CRIANÇA PASSA A TER ACESSO AO MUNDO DA LEITURA



 CRIANÇA PASSA A TER ACESSO AO MUNDO DA LEITURA

Nestes últimos anos, muitos estudos e pesquisas sobre o trabalho com a literatura infantil na pré-escola têm suscitado interesse dos professores que trabalham com essa faixa etária.

Durante este estudo pude perceber que a literatura infantil esta presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, isto é, nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, no ouvir historias contadas pelos familiares. Mas, é na escola que a literatura tem o poder de construir para a criança, um elo lúdico entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o mundo da escrita, dos signos convencionalizados e impostos pela cultura.

 A partir do momento em que a criança passa a ter acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo, do desenvolvimento pessoal e do mundo que a cerca. No entanto, cabe-nos ressaltar, a necessidade da literatura ser trabalhar de forma dinâmica na vida da criança, acreditando que, com os estímulos, a maneira como a escola vive e convive com o mundo literário, influencia muito na formação da sensibilidade da criança, pois o momento de ouvir ou inventar uma historia representa um dos momentos mais significativos para a criança e para as atividades pedagógicas, porque proporciona um momento mágico para ela com um valor educativo sem igual. O estagio foi realizado no centro municipal de educação infantil “Caminho do Saber”. Acompanho-me no estagio a Professora regente da turma - pré ll Soelir  tendo sua formação no curso: Pedagogia.

 O primeiro dia frente à turma confesso que fiquei um pouco sem saber o que fazer, pois as crianças são atentas e percebe tudo que se passa a sua volta, a professora mi apresentou para a turma disse que eu ia fica alguns dias, eles prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou, seja a minha postura, (comportamento) sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.

A intervenção foi feita no período vespertino, durante seis dias, conforme combinado com a professora regente, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; português, matemática, educação física e artes.

Escolhi como tema literatura infantil por ser riquíssimo em conteúdo, Este projeto será aplicado completando uma carga horária de no mínimo 24 horas, durante seis dias. Não tenho o objetivo de acabar com a metodologia utilizada pelos profissionais da pré-escola, mas sim, aproveitar o que trazem para aperfeiçoar, procurando estabelecer uma nova proposta.

Será realizado um trabalho em sala de aula, com a utilização de livros e atividades será trabalhado vários livros importantes da literatura, todos voltados e adequados para a pré-escola, com os objetivos:

Ampliar o desenvolvimento da criança trabalhando a Literatura Infantil na leitura e escrita do dia-a-dia.

Compreender como o mundo literário participa de nossas vidas, transvertido de diferentes formas.

Enfim, a proposta de avaliação e que não apenas a criança é avaliada, mas todo o trabalho pedagógico oferecido a ela também é avaliado, repensando e modificando sempre que necessário. Não é uma avaliação final, pontual, retratando um único momento da criança. Mas uma avaliação processual, observando a participação interesse e desempenho nas atividades dos alunos.

Isabel Maria Macedo

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Leitura E Letramento

A Literatura Infantil E O Referencial Curricular Nacional Para Educação Inafntil

A Importância Da Literatura Infantil No Processo De Ensino E Aprendizagen

O Lúdico E A Criança Na Escola

Orientar Para A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

Literatura De Cordel E Suas Contribuições Para O Ensino De Leitura Na Escola

O Papel Da Atividades Lúdicas No Desenvolvimento Da Linguagem Oral Contemplado ás Areas Do Conhecimento.