A INSERÇÃO DA CRIANÇA NO CONTEXTO HISTÓRICO DE SUA CIDADE



A INSERÇÃO DA CRIANÇA NO CONTEXTO HISTÓRICO DE SUA CIDADE

Quem não tem história não tem rastro, não cria, nem tampouco acumula conhecimento. Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que têm, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação. Cidade também se faz com história e com identidade. É mais do que um acervo cultural e natural, é sentimento.

Em 1969, o educador Paulo Freire já falava sobre o papel conscientizador da educação, a qual leva a todos os envolvidos – docentes, discentes, pais e comunidade – a refletirem sobre seu destino, suas responsabilidades e seu papel no processo de vencer o atraso cultural e os problemas enfrentados pela população. A educação proposta por ele é aquela que está relacionada com a vida do sujeito, seu meio, sua comunidade, sua realidade local.

Os alunos precisam conhecer o passado e como se deu o desenvolvimento de seu município para valorizar o seu presente e tecer sonhos para chegar ao futuro. E cabe a escola ajudar o aluno a perpassar por todos esses caminhos. É de fundamental importância para o crescimento intelectual e social do cidadão, fazer com que o educando se aproprie de conhecimentos sobre o desenvolvimento do seu município ao longo do tempo e que esse conhecimento adquirido favoreça o desenvolvimento futuro de sua cidade, transformando-o em cidadão participativo e responsável.

O resgate da história local é necessário para que a criança possa compreender valorizar, preservar o patrimônio local de forma a situar- se neste contexto. Sua inserção no contexto histórico e cultural de sua cidade facilitará sua compreensão de mundo, de tempo e espaço.   Fará com que ela se perceba como um cidadão participativo do processo social e político, facilitando sua integração na luta pelo desenvolvimento do seu município com responsabilidade. Ao fazer isso, a escola colabora para que a criança reconheça a presença de outros tempos no seu dia- a- dia e aumenta sua capacidade para compreender fatos e acontecimentos históricos culturais mais complexos situando-a dentro do estado e do país, proporcionando assim, uma educação cidadã a partir de elementos da história.

  

Professora NEUSA DA SILVA NARDELI


Autor: Neusa Da Silva Nardeli


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