Definição de Retórica e Poética



Definição de Retórica e Poética

Procurei definir Retórica e Poética baseado nas reflexões de Platão e Aristóteles, no que diz respeito ao campo de atuação, a literatura, de ambas as disciplinas na antiguidade clássica, sem atentar muito para o aspecto da evolução no percurso histórico, desde as origens, Idade média, Renascimento, surgimento do Romantismo, século XIX, XX e nos tempos atuais.

A Retórica trata da oratória, raciocínio e persuasão, como bem mencionou Aristóteles em sua “Arte Retórica”. O objetivo principal da Retórica é persuadir, ou seja, tornar o falante persuasivo através de técnicas rigorosas de argumentação. Não poderia deixar de fazer menção a Platão, que, em seus diálogos, fez uma reflexão relacionada à hipertrofia da linguagem identificada com a dialética, a qual contribuiu bastante para uma maior eficiência na eloquência, ou seja, na arte de persuadir. Portanto, poderia definir a Retórica como a Arte da eloquência ou persuasão.

A Poética pela visão de Aristóteles, lida com a poesia, mímesis, verossimilhança, e catarse. Desse modo, a Poética estuda as características dos três gêneros: narrativo ou épico, lírico e dramático. Nos quais predominam uma versificação na poesia, imitação das essências do mundo, aparência da verdade e o efeito moral e purificador. A título de ilustração, gostaria de ressaltar a catarse, que é esse efeito moral e purificador, que ocorre, por exemplo, na encenação de uma tragédia clássica, cuja situação dramática, de extrema intensidade e violência (para com o indivíduo), trazem à tona os sentimentos de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação desses seus próprios sentimentos. Assim, a Poética pode ser definida como a Arte da imitação ou representação.

Apesar da importância da Retórica para a História da Literatura, ela foi reduzida a mero inventário de figuras, mas, essenciais para análise e construção de sentido dos textos literários. A Poética absorveu estas figuras retóricas, não deixando morrer o fascínio da eloquência, tão apregoada pelos mais importantes filósofos da humanidade, principalmente, Platão e Aristóteles.

Bibliografia:

SOUZA, Roberto Acízelo de. Retórica e Poética. in: Iniciação aos Estudos Literários. São Paulo: Martins Fontes, 2006, PP.158-64.

SIQUEIRA, Ana Márcia Alves. Poética e Retórica na linha do tempo. In: Teoria da Literatura II. Fortaleza: Instituto UFC Virtual, 2012.

Ceia, Carlos. E – Dicionário de termos literários. Disponível em: http:// www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/Verbetes.htm. Acesso em 6 de agosto de 2012.


Autor: Orlando Rocha Machado


Artigos Relacionados


Linguagem E Persuasão

Arte-mulher

Analise Do Discurso Orador Baseado Na Teoria Retórica De Aristóteles

A SeduÇÃo No Discurso

Resenha Do Livro Linguagem E PersuasÃo De Adilson Citelli

Teoria Literária I

AnÁlise Do Poema “amor Vivo” Do Autor Antero De Quental