atribuindo um elogio para que eles não se sintam desmotivados a seguir a próxima etapa.

   

SÉTIMA OFICINA

Prezado Professor (a);

Para essa etapa você já deve ter solicitado o agendamento para sala de vídeo com seu Coordenador Pedagógico a fim de garantir o sucesso da continuidade de sua Sequência Didática. Sendo assim, de posse do vídeo em mãos, mostre aos alunos a capa do vídeo, fale sobre o título, pergunte-lhes o que eles esperam de um filme com aquele título e por quê? Quem é o autor do filme, quando foi produzido, que outros filmes foram produzidos pelo autor? Qual dos alunos já assistiu ao filme antes? (Se alguém disser que já assistiu, peça para não comentar nada sobre o filme nesse momento, pois haverá um momento para discussões após a apresentação do vídeo).  Segue a indicação de sugestão de filme: “Pro dia nascer feliz”.

 

Direcão: João Jardim
Diário de observação do adolescente.
O adolescente, com suas angústias e inquietações, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação -- a escola -- é o foco central de investigação de Pro Dia Nascer Feliz, o segundo longa-metragem de João Jardim, diretor do cultuado documentário Janela da Alma que, em 2002, bateu recordes de público no gênero. O filme é produzido pelo diretor em conjunto com o experiente produtor Flavio R. Tambellini. 

www.prodianascerfeliz.com acesso em 05-10-12 ás 07: 48min

Categoria: Entretenimento

Licença: Licença padrão do YouTube

Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

 

 

OITAVA OFICINA

Prezado Professor (a);

Momento da discussão e intertextualidade entre o filme e os pôsteres apresentados.

Para essa etapa a sugestão criar um momento para debates sobre o tema principal enfocado nas charges e no filme apresentado. Elabore um roteiro de questões sobre o conteúdo apresentado em cada etapa e proponha o debate. Não se esqueça de estabelecer as regras e os combinados para obter pleno êxito na situação de aprendizagem. Faça as intervenções necessárias para que todos possam compreender o objetivo principal da Sequência Didática apresentada e o reconhecimento do gênero charges. Ao final solicite um relatório de cada grupo sobre o que eles compreenderão sobre o Gênero Charges e suas características. Recolha as atividades e guarde-as para posterior correção e devolutiva. OBS: Não se esqueça de fotografar a apresentação do debate e outros momentos que considerar de grande relevância durante a aplicação da SD.

 

NONA OFICINA

Prezado Professor (a);

Entregue as atividades corrigidas e faça uma análise e reflexão compartilhada sobre os possíveis erros ainda remanescentes. Esclareça possíveis dúvidas e elimine-as por completo.  Construa a definição do gênero de forma compartilhada e escreva numa folha de papel pardo e cole no Mural da sala de aula. Reúna os alunos novamente em grupos de até quatro pessoas, distribua os materiais necessários (lápis preto, lápis coloridos, folha de sulfite, cartolinas, réguas, borrachas, revistas, jornais, textos, e imagens que julgar necessárias) logo em seguida, estabeleça novamente os contratos para os trabalhos em equipe, promova o trabalho de confecção de uma charge referente ao tema estudado nas etapas anteriores e a apresentação do filme , mas diga que não pode ser cópias das imagens que eles viram, devem ser criações exclusivas e contendo textos próprios. Ao final escrever um texto contendo quinze linhas para explicar a interpretação do assunto abordado na charge.

                                 CONSTRUINDO O CONCEITO

            

 

DÉCIMA OFICINA

Prezado Professor (a);

 Chegamos à etapa final Da Sequência Didática. Esse é o momento da produção de texto dissertativo argumentativo. Esclareça dúvidas sobre tema, título, pessoas do discurso, os conectivos utilizados num artigo de opinião, como construir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.  Fale sobre a norma padrão da Língua, o que é permitido e negado em textos dessa categoria. Agora construa uma dissertação argumentativa compartilhada e com a cooperação de toda classe, sobre o assunto da charge número 01. Feito isso, entregue uma folha de papel almaço a cada aluno e solicite que produzam seus textos para avaliação individual e pontual.  Explique a importância do rascunho inicialmente e depois a produção original da dissertação, sem emendas rasura, ou entrega de atividade sem colocar o nome completo e sem abreviar principalmente e sobrenome, o número de chamada, a sala, o título da redação e solicite para que eles leiam suas produções antes de entregarem ao professor (a). Após a entrega de todas as dissertações distribua a folha de autoavaliação da Sequência Didática. Segue abaixo sugestão de questões que podem compor a avaliação final da SD.

1. O que você achou da Sequência Didática: “A UTILIZAÇÃO DO HUMOR NA APRENDIZAGEM: O GÊNERO CHARGES”? Escreva um texto utilizando cinco ou mais linhas:

2. Avalie sua participação.

(   ) participei de todos os momentos da pesquisa dividindo as responsabilidades do trabalho com os colegas.

(   ) participei dos trabalhos, mas não realizei tudo o que podia, deixei que meus colegas fizessem a parte maior.

(   ) tive dificuldade de me relacionar com o grupo.

(   ) desenvolvi um bom convívio com o grupo durante a pesquisa.

3. Avalie a participação de seus colegas.

(   ) todos do grupo participaram ativamente da pesquisa e da apresentação.

(   ) alguns componentes do grupo deixaram de realizar as tarefas sobrecarregando os outros.

4- Escolhi expressões linguísticas que caracterizem a fala do personagem que se relacionavam com o tema? Sim (  ) Não (  ), Por quê?

5- Consegui utilizar balões pertinentes às falas, pensamento e expressões dos personagens?

 Sim (  ), Consegui parcialmente(  ) Não consegui (  )

6. Faça um comentário sobre o que aprendeu com a Sequência Didática.

7- Numa escala de Zero a Dez qual seria a sua nota e por quê?

8- Numa escala de Zero a Dez qual seria a nota que você atribuiria ao trabalho realizado pelo seu (sua) professor (a) e por quê?

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTUSSER, L. “Elementos de Auto-Crítica”. In: Posições 1. Rio de Janeiro, Graal, 1978.

ANTUNES, Irandré.  Aula de português: Encontro & interação. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2003.

DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales, Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 2ª ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. 7ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais e ensino.  Rio de Janeiro:Lucerna, 2002.

MARCUSCHI, Luis Antônio.  “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, In: DIONÍSIO, Angela Paiva;

ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN´s. São Paulo: Educ; Campinas:

Mercado de Letras, 2002.

SERAFINI, Maria Tereza. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Matos. 9ª ed. São Paulo: Globo, 1998.

Webgrafias

www.prodianascerfeliz.com acesso em 05-10-12 ás 07: 48min

http://en.wikipedia.org/wiki/John_Berger http://en.wikipedia.org/wiki/John_Berger acesso em 05-10-2012 ás 09: 36min

  

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