O Sentido Da Educação



O Sentido Da Educação

Um povo desinformado não sabe o que acontece, assina o que não leu, submete-se ao que não compreendeu, barateia sua vida e sua força de trabalho, não tem horizontes e não se integra em seu próprio país, quanto mais no grande mundo globalizado, mas não para ele.

Porém educar não é apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. Não é nem mesmo instruir em todos os anos dos Ensinos Fundamental e Médio. Educar é, deveria ser, antes de tudo, ensinar a pensar. Ensinar a questionar. Abrir cabeças e preparar para enfrentar a vida não apenas ganhando um ou dois ou mil salários, mas sentindo-se capaz, e consciente, para fazer suas escolhas e viver sua vida.

Educar deve ser estimular para que desabrochem todas as capacidades de uma criança, e depois de um jovem. [...]

Sou a favor de uma escola amorosa e alegre, mas onde haja autoridade e hierarquia, e também para os pequenos a professora não seja uma tia, mas uma professora, pois a escola não é, nem deve ser, a família. Pode ser um complemento magnífico, mas jamais retirar da família a responsabilidade inicial decência, da compostura, do respeito, ao contrário, prosseguir e incutir isso ainda mais.

Na atual realidade, os pais normalmente trabalham no período integral, deixando os filhos na creche o dia todo ou na escola um turno.

Nesta afirmação, a maioria das famílias acredita que a responsabilidade com seus filhos são somente da escola. Se o filho tiver êxito tudo bem, se não atacam a escola. Desconhece totalmente que a família é a base, a escola é somente o suporte que contribui transmitindo conhecimentos.

Não sabem se os filhos estão assimilando ou é apenas mais um analfabeto funcional, deixando para obter informações somente no final do ano letivo. Esquecem que têm que dar suporte, ou seja, acompanha-los com as tarefas, questioná-los para ver se realmente está sendo preparado para ser um cidadão autônomo.

A família tem que começar a olhar a escola de forma complementar, não apenas como “deposito” para o filho. Pois o docente, o gestor e os demais funcionários não têm que assumir a responsabilidade total, pois os mesmos não são os pais.

Portanto, a família tem que se conscientizar que o papel principal na vida dos filhos são eles, e não a escola.

 

Educar Para Cidadania

No processo de ensino aprendizagem é importante o tipo de relação que estabelece entre professor e aluno, pois, a partir desta é que podem ser construídos valores e conhecimentos.

Umas das principais preocupações por qual passa o professor é trabalhar em prol a formação do aluno para a cidadania. Educar para a cidadania requer, que o professor transmita com confiança e segurança, adapte condições e informação que está inserido na turma que frequenta, incluindo a formação cidadã.

O professor pode trabalhar no coletivo, com a comunidade, levando o aluno, a saber, dos seus direitos e deveres, sendo formador de sua própria opinião, decisão, autonomia, criação e recriação do seu próprio trabalho, de reconhecimento de si, de sua família e perante a sociedade.

No entanto, para que isso aconteça é preciso que o professor forme seus alunos em cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade.

Texto de apoio, escrito por Lya Luft.

Texto de opinião: Mônica Marques da Silva Sena

 

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