conjuntivite Bacteriana



Por: Fabiano Rocha Santos

Conjuntivite Bacteriana

O autor: Dr. Marcos Lombo é o autor: Dr. André Lombo a conjuntivite é um processo inflamatório agudo da conjuntiva, podendo  ser por bactéria, por vírus ou alérgica. A conjuntiva é o tecido que fica na parte posterior das pálpebras, indo da região entre o globo e a pálpebra e da esclera até a córnea.

A conjuntivite bacteriana e geralmente causada por um destes microorganismos:  Streptococcus  pneumoniae , staphylococcus aureus,  haemophilis  influenzae, Neisseria menigitids e neisseria gonorrhoeae. E em casos raros por outras espécies.

Os sinais sintomas irão variar de acordo com o agente etiológico causador. Neste capítulo estamos abordando a infecção por causa bacteriana.

Entre os sinais mais importante, podemos destacar: O surgimento de pruridos, lacrimejante, infecção inicialmente de um olhos, podendo ou não atingir a outra vista, coloração meio avermelhado da conjuntiva , exsudato profuso  (material resultante de processo inflamatório) e sensação de areia nos olhos.

O autor: Dr. Marcos Lomba é André Lomba , nos relatam também,  que o diagnostico clinico e laboratorial e feito de exame clinico por um oftalmologista já surge um quadro de conjuntivite.

O exame laboratorial de cultura de amostras do exsudato coletado da conjuntivite, assim como o exame de coloração da secreção existente pelos métodos “gram e giemesa” , confirma o diagnostico.

O tratamento médico e prevenção da conjuntivite,  bacteriana , transcorre em nível ambulatorial.

É feita uma avaliação da acuidade visual pelo aftalmologista. Os materiais purulentos e células mortas são retiradas com lavagem com soro fisiológico. Essa assepsia deverá ser repetida tantas vezes quanto necessários. Compressas mornas poderão ser utilizada. Não deverá ser feita a oclusão do olho atingindo. O paciente deverá manter ótima assepsia das mãos e procurar usar lenços descartáveis e papel, em vez de toalhas de pano para rosto (para evitar a reinfestação ou infecção de outras pessoas), além de trocar diariamente a fronha do travesseiro.

Na conjuntivite bacteriana os agentes medicamentos preferidos são a tobramicina ou gentamicina a 0,3% em gotas, a pomada oftálmica de eritromicina.

A prevenção da conjuntivite, em geral, consiste em medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e evitar o contato com objetivo contaminados

BIBLIOGRAFIA

Autor: Dr. Marcos Lomba

Autor: Dr. André Lomba

Pagina 27

Livro: Clínica Médica- Diagnóstico e Tratamento resgate em saúde

Volume 3

Fabiano Rocha Santos

 

 

 

Santa Rita do Araguaia

15/11/12


Autor:


Artigos Relacionados


Equipe Cirúrgica

Tracoma, Doença Oftalmológica Altamente Contagiosa

Meningite

Clamidia (dst) E Riquetsioses (carrapatos E Pugas)

A Placa Bacteriana

O Enfermeiro Na Prevenção Da Infecção Hospitalar

A Poluição E A Baixa Umidade