Você é alérgico à penicilina?



Não só hoje em dia, mas em todas as épocas o atendimento médico deve ser feito somente por pessoas instruídas e capacitadas para realizar os procedimentos corretos. Num acidente de moto, por exemplo, não se pode mexer na vítima a não ser que haja risco de morte com, por exemplo, se ela estiver caída em via pública. Mas há vários outros problemas que podem ocorrer no atendimento a um acidentado. Um desses problemas é a alergia à Penicilina

O que é a alergia à penicilina?

É uma resposta alterada do organismo à dosagem de penicilina, resultante de uma prévia exposição de caráter sensibilizante da medicação.

Como se produz?

A união da penicilina, ou de alguns de seus produtos metabólicos, com certas proteínas do organismo gera a formação de anticorpos contra o conjunto medicamento-proteína. Com Isto estabelece-se uma reação antígeno-anticorpo responsável pelo fenómeno alérgico.

Por que se produz?

A alergia à penicilina obedece a um estado de sensibilidade exagerada que apresentam certos indivíduos quando entram em contato com tal remédio.

É frequente?

As últimas estatísticas apontam uma cifra que oscila entre 1 e 1,5% de pessoas tratadas clinicamente como alérgicos à penicilina.

A alergia é o único efeito indesejável da penicilina?

A alergia é o efeito mais frequente dentro dos efeitos adversos da penicilina, mas não é o único. A penicilina aplicada diretamente sobre as meninges cerebrais pode desencadear um quadro convulsivo.

Uma pessoa pode ser alérgica a vários antibióticos?

É um fato muito frequente já que os antibióticos são formados por muitos radicais químicos. Se uma pessoa for alérgica a um destes radicais, logicamente será a todos os antibióticos que o possuem.

Que tipo de manifestações alérgicas podemos observar?

Depende do tempo que demoram a aparecer. A partir do uso da penicilina, as manifestações podem dividir-se em três grupos: as que aparecem depois de um intervalo de tempo curto, as que aparecem depois de um intervalo de tempo intermediário e as que aparecem depois de um intervalo de tempo longo.

Quais são as reações de intervalo curto?

São as que demoram menos de uma hora a aparecer. Afetam grande parte do corpo e são as mais
graves. As principais são o choque anafilático, a asma bronquial e alguns tipos de urticária.

O que é o choque anafilático?

O choque anafilático ou alérgico é a mais grave alergia à penicilina. Pode causar a morte, já que o organismo reage com tanta rapidez que às vezes não dá tempo de intervir. Ocorre em pessoas hipersensíveis, normalmente por administração intramuscular.

Quais são as reações de intervalo intermediário?

São as que aparecem em 24 horas. São menos graves que as de intervalo curto e seus principais sintomas são o avermelhamento da pele, urticárias leves e anemias pouco importantes.

Quais são as reações de intervalo longo?

São as que demoram a aparecer mais de 24 horas. A mais importante é a doença do soro, chamada assim porque se dá principalmente em alergias originadas por injeções. Caracteriza-se pelo avermelhamento da pele, dores abdominais e inflamação no nariz e na garganta.

As alergias à penicilina são graves?

0 caso mais grave, como já foi dito, é o choque anafilático, devido à rapidez com que aparece. No entanto, intervindo-se a tempo, pode-se resolver favoravelmente. Mas perigosas são as reações às próximas dosagens de penicilina, pois os sintomas aparecem com mais rapidez do que duram.

Que se deve fazer diante da suspeita de alergia à penicilina?

Ir ao médico e expor-lhe sua preocupação. Após uma série de testes, este se certificará se a alergia existe realmente e indicará a sua causa.

O que não deve ser feito?

Basicamente há duas coisas que não se deve fazer. Em primeiro lugar, autodiagnosticar a alergia e deixar de tomar este antibiótico, já que podem interpretar-se como sinais de alergia, manifestações que correspondem a outros problemas, e a penicilina é um antibiótico eficaz. Em segundo lugar, não se deve fazer pouco caso da possível alergia e continuar tomando o antibiótico, uma vez que neste caso corre-se o perigo de graves reações nas próximas dosagens. O correto é buscar ajuda de um médico imediatamente.


Autor: Rogério De Oliveira Souza


Artigos Relacionados


Vento

15 De Outubro

As Reações Alérgicas E Seu Tratamento

Minha InfÂncia

Mulher Ii

Poesia

A Destinação Da Sabedoria