1ª CORINTIOS 11:1 “Para quem você tem sido exemplo”? O que faço é digno ou não ser imitado?



1ª CORINTIOS 11:1

“Para quem você tem sido exemplo”? O que faço é digno ou não ser imitado?

Introdução:

Exemplo é aquilo que pode ou deve ser imitado, é um modelo de vida a ser seguido. Muitas pessoas infelizmente estão perdendo o seu referencial em vez de ser um modelo digno de ser seguido tem se mostrado irreverente no seu comportamento.

1- Aos Rm 1:9 Paulo declara sua convicção de fé , sua espiritualidade, e firmeza no evangelho, dizendo que não se envergonhava-se dele vs 16. Por isso ele orienta aos filipenses a portar dignamente conforme o evangelho 1:27, e aos irmãos em corinto a se examinar se realmente eles estavam na fé 2ª co 12:5

2- Em Rm 8: 35 a 39 Paulo mostra que mesmo enfrentando tribulações, perseguições ou estando em dificuldade o amor  que ele sentia pelo seu Senhor  era incondicional e nada o poderia separar Dele.

Rm 12:1,2  Paulo nos orienta a ter uma vida de santidade, e não  a se conformar com este mundo, e depois mostra-nos como o Cristão deve agir nos vs 9 a 15.

Gl 2:20 ele afirma: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;

3- 1ª Co 6:19, 20  Paulo nos chama a atenção com respeito ao nosso corpo pois o mesmo é templo do Espírito Santo, e devemos glorificar a Deus em nosso CORPO.

4- 2ª CO 5:7 SOMOS ORIENTADOS A ANDAR POR FÉ E NÃO POR VISTA.

5- 2ª Co 12:12 Paulo mostra convicto em seu ministério, revelando mais uma vez ser um homem espiritual.

6- Ef 4:1,2 somos orientado a andar de forma digna assim como fomos chamados, a despojar do velho homem, a deixar a mentira, não dar lugar ao diabo,  a não proferir palavras torpes, a não entristecer ao Espírito, a perdoar uns aos outros, já no capítulo 5, somos alertados a despertarmos  do sono, e encher do Espírito,

  2 Coríntios(11:24-27)“cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um (isso corresponde a 195 chicotadas). Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de assaltantes (…), em perigos entre os falsos irmãos (…), em fome e em sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.

Conclusão:

PAULO NOS DÁ UM GRANDE EXEMPLO QUE A FÉ NUNCA PODE SER APAGADA EM NOSSOS CORAÇÕES, POR MAIS TRIBULAÇÕES E ADVERSIDADES QUE PASSAMOS, NOSSO AMOR DEVE SER SEMPRE INCONDICIONAL, E O NOSSO EXEMPLO DE SEMPRE SER UM REFERENCIAL DE FÉ PARA AQUELES QUE NOS RODEIAM, POIS CRISTO FOI FIEL ATÉ A ORTE E MORTE DE CRUZ. Veja o que Paulo fala: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Pr Alécio/ ICVV PRESSIDENTE OLEGÁRIO MG/ Bacharel em Teologia e Psicopedagogo Clínico e Institucional.


Autor:


Artigos Relacionados


O Cristo Crucificado

Esmirna - Uma Igreja Atribulada

Combati O Bom Combate

Unidade Da Fé.

A Mensagem Da Cruz

O Apostolo Paulo Conhecia Cristo A Quem Ele Servia, E Você? Qual O Conhecimento Que Você Tem De Cristo?

O MistÉrio Do Evangelho