Lesões por sobrecarga



Existem fatores individuais que predispõem as lesões, como o desempenho inadequado de um exercício, técnica imprópria ou um movimento infeliz possa causar danos durante o treino.

Da mesma forma, uma das principais causas de lesões em atletas profissionais é a sobrecarga ou uso excessivo de um músculo ou articulação. Isto é, realizando movimentos repetitivos que envolvem os mesmos grupos musculares e não permitem bom descanso e recuperação, e que pode levar a uma lesão de esforço (o caso mais comum e o cotovelo de tenista)

Além disso, a sobrecarga pode ser dada pela intensidade utilizada para exercer o treino por exemplo sem o uso adequado dos Acessórios Fitness, não apenas pela freqüência do uso de um grupo de músculos ou articulações.

Portanto, devemos ter muito cuidado para levantar pesos e fazer exercícios a cada treino que ainda estimulando o músculo, não sejam pesos alem da nossa capacidade de controlar lhos.

Sempre que os músculos são submetidos a um esforço, algumas fibras são feridas.

Porque há menos fibras saudáveis que respondem ao esforço físico, e as chances de lesão se o exercício requer a mesma intensidade para menos fibras é superior.

O certo seria dar o tempo necessário para recuperar as fibras musculares e poder continuar a responder como gostaríamos.

Por isso, a maioria dos atletas, exercerem áreas diferentes, dependendo do dia e do esforço, ou variar a intensidade para evitar o uso excessivo e lesões como resultado de sobrecarga.

Devem-se exercitar grupos musculares um dia e deixá-los descansar no dia seguinte, enquanto outros são malhados.

Caso contrário, você pode exercitar os músculos com diferentes métodos e exercícios todos os dias, de modo a não repetir exatamente os mesmos movimentos num Banco de musculação. também sem sobrecarregar as articulações.

Além disso, há fatores biomecânicos que podem predispor uma lesão de esforço, por exemplo, têm alguns músculos, tendões e ligamentos quando o esforço é fraco, e que pode sobrecarregar as articulações ou outras partes do corpo. Isto é resolvido através do aumento da intensidade que progressivamente carrega para garantir uma resistência ótima para evitar ferimentos.

Outros fatores biomecânicos são anormalidades estruturais no corpo que podem causar tensões anormais em diferentes regiões do corpo, por exemplo, têm a sobrecarga nos ossos dos pés e das pernas, aumentando o risco de fraturas.

Entre as lesões por sobrepeso mais comuns encontrados fascite, tendinite, fraturas ou dores musculares graves.

A boa notícia é que tudo isso tem uma forma de prevenção, e para isso, é melhor não ignorar o warm-up para o esforço, fazer um processo adequado de alongamento.

Além disso, permitir a recuperação de cada músculo com descanso adequado, que é favorável para evitar lesões por sobrecarga (over use), como diferentes intensidades e movimentos em cada treinamento para evitar o abuso excessivo.


Autor: Gustavo Emilio Frenkel


Artigos Relacionados


Aquecimento Eficiente

Pausa Entre Series

Métodos De Alongamento

A ImportÂncia Dos ExercÍcios De Alongamento No Aumento Da Flexibilidade Muscular E Por ConsequÊncia Melhor Qualidade De Vida

Lesão Muscular

Por Que Fazer Alongamentos?

O Que Escolher Na Academia: Máquinas Ou Pesos?