Jesus, O Profeta Divino



Paiva Netto

Atendendo à solicitação de diversos leitores, trarei, sempre que possível, extratos da série O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, acrescidos de alguns comentários.

Essas preleções, realizadas por mim, de outubro de 1990 a fevereiro de 1992, totalizam 449 programas. São o resultado de palestras, feitas geralmente de improviso, pela Super Rede Boa Vontade de Rádio e pela Boa Vontade TV — a TV da educação, da cultura e da cidadania solidária altruística com espiritualidade ecumênica. A seguir, contando com a atenção de todos, apresento os primeiros trechos do trabalho que intitulei Jesus, o Profeta Divino:

O Apocalipse é uma revelação de Deus, por intermédio de Jesus, o Cristo Ecumênico, não de João Evangelista. João foi o repórter, o médium psicógrafo que, em êxtase, viu cenas tão extraordinárias num plano sublime — outra dimensão de espaço e tempo — que, ao tentar transpor dessa esfera de luzes o que vislumbrara para as dimensões finitas, o fez de maneira por muitos hoje considerada unicamente alegórica e/ou restrita aos tempos do Cristianismo primitivo. A verdade é que ele não pôde relatar de modo claro aquilo a que seus olhos empobrecidos pela vibração da carne se haviam desacostumado.

De certa forma, essa dificuldade enfrentada pelo Evangelista Profeta enriquece a nossa vida, visto que nos provoca o raciocínio, leva-nos a clarear a mente, para que o nosso espírito possa — vendo o que João presenciou e alcançando o que por ele foi transmitido — iluminar-se das grandezas do Reino de Deus, da importância e da realização impecável de suas profecias.

— "Porque Eu sou o Senhor Deus; falarei, e a palavra que Eu disser se cumprirá. Não será mais adiada; pois em vossos dias, ó casa rebelde, pronunciarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor" (Ezequiel, 12:25).

Como numa prece

Neste despretensioso estudo, vocês poderão notar o nosso cuidado em reunir várias citações de muitos intérpretes do Apocalipse, tendo em vista que, apesar de diferenças conceituais, a fonte de inspiração é a mesma, porque acima de tudo somos filhos de um único Pai, portanto, do mesmo amor, da mesma realidade. Razão pela qual reiterei em "Paz para o Milênio", especialmente elaborada para a Conferência de Cúpula da Paz Mundial para o Milênio, evento promovido pelas Nações Unidas (ONU), em agosto de 2000, na sede da Organização em Nova York/EUA, pensamento meu publicado na "Folha de S.Paulo", em 18/9/1988: — Mais fortes são os fatores que nos unem do que a irreflexão que eventualmente nos separe.

Ora, este é, sem dúvida, o caminho para que possamos sentir — estando na Terra ou no Céu da Terra, porquanto os mortos não morrem — esta descrição confortadora que João, o Profeta Evangelista, faz do mundo ideal a que todos aspiramos, quaisquer que sejam as nossas etnias, religiões, ideologias, ou o que mais o seja, que devemos ler — Apocalipse de Jesus, 7:9 a 12 — como quem profere uma comovida prece:

A visão dos glorificados

— "9 Depois destas coisas olhei, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro de Deus, trajando vestiduras brancas, com palmas nas suas mãos;

"10 e clamava com grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Divino Cordeiro pertence a salvação.

"11 E todos os Anjos estavam de pé em derredor do trono, e dos anciãos, e dos quatro seres viventes: e ante o trono se prostraram sobre os seus rostos e adoraram a Deus,

"12 dizendo: Amém. Bênção e claridade, e o louvor, e a glória, e a sabedoria, e ações de graça, e a honra, e o poder, e a fortaleza sejam ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém. (...)".

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

[email protected]

www.boavontade.com


Autor: Álida Santos


Artigos Relacionados


Apocalipse E Genoma Do Universo

Bruninha - Situações Engraçadas Do Dia-a-dia

Deus é O Meu Refúgio

Reflexão - O Sentimento De Amor Legítimo

Aids - O Vírus Do Preconceito Agride Mais Que A Doença

Aluno Representa Escola Da Lbv No Parlamento Jovem

A Verdadeira Independência Do Brasil