Decorar com banheiras vitorianas



As banheiras vitorianas foram originalmente criadas no século XIX  e eram muito usadas no período vitoriano Europeu, essa é a origem do seu nome. É marcada por seu estilo sofisticado com suas formas arredondadas. Vem conquistando cada vez mais adeptos devido a facilidade no momento da instalação, esse modelo de banheira é acompanhado por “pés” feitos em aço, ou de outro material, o que faz com que se torne desnecessário a instalação de uma base, comum em outros tipos de banheiras. Muitas pessoas costumam usar a peça não só no banheiro, como também em quartos e salas como um objeto decorativo. A banheira vitoriana pode ser feita em diversos tipos de materiais, sendo mais comum serem produzidas com ferro fundido, elas também são esmaltadas, dessa forma a temperatura da água pode ser mantida por mais tempo. Existem diversas formas criativas para decorar com a banheira vitoriana, o importante é soltar a imaginação!

Dicas e truques para incorporar banheiras vitoriadas na decoração

Alguns filmes de Hollywood já mostraram a banheira em locais pouco convencionais, como no quarto e até mesmo na sala. Devido o seu formato sofisticado, o importante é soltar a imaginação.

  1. No banheiro de forma tradicional: Apesar de ser o lugar mais óbvio para usar o acessório, a banheira vitoriada é muito usada para renovar a decoração do banheiro. O ideal é que ela seja colocada próxima a janela para que os raios do sol iluminem o ambiente. Elas também podem ser combinadas com paredes de tijolos aparentes para uma decoração mais rústica.
  2. Na sala de estar: Um jeito diferente para usar uma banheira vitoriana é transformá-la em sofá na sala de estar, a ideia já foi explorada em algumas produções de Hollywood, como no filme Bonequinha de Luxo onde a personagem interpretada pela atriz Audrey Hepburn usava uma em sua sala. Nesse caso elas poderão ser aproveitadas inteiras, ou sem uma das laterais, no primeiro caso ela pode continuar sendo usada como banheira, mas no segundo é uma maneira de reciclá-la. Enfeite com almofadas grandes na cor de sua preferência, as quadradas são as mais interessantes.
  3. Sala extra: Elas também podem ser incorporadas em uma sala especial feita sob medida, seria uma espécie de banheiro, mas feito somente para instalar a banheira. O complemento fica por conta dos outros objetos que podem ser incorporadas como plantas ou outros enfeites decorativos.
  4. Cores personalizadas: As banheiras ficam mais exclusivas quando são pintadas com o mesmo tom da parede, ou em cores complementares para criar uma combinação ainda mais interessante. Outra alternativa é enfeitá-la com motivos decorativos como os adesivos que estão cada vez mais populares.
  5. Objetos de ornamentação: No caso das banheiras que são descartadas por algum motivo, elas podem ser usadas apenas como um objeto decorativo, como se fosse uma estátua ou quadro. Nesse caso elas ficam bem em varandas ou corredores que sejam espaçosos e outros ambientes. A cor da banheira vai depender do tipo de decoração pretendida.
  6. No jardim: As banheiras venezianas também ficam ótimas como um complemento ao jardim, no caso de casas espaçosas pode ser criada uma casa de banho ao ar livre, ou simplesmente transformá-la em uma grande “jarro” onde podem ser cultivadas flores, samambaias ou outro tipo de plantas de sua preferência. O importante é fazer com que ela se torne parte da paisagem, esse efeito pode ser ressaltado de acordo com a cor escolhida, que pode ser o verde, o terra ou com a mesma tonalidade da planta escolhida. Essa também é uma maneira de reciclar aquelas banheiras que não são mais usadas.

Autor:


Artigos Relacionados


Deixe Suas Paredes Muito Mais Bonitas

Como Decorar A Casa Com Biombos Decorativos

Como Decorar Sua Casa

Decoração Para Quartos

Que Tal Decorar Pintando A Parede Com Duas Cores?

Poltronas, Sofisticação E Conforto.

Planejamento Para Decoração De Banheiro