A Importância do Estágio de Observação



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

CURSO LETRAS/ESPANHOL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

A importância do Estágio de Observação.

Desenvolvendo Teoria e Prática

 

Terezinha de Jesus da Silva Aguiar

 

Resumo: Este artigo tem como objetivo, registrar a importância encontrar no estagio de observação realizado nas turmas de 7ª e 8º ano, na Escola Estadual Professora Maria Esther Perez, localizado à Rua 03, Qd. 07, Setor Sul, Vila Rica/MT.

O período de observação e desenvolvimento das atividades entende se por Estágio Supervisionado o tempo de prática profissional, durante o qual, o aluno habita-se no exercício da profissão.

Com o objetivo de tornar o ensino mais significativo para o estagiário ele veio com grande ênfase. Fazem-se também algumas considerações importante sobre o estágio de observação. Dessa forma, espera-se oferecer uma leitura mais aberta da importância do Estágio de observação na vida acadêmica.

Palavras Chave: Desenvolvimento e Prática

Introdução

O presente artigo procura enfatizar a observação, demonstrando o seu desenvolvimento pedagógico na educação como metodologia que possibilita mais conhecimento e significado ao processo de ensino e aprendizagem, tem em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e desenvolvimento construtivo do acadêmico.

A observação é fase inicial então é por meio dele que o acadêmico reflete e expressa a maneira de estagiar, ordenar e organizar o seu espaço.

Para o estagiário é inevitável o processo de observação aqueles envolvidos na educação e que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Segunda (Pimenta 2004, p. 120)

“O estágio tem por objetivo, preparar o estagiário para a realização de atividades na escola, com os professores nas salas de aula, bem como para a análise, avaliações e crítica”.

Desenvolvimento

O estagiário é capaz de desenvolver, importantes capacidade como: atenção, imaginação, criatividade, memorização e ainda a capacidade de socialização através da interação e da utilização de regras. E também criar e possibilitar situações para se desenvolver dentro de um mundo real, que se faz presente entre os professores/estagiários.

No estágio de observação, essa realidade se faz moralmente nessa fase. O estagiário acadêmico e observador constrói algumas concepções e adquirir novos conhecimentos. Uma vez que o conhecimento adquirido no decorrer do curso não são suficientes para a formação do futuro professor.

O estágio deixa de ser um momento privilegiado da aprendizagem, e torna-se um momento de testes, para a verificação do desempenho do decorrer da vida profissional.

Sobre o campo do estágio destacam aspectos importantes dessa discussão, e enfocando três eixos que precisa ser apropriados nesse momento para situar essa analise:

  • O conceitual: O sentido da reflexão no estágio e a necessidade se considera o diálogo entre pares como as referencias teóricas em atividades coletivas e individuais;
  • O metodológico: A reflexão no estágio tem como conteúdos além dos aspectos diferentes ao professor e seus saberes o estudo do sistema de ensino e escola estrutura e organização de ensino devem incluir em suas políticas de formação continuada as ações de desenvolvimento profissional e qualificação docente, as escolas sempre são o ponto de partida e chegada nos estágios e ações de formação continuada.

Nos deixa claro, que o estágio supervisionado é mais do que um currículo na vida do professor/acadêmico, podendo afirma que “Estágio” é “Aprender” pois o estagiário aprende estagiando.

Metodologia

Para o professor/estagiário não bastasse preocupar somente com o ensino aprendizagem, com as práticas teóricas com a linguagem em si, mas também, com a chegada na unidade de ensino onde e é iniciado o estagio de observação.

A interação com o corpo docente da escola em que o estágio será ministrado e de grande valia, nos seguintes quesitos que serão registrados:

  • O planejamento didático
  • Tempo hora/aula
  • Matérias pedagógicos a serem adotados
  • Comportamento
  • Dificuldades e facilidade no ensino aprendizagem

E por necessário que o professor acadêmico venha ter com base esses conhecimentos acima citados para que possa ser assumido o compromisso com responsabilidade de ser um “professor”.

Conclusão

É importante ressaltar que só é possível conhecer, o que é ser um professor, quando o futuro professor reconhecer um poço de como é a vida de um profissional da educação.

Assim será possível o acadêmico/estagiário redescobrir e reconstruir em si mesmo, o gosto pela profissão.

Deve-se considerar que a observação é um ato de enorme importância e que traz oportunidade para o professor discente de vivenciar a realidade, as dificuldades e as necessidades de uma sala de aula.

A partir dessa prática pedagógica observada o professor/acadêmico passa conhecer e a entender os planejamentos como um todo, e para os próximos passos.

Referências:

Pimenta e Lima, 2004, p.102.

www.revistadoprofessor.com.br


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