Relatório do Encontro de Professores de Língua Portuguesa



Língua Portuguesa - objetivo gerais dos PCNs

       

 

Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado.

Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de:

  • Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos — tanto orais como escritos — coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;
  • Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;
  • Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado;
  • Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
  • Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
  • Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;

Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;

  • Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
  • Conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia. 

Relatório do Encontro de Professores de Língua Portuguesa

        No dia 29 de fevereiro aconteceu um encontro de professores da área de Língua Portuguesa, envolvendo os professores do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, na qual houve trocas de experiências. Cada professor deu depoimentos sobre como trabalham a Língua Portuguesa em sala, apresentaram seus trabalhos, citando os pré requisitos de cada ano/série: O ponto mais discutido foi como trabalhar e corrigir produções textuais.

Professora Elisângela – Redação:

 “Quando recebo os alunos quero saber os critérios de que cada um, para poder mostrar e ensinar o meu, olhando como introdução. Para ajudar os alunos, faço a correção a lápis, pois não tenho que atingir o emocional. Se o aluno tem dificuldade de grafia, coloco alguns pontos como: clareza, pontuação e concordância, isso começando no 1º ano para quando chegar no 3º ano, eles já possam estar sanando as dificuldades que tinham. Percebo que o aluno tem problema de grafia, quando no primeiro parágrafo escreve a palavra correta e no final do texto escreve a mesma palavra errada. O aluno quando tem muitos problemas, solicito que o mesmo refaça o texto. Nos últimos anos, estou tendo certa dificuldade ao corrigir os textos, pois os alunos ao escrever, estão usando muitos códigos, temos que mostrar onde não pode ser usado e sim, mostrar os critérios propícios, isto é criando um critério único deste do 1º ano de Ensino Fundamental I. Não gosto de trabalhar produção no caderno pequeno, pois não tem a estrutura certa, ou seja, é limitado, o caderno grande já tem a estrutura apropriada. Devemos observar a quantidade dos alunos que têm problema de grafia e ao reunir os professores da disciplina, o intuito não é rotular o aluno e sim passar para o professor, a facilidade e dificuldade de cada um”.

Professora Adriana- 6ª e 7ª séries

“Percebo que quando os alunos chegam na 5ª e 6ª série, a produção ainda está muito solta, ao chegar na 7ª é quando eles vão ter a definição da estrutura, como utilizar a escrita fazendo o fechamento, estando está apto a ir para a 8ª série. Quanto a correção na 4ª série desenvolvo passando um traço, para o aluno corrigir observando o erro e buscando no dicionário a palavra correta”. 

Professora Mônica- 5ª e 6ª séries

“Trabalho a produção de maneira que os alunos possam expor suas idéias de forma mais clara, colocando que a produção tem uma estrutura como: começo, meio e fim, e que observem também a estrutura do caderno como a margem. Faço a correção com lápis, passando um traço embaixo da palavra escrita errada, e peço para escrever corretamente procurando no dicionário.”

Professora Ellen- 8ª e Ensino Médio:

“Quando os alunos chegam ao ensino médio e começam a entender melhor as regras, passam a escrever melhor. Lembro de quando trabalhei uns livros na 6ª série, fazendo a leitura junto com eles em sala, e quando os mesmo chegaram no 3º ano, pediu para lerem os mesmos livros, mostrando então, o quanto aquela leitura marcou para os mesmos. O aluno tem que buscar as palavras erradas no dicionário, deste do Ensino Fundamental I.”

Professora Fátima- 2º ano

Toda dificuldade do aluno, porém da falta de leitura, o professor adota o livro, o aluno ler, mas conhece a obra, o professor tem que mostrar a obra, usando o critério de apresentação, do autor, edição, etc. Se o professor não gosta de ler, como é que o aluno vai passar a gostar da leitura. Priorizo a leitura e escrita, além de produções textuais. Não priorizo a letra, não passo caligrafia, pois o aluno já escreve todos os dias. Quanto à agenda, faço a leitura dela toda, para que eles, já possam ter aptidão a leitura, usando também o dicionário.”

Coordenadora Lucinei:

“Sugiro, para que todos os professores olhem a quantidade de aulas, e escolham um horário, para que fique determinado aquele dia para leitura e produção, afim de incentivar o aluno.”

Professora Maria Inês- 4º ano

“Os alunos persistem em grafar as letras incorretamente, eles vêm dos outros anos sem definir as letras a e o. Os alunos ao chegar no 4º ano, tem dificuldade quanto a estrutura como margem, ou seja , a estética do caderno. Minha preocupação é fazer que a criança escreva de forma correta observando bem a grafia.”

Professora Patrícia- 1º ano

“No inicio trabalho mais a leitura e escrita, fazendo com que os alunos conheçam as palavras, deixando a produção para o terceiro trimestre. Trabalho a ciranda da leitura depois de julho, os alunos levam o livro para casa, onde os pais possam acompanhar. Na roda de história começo mostrando as imagens, para depois iniciar a leitura. Incentivo a produção, lendo para todos suas próprias histórias e cada término de uma história eles batem palmas.”

Professora Napoliana- 1º ano

“Adoto o mesmo processo da professora Patrícia, pois trabalhamos em conjunto.”

Professora Cristina- 2º ano

“Trabalho a leitura pedindo aos alunos que levem o livro para casa, para que possam ler no fim de semana. Tenho uma caixinha onde eles possam escolher o livro, após a leitura, peço para que os mesmos façam uma resenha.”

Professora Ana Rita- Ensino Médio

“Os alunos não gostam da disciplina História Da Arte. Faço a correção do texto com muita observação, onde os alunos questionam que eu não sou professora de Português, eles têm dificuldade de assimilar, ou seja, desconhece o significado de certas palavras.

      Ao final da reunião foi colocado como proposta uma hora de leitura, envolvendo todo o período, em torno de um Tema Gerador. Após a leitura cada professor poderá produzir textos relacionados ao tema, com os seguintes critérios:

  • Para produção;
  • Correção;
  • Avaliação.

     Determinar um dia, uma hora de leitura para toda a escola do portão à direção, como determinar também uma aula na semana para trabalhar a produção em sala.

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