O HOMEM CERTO NA DIREÇÃO ERRADA. Quando tomamos uma direção errada: Jeremias 7.23-27



O HOMEM CERTO NA DIREÇÃO ERRADA. Quando tomamos uma direção errada: Jeremias 7.23-27

JONAS 1:1 A 3.

O texto diz que Veio a Palavra a Jonas, ele não se assustou, não era a primeira vez isto quer dizer que ele tinha relacionamento com O Senhor. Jonas viveu num período difícil na história de Israel, período em que Israel estava sob o poder dos Assírios. A Assíria foi o 2º Império Mundial a oprimir Israel, pelo período de + ou -200 anos antes do domínio babilônico.
Nínive era a capital da Assíria, um dos povos mais cruéis e violentos da face da terra. Os Assírios tinham o hábito de matar lentamente seus prisioneiros com torturas como o “Crime do Bote”, quando então amarravam a vítima sobre o sol, de braços estendidos dentro de uma espécie de barco-bote, talhando seus rostos passando leite e mel no lugar ferido para que atraíssem as moscas. A vítima era comida por vermes ainda em vida. Outras vezes os assírios simplesmente arrancavam a língua da vítima deitada no chão amarrada sob o sol. 

1ª coisa que aprendemos com Jonas é a excelência de um chamado divino.

Ele desce para Jope, desce para o fundo do navio, desce para as profundezas do mar. Jonas perdeu a sua própria identidade, ninguém o reconheceu: jn 1:8  Ele tomou o caminho errado, nada dá certo: o barco não anda, o vento é contrário, a sorte não está a seu favor;  a solução para o problema de Jonas não estava em mudar as circunstâncias externas, mas em mudar o seu coração. O problema não era a tempestade, o excesso de peso do navio, a força dos ventos o as ondas - o problema era o seu coração. Um coração rebelde, obstinado em fazer a sua própria vontade. As circunstâncias eram apenas um reflexo da atitude do seu coração em não obedecer à vontade de Deus. Era preciso mudar o seu coração, pois ele, sabendo da verdade, preferiu persistir no erro.  Muitos nessa atitude acabam caindo no mesmo declínio que Jonas, Sabem da verdade, mas preferem optarem por um caminhar errado e (como Jonas) caem nas profundezas da escuridão, porque tomaram as suas próprias decisões seguindo o seu próprio caminho. QUANDO ESTAMOS NO CAMINHO ERRADO TUDO AO NOSSO VER PARECE ESTAR CERTO

A-  porque as pessoas andam para trás:

PORQUE  – NÃO ESTÃO OUVINDO A VOZ DE DEUS

2º Pela má utilização do livre arbítrio. QUANTOS PENSAM a vida é minha e faço e que eu bem quero, mais esquecendo que o livre arbítrio é a educação que DEUS concedeu par o homem. Quando saímos da direção recebida por Deus, e tomamos O barco da vontade-própria, ventos e tempestades podem surgir, e o naufrago é certo, e podemos ser lançado no mar, não confunda a uma grande diferença quando Jesus te convida para estar no barco, quando Ele esta no barco é certo que hvera bonança mais quando nós queremos ir sozinhos há um grande perigo. SE queremos tomar uma direção errada, Deus vai nos respeitar, mais não podemos reclamar quando a tempestade  da desobediência vier, pois as consequências são de nossa inteira responsabilidade. Cuidado com a desobediência. O rebelde do barco era Jonas mas houve um grande prejuízo a todos que estão no barco com ele, todos ali sofreram a consequência de sua desobediência. Existem dois caminhos que o homem pode tomar, o seu caminho ou o caminho de Deus, O homem sempre quis fazer seu próprio caminho. No jardim do Éden, vimos Adao procurando fazer o seu próprio caminho, e qual  o qual lhe trouxe um grande prejuízo, foi expulso do jardim.

3ª Existe um tempo de Deus para a respostas das nossas orações. Por mais que Jonas clamasse para sair do ventre do peixe, Deus só o tiraria dali quando ele aprendesse toda a lição

O prejuízo de tomar uma direção erada.

 

Genesis 13:9 pt c Abraão diz a Ló: se escolheres para a esquerda irei para a direita, e se escolheres para a direita irei para a esquerda, ló levanta os seus olhos e escolhe os termos de Sodoma, vs 13 a palavra diz que eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o senhor. Resumo da história; Ló tinha uma família bens tudo quando escolheu o seu caminho, mas perdeu praticamente tudo, sua mulher se convergiu numa estatua de sal, e le foi morar numa caverna com sua duas , e sua descendência ficou debaixo de maldição pelo pecado das mesmas Gn 19:26,30.

Rute-1.0-1:6 Neste texto, vemos a história de um homem chamado Elimeleque, tomando uma decisão que mudou a sua vida, a vida de sua esposa e de seus filhos. O livro de Rute corresponde à época dos Juízes, e nesta época, não havia Rei em Israel, o povo fazia o que bem entendia e agia da forma que eles achavam correto. A princípio, esta decisão parecia ser correta, mas não foi. Elimeleque vendo a situação do país, a fome; então pegou sua esposa e seus filhos e foram para Moabe, onde havia muita idolatria, um local de pecado, onde as pessoas adoravam a um deus que não era O Deus verdadeiro. O resultado, a sua morte e a morte de seus dois filhos.

 Em 1º reis 13 Deus designa seu servo para realizar uma obra e disse não comerás pão, nem beberás agua e não voltarás pelo mesmo caminho, mas este homem não ouviu a voz de Deus antes deu ouvido a um profeta que lhe mentiu e fez tudo ao contrário que Deus lhe tinha designado, foi morto por um leão cp 13:9, 11,13,18,20 a26.

Quando tomamos a direção certa:

Abraão Gn 13: 14 a 17, cp 24:35 temos  Deus agindo em nosso favor , para que a sua promessa cumpre sobre nós, pois a nossa vitória é certa.

Rute; seu histórico era de uma linhagem que estava sobre maldição: mas veja o que ela disse a Noemi: RUTE :1:16 não me instes para que te deixa, e me afaste de ti; porque onde quer que tu fores irei eu e onde quer que pousares a noite ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus. TOMOU UMA DIREÇÃO CERTA E SUA HISTÓRIA FOI COMPLETAMENTE MUDADA.

Zaqueu: lc 19:9 Jesus disse a ele hoje veio salvação a esta casa. A PARTIR DAQUELE DIA ELE ESCREVEU UMA NOVA HISTORIA.

Pr Alécio ICVV Presidente Olegário MG/ PSICOPEDAGOGO E BACHAREL EM TEOLOGIA.


Autor:


Artigos Relacionados


Homem Mau

Mudança Radical

Duas Ou Três

O Homem No Início...

Cocaína Na Cintura

Cassino

Atos De Fidelidade