PEDAGOGO EMPRESARIAL: PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS



RESUMO

O presente trabalho aborda a questão da atuação do pedagogo nos ambientes não escolares, focando o Pedagogo nas empresas e considerando que este campo da educação ainda não foi suficientemente explorado. Tem como finalidade verificar através de pesquisas bibliográfica as contribuições da Pedagogia Empresarial para as empresas. O trabalho pedagógico está entrando em cena para ajudar a amenizar esse problema trazendo dinâmicas de grupo, diálogo, pesquisa, debates, enfim algo novo e diversificado para mudar a rotina de quem passa horas e horas dentro de seu ambiente de trabalho, valorizando assim o trabalhador que acima de tudo é um ser humano que necessita ser reconhecido como tal. É por este motivo que as empresas estão abrindo as portas para o pedagogo empresarial para que possa trabalhar de modo consciente e competente na elaboração de projetos de modo a solucionar os problemas dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que sejam indivíduos criativos e que possam trabalhar em grupos.

Palavras-chave: pedagogo empresarial, projetos, educação.

ABSTRACT

This paper addresses the work of teachers in non-school settings, focusing on business and the Pedagogue considering this field of education has not been sufficiently explored. Its purpose is to check through bibliographic research contributions of Entrepreneurial Pedagogy for businesses. The pedagogical work is coming into play to help alleviate this problem by bringing group dynamics, dialogue, research, debates, finally something new and diverse to change the routine of someone who spends hours and hours in their work environment, thus enhancing the worker it is above all a human being who needs to be recognized as such. It is for this reason that companies are opening their doors for business educator so you can work conscientiously and competently in preparing projects to solve problems within the working environment, making them creative individuals and they can work groups.

Key Words: business educator, projects, education.

 

 

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo inicial desvelar a atuação do pedagogo nas organizações empresariais. Por acreditar na necessidade desse profissional em todas as instâncias em que há ensino e aprendizagem e não somente na escola, são trazidas aqui para discussão algumas reflexões sobre o perfil e competências para sua atuação no contexto empresarial.

Paralelamente aos estudos, ocorreu à disciplina Educação em Organizações não Escolares e durante as aulas percebeu-se que o pedagogo possui um leque de opções quanto a sua atuação em espaços não escolares, mas que a procura é maior que a oferta, fato este que se justifica pela precária divulgação de quais são as habilidades e competências do profissional pedagogo e de onde estas podem ser aplicadas. Desta forma, torna-se importante um estudo a cerca do assunto.

Este artigo visa elaborar um levantamento bibliográfico para melhor definir quais são o perfil e papel do pedagogo empresarial, com a condição de que a educação pode ocorrer em todos os setores da sociedade seja formal, informal ou não formal. Em seguida apresentam-se os principais desafios que este profissional encara para realizar seu trabalho. O artigo conta com os conhecimentos e pesquisas das autoras Antônia Almeida, Luciana Almeida, Mary Ceroni e Miriam Pascoal, que trazem análises essenciais sobre o pedagogo empresarial, sua formação e atuação no mercado, além de apontar sua responsabilidade como protagonista da prática educativa.

Antes de iniciar a reflexão é importante ressaltar que devido as constantes mudanças que a sociedade está sofrendo dia a dia e consequentemente as organizações empresarias, e levando em consideração que estas necessitam de adequar-se rapidamente para manterem-se ativas no mercado competitivo, deixam a desejar o desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho.  Desta forma, surgem insatisfações por parte dos funcionários e pela lógica, segue-se de queda na produção. É neste contexto que o pedagogo se faz importante, pois traz consigo a competência que melhor lhe identifica: a organização.

Este artigo tem, portanto, como objetivo principal, investigar o papel do Pedagogo e as funções que este profissional pode desenvolver em ambientes empresariais. Pretende-se ainda, como objetivo específico, investigar quais as competências previstas para atuação do pedagogo diante das exigências do mercado de trabalho, que procura um multifuncional capacitado.

1. PERFIL DO PROFISSIONAL

O pedagogo tem ganhado espaços cada dia mais na sociedade, levando em consideração que a prática educativa existe na maior parte dos ambientes. O fato de esta ser uma das profissões que busca sua identidade torna-se necessário abrir o leque de opões e analisar quais as possíveis contribuições que este profissional pode somar. Sabemos que na atualidade o pedagogo desenvolve trabalhos além-escola e neste sentido surge uma dúvida quanto a sua formação, se este está preparado para enfrentar novos desafios dentro e fora da escola.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aprovado em dezembro de 2005, traz que todo pedagogo deverá:

 "[...] atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas." (CERONI, p. 6, 2006).

O pedagogo é visto como multifuncional, um profissional generalizado, sendo assim, cabe aqui analisar e aprofundar como este especialista em educação poderá aplicar suas habilidades em outro âmbito. É necessário destacar que cada pedagogo se identifica com uma área específica de atuação, sendo essencial traçar um perfil para cada uma delas. Como o foco principal deste artigo é analisar a profissão do pedagogo empresarial, é que este irá apontar qual perfil de pessoa poderá atuar nesta área. Porém, é necessário antes saber por que as empresas precisam deste profissional que sempre foi específico da área educacional.

Sabe-se que com todas as mudanças do dia a dia as grandes empresas necessitam redesenhar-se para o novo mercado de trabalho, são incluídas nestas mudanças, as crises econômicas. Logo, os cargos e suas atribuições também foram modificados, entretanto, o clímax desta questão é que estes profissionais destes cargos deverão se adequar e como isto será realizado se o mercado não espera? Além disso, “os trabalhadores precisarão reciclar-se periodicamente para manter seus conhecimentos atualizados e desenvolver outras habilidades." (CERONI, p.3, 2006). É óbvia a necessidade de um profissional com um perfil voltado a ajudar a organização, de qualquer segmento, a atingir os seus objetivos e metas organizacionais.

Pascoal (p.94, 2006) argumenta que além dos conhecimentos gerais que são proporcionados pelos cursos de Pedagogia, outros conhecimentos do pedagogo fazem com que ele seja importante para as empresas e podem ser assim identificados: conhece recursos auxiliares de ensino, entende do processo de ensino-aprendizagem, sabe avaliar seus programas, estudou didática (arte de ensinar) no seu curso superior, sabe elaborar projetos. Além desses pré-requisitos que são indispensáveis à função, outros se fazem necessários para uma boa atuação profissional.

O pedagogo independente do ambiente que trabalha, “deverá, sobretudo, ser capaz de integrar a dimensão técnica a uma preocupação com a ética, a estética, a política e a prática cotidiana” (CERONI, p.4, 2006).

Sendo assim, ao sair de sua formação inicial o pedagogo deverá adotar uma postura pró-ativa, bem como adotar iniciativas educacionais que valorizem a diversidade; e ainda, em participação efetiva nos relacionamentos interpessoais. “A valorização recai sobre o raciocínio, capacidade de aprender, capacidade de resolução de problemas e capacidade de tomada de decisão, entre outras.” (CERONI, p.8, 2006).

Especificando o perfil do pedagogo empresarial, este pode ser caracterizado pela flexibilidade em suas ações, capaz de adequar-se em diversas situações, é necessário que conheça a área de Recursos Humanos, para manter bom relacionamento interpessoal com todos os trabalhadores da organização, administrando os conflitos que possam existir, logo é mestre em comunicação. É acima de tudo um trabalhador comprometido e reconhecido pela habilidade de buscar soluções, precisa ainda, ter conhecimento de princípios de educação popular; ter competência e habilidade para planejar, organizar, liderar, monitorar e empreender.

Segundo Almeida, além de todas essas características:

O Pedagogo para atuar em um âmbito empresarial deve ter uma base teórica que reúne investigação e prática, dando foco para conhecimentos específicos do campo educacional nas organizações, para desenvolver suas atividades em uma empresa é preciso um entendimento profundo dos comportamentos humanos no contexto organizacional, afinal sua atuação está totalmente voltada para a dimensão humana. (ALMEIDA, p.3, 2012).

Em pesquisas realizadas pela autora Pascoal (p. 93,2007) é possível identificar o perfil de pedagogo desejado pelas empresas, que se baseia na criatividade, espírito de inovação, compromisso com os resultados, pensamento estratégico, trabalho em equipe, capacidade de realização, direção de grupos de trabalho, condução de reuniões, enfrentamento e análise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas, bem como problemas profissionais.

Com tantas habilidades exigidas é possível concluir que a graduação não é suficiente para preparar este profissional para o mercado, sem esquecer que muitas instituições não oferecem em seus cursos de Pedagogia alguma base sobre o setor Empresarial, é necessário então, buscar especializações para poder atuar na área, além de permanecer em constante formação. É importante que o indivíduo interessado em seguir esta carreira, aperfeiçoe sua comunicação e exercite o ouvir, já que irá lhe dar com pessoas, suas relações e comportamentos.

2. COMPETÊNCIAS DO PEDAGOGO NA ÁREA EMPRESARIAL

Acredita-se que um dos motivos que leva o formando em Pedagogia a não buscar novos caminhos em sua atuação se justifica pelo fato destes não serem explorados durante sua formação, torna-se essencial identificar qual é a função, quais são as principais atividades desenvolvidas por este profissional no ramo empresarial.

Novamente, recorremos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aprovado em dezembro de 2005. No documento são explicitadas as funções que o pedagogo poderá exercer enquanto gestor:

 "[...] gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação." (CERONI, p.6, 2006).

A função pedagógica, no que se refere às novas competências, funde-se com as administrativas, tornando o pedagogo um profissional preparado para aprender qualquer habilidade. Nos ambientes empresariais, além de cuidar de todo o processo educativo, deverá acompanhar e avaliar se a instituição está de acordo com suas metas, formulando e praticando ações democráticas e de fácil acesso a todos.

Ceroni (p.9, 2006) aponta como principais funções do pedagogo as atividades ligadas aos Recursos Humanos, atuando geralmente como analista; está presente também nos setores de treinamento, secretaria e direção, desenvolvendo a educação corporativa.

Pascoal estende-se sobre as funções que considera básicas que o pedagogo desenvolve nas empresas:

“(...) são elas relacionadas a cinco campos: atividades pedagógicas, técnicas e organizacionais, sociais e administrativas, podendo ser assim sintetizadas: 1) Conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas à educação na empresa; 2)Diagnosticar a realidade institucional; 3) Elaborar e desenvolver projetos, buscando conhecimento também em outras áreas profissionais; 4) Coordenar a atualização em serviço dos profissionais da empresa; 5) Planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional dos funcionários da empresa; 6) Assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedagógicos atuais.” (PASCOAL, p.95, 2007).

Percebe-se que o pedagogo está relacionado a todos os setores da empresa, conclui-se então que seu papel primordial é unir todas as funções com o objetivo de alcançar as metas traçadas pela organização. Por ser preparado em sua formação para planejar:

 “O pedagogo tem condições de ajudar a empresa na elaboração da declaração de sua missão, em que constem suas metas e aspirações, seus valores, sua cultura e estratégias a serem utilizadas, envolvendo funcionários e colaboradores.”. (PASCOAL, p.97, 2007).

Almeida (p.3, 2012) e Pascoal (p.94, 2007) especificam ainda mais quais são as atividades que o pedagogo empresarial deve desenvolver, sendo as básicas: compreender o contexto socioeconômico e produtivo da organização, objetivando situar o trabalho como processo educativo e ético; desenvolver metodologias adequadas à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas; habilitar o aluno para instituir programas de qualificação e requalificação profissional e estruturar setores de treinamento. Porém, antes de desenvolver tais práticas, o pedagogo precisará realizar um estudo de campo na empresa, procurando identificar os principais problemas profissionais e socioculturais visando à participação de todos. “É preciso muito estudo e observação do que está acontecendo dentro da empresa e entender o seu andamento, seu desenvolvimento e porque existe um desequilíbrio dentro dela.” (ALMEIDA, p3, 2012).

Há ainda competências específicas que o profissional precisará desenvolver que implicam o desenvolvimento pessoal, são incluídas a capacitação de serviços, organização de palestras, reuniões, dinâmicas de grupo e principalmente a edificação da autoestima no ambiente de trabalho.

Neste último ponto, é essencial que o pedagogo tenha um olhar diferenciado, no que tange que todas as pessoas são diferentes uma das outras, cada trabalhador cria suas expectativas e baseados nelas terão certas atitudes. É preciso considerar também que cada pessoa se destaca por suas habilidades próprias, alguém é sempre melhor em algo, sendo assim, construir relações com estes conceitos e adicionando o pilar respeito, o pedagogo poderá melhorar as condições de trabalho, demonstrando que a empresa se importa com seus funcionários.

Faz-se ainda, parte de suas atividades, talvez o maior objetivo desse profissional, segundo ALMEIDA (p.5, 2012) “auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros aprendendo a respeitar e valorizar as ideias de cada um.”. A partir de tal realidade, o pedagogo poderá “explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes assim como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.” (ALMEIDA, p.5, 2012).

Seguindo este trabalho, é óbvio que o pedagogo empresarial conseguirá melhorar o desempenho dos trabalhadores através de motivação, gerando assim, mais resultados e consequentemente, mais lucros. Cabe a este profissional ainda, convencer os administradores de empresas a investirem forte na formação de seus profissionais, antes mesmo de mostrar resultados. Pascoal (p.97, 2007) aponta ainda a importância de estimular a autonomia dos funcionários, favorecendo a criatividade. Reforça que todos os funcionários devem ter “o conhecimento de seus direitos trabalhistas, assim como dos direitos humanos” e completa que “o atendimento às necessidades dos funcionários são ações significativas que tornam o ambiente empresarial acolhedor”.

O segredo para se chegar a estes resultados, segundo Almeida (p.6, 2012) é “trabalhar a autoestima”, proporcionando um ambiente de aprendizado. Em suas pesquisas Almeida (p.8, 2012) cita Sengue (2006), criador das Cinco Disciplinas que o pedagogo poderá trabalhar na empresa:

“1) Pensamentos sistêmico: as empresas  são  sistemas,  todas  as partes  estão  interligadas, assim, quando uma das partes está com problemas mais cedo ou mais tarde acaba afetando as outras. O pensamento sistêmico é pensar contemplando o todo;  2)Domínio pessoal: são poucos os adultos que trabalham no sentido de desenvolver tal disciplina que ajuda a esclarecer as coisas que são realmente importantes para nós, aprofundar nossa visão pessoal, concentrar energias, aprofundar a paciência e buscar nossas aspirações; 3)Modelos mentais: nas empresas, inclui a capacidade de desenvolver diálogos ricos em aprendizagem, onde as pessoas possam expor seus pensamentos, abertas para ouvir os demais; 4) Visão  compartilhada:  surge  a  partir  de  um  líder  que  consegue  fazer  de  sua  visão individual,  uma  visão  compartilhada  e  dividida  com  o  grupo,  este  passa  a  estar  mais comprometido e motivado com as ideias da organização; 5) Aprendizagem em equipe: ocorre quando o grupo consegue ultrapassar o  individual e aprende a trabalhar em equipe, tornando os resultados mais satisfatórios para a organização, além de melhorar o relacionamento interpessoal. (ALMEIDA, p.8-9, 2012)

As disciplinas básicas apresentadas são capazes de desenvolver vários aspectos na empresa, alinhando todos ao mercado de trabalho. Agora, entende-se a intenção das grandes empresas e organizações em contratarem um pedagogo, é necessário compreender também que ambos os lados ganham, pois o trabalho que o pedagogo desenvolve com os trabalhadores, tende a promovê-los quanta ao seu crescimento pessoal.

São infinitas as possibilidades de trabalho deste profissional, incluem-se nesta lista também atividades de cunho social, de caráter interno e externo. A primeira está relacionada a todo o grupo da comunidade empresarial e a segunda à sociedade. Podemos citar como exemplos para as atividades internas a dedicação ao bem estar dos funcionários:

“(...) cabe ao pedagogo a ajuda à colocação dos filhos dos funcionários na escola, bem como procurar parcerias locais para oferecer serviços diversos de interesse dos funcionários, tais como creches, atendimento pediátrico, atendimento psicológico, atendimento ao idoso, assessoria jurídica, assessoria de planejamento financeiro, academias de ginástica etc., assim como agendar cursos e palestras sobre temas essenciais à vida saudável atividade física e qualidade de vida, efeitos do fumo sobre o organismo, a prevenção da dependência química, do alcoolismo, hábitos posturais saudáveis, a boa qualidade do ar e outros.” (PASCOAL, p.98, 2007).

Dentre as atividades de caráter externo, destacam-se as questões relacionadas ao meio ambiente e é responsabilidade do pedagogo elaborar projetos que visem à preservação do ambiente, não só fora de empresa. Outros pontos também deverão ser abordados nos projetos:

“(...) o relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Ser ético, nesse caso, significa cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da empresa com os da sociedade, comprometer-se formalmente com o combate à corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área social etc. Em resumo: contribuir para o desenvolvimento de sua região e do país.”. (PASCOAL, p.98, 2007).

Com tantas tarefas listadas, ainda fica difícil encarar as responsabilidades impostas neste cargo. É importante ressaltar que as ações podem variar de acordo com o perfil de empresa e que antes agir, o pedagogo precisará diagnosticar.

O pedagogo aparece mais uma vez como multiuso, podendo ser um analista de RH, um treinador de habilidades, por vezes um psicólogo, ou até mesmo um gerente de projetos, porém, sua principal função será “atuar como ‘ponte’”, conceito este, que Almeida (p.209, 2007) traz no sentido de ligar “os objetivos e metas da empresa para se manter no mercado e as aspirações do capital humano na realização de suas tarefas, no crescimento profissional e pessoal”. Logo, o educador que invadiu os espaços empresariais, tem papel essencial para o sucesso.

3. PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O PROFISSIONAL ENCARA

A dominação que as tecnologias têm alcançado nas empresas e as consequências que estas provocam é tema para muitas discussões. Depois da Revolução Industrial que ocorreu no século XXI, é a primeira vez que a humanidade deixa de dar tanto valor ao capital financeiro para valorizar o capital intelectual.

O intelecto supervalorizado está ligado à habilidade de manipular as tecnologias que constituem o novo ambiente de trabalho, porém, ocorre que nem todos os trabalhadores estão preparados pra encarar tais inovações, não por falta de interesse, mas por não terem a oportunidade de aprendizagem. Nota-se então, a importância do investimento em treinamentos guiados por profissionais preparados para esse desafio:

A inserção dos ‘pedagogos empresariais’ no mercado de trabalho tende a preparar este profissional para atuar na  área  empresarial  e  desenvolver habilidades humanas e técnicas com vistas à compreensão das transformações provocadas  pelos  avanços  das  ciências  e  das  novas  tecnologias.  (PASCOAL, p. 190, 2007).

O pedagogo e sua capacidade nata de “inovar e reinventar” (PASCOAL, p.190, 2007) será capaz de ampliar os horizontes do trabalhador atual, preparando-o para o mercado de trabalho. Deve-se, portanto, estar alinhado às inovações tecnológicas, de forma a acompanhar seu desenvolvimento na empresa.

Outro grande problema que o pedagogo encontra é a forma como muitos trabalhadores encaram seus ofícios, “(...) ao invés de trabalhar para viver, vive-se para trabalhar.” (PASCOAL, p.6, 2007). É contraditório como muitos colegas de trabalho que passam o dia juntos não se conhecem bem, isso se deve as jornadas exaustivas que não permitem o diálogo e a melhoria das relações. Mais uma vez o pedagogo se torna necessário para analisar e consertar tais falhas através da motivação da autoestima. Consequentemente esse profissional irá trabalhar a comunicação, que é considerada segundo Pascoal (p.9, 2007), um dos maiores problemas das empresas. 

Pascoal (p. 210, 2007) considera que o maior problema que o Pedagogo Empresarial enfrenta é a falta de divulgação das funções que um Pedagogo pode desempenhar em ambientes não escolares e que feito um marketing dessa profissão haverá chances das empresas abrir espaço para atuação. Sugere-se que as instituições que oferecem os cursos de Pedagogia, apoiem através de divulgação e encaminhamento para estágios, porém, é importante ressaltar que dependerá do Pedagogo permanecer em constante formação para desenvolver pessoal e profissionalmente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A compreensão de que a educação é instrumento de melhoria de vida é adotada por todos, porém, quando se pensa em educação, está é analisada somente dentro dos espaços escolares.  É fundamental que toda a sociedade entenda que a educação não tem controle, ocorre de diversas formas e em diversos lugares, inclusive dentro das organizações empresariais e para que essa consideração pela educação seja disseminada, é necessário esclarecer o objetivo que varia de acordo com o ambiente.

No ambiente empresarial, como já foi dito, a educação pretende treinar, estimular a aprendizagem para além de melhorar a qualidade de vidas das pessoas, aumentar o desenvolvimento profissional, desta forma, os trabalhadores terão condições de produzir mais e com qualidade.

Assim como a escola, as empresas estão cheias de pessoas que interagem umas com as outras e trabalhar a socialização deste espaço é de grande valia para o mercado. A partir do momento que o pedagogo trabalha o patrimônio humano da empresa, tem a capacidade de resolver os conflitos que atrapalham o andamento da produção e, por conseguinte, conseguirá atingir o patrimônio financeiro positivamente.

A nova profissão foi lançada no mercado e está gradativamente ganhando espaço. Por mais lento que pareça esse processo, é um ofício que vale a pena ser investido pelo bom retorno profissional e pessoal. Capacitar-se sempre é um mandamento, contudo, é importante lembrar que mesmo possuindo muitas habilidades e competências o pedagogo não é o detentor do saber. Irá mediar, organizar e auxiliar o processo educativo, tal como prometeu no dia de sua colação de grau, fazer de seu conhecimento instrumento de mudança e construção de um mundo onde o homem possa realizar-se com liberdade.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Antônia Lucineire de. Uma análise do pedagogo em ambientes empresariais. In: CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2007, Jacareí. Uma análise do pedagogo em ambientes empresariais.Jacareí, 2007. p. 207 - 215.

ALMEIDA, Luciana Inez Seehaber; COSTA, Gisele Maria Tonin da. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A importância da valorização humana na empresa. Rei - Revista de Educação do Ideau, Alto Uruguai, v. 7, n. 15, p.1-14, jan. 2012. Semestral.

CERONI, Mary Rosane. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. São Paulo, 2006. p. 1 - 14. 

PASCOAL, Miriam. O pedagogo na empresa. Revista Diálogo Educacional, Campinas, v. 7, n. 22, p.183-193, dez. 2007.

PASCOAL, Miriam. O Pedagogo na Empresa e a Responsabilidade Social Empresarial. Educação: Teoria e Prática, Campinas, v. 17, n. 29, p.87-102, dez. 2007.

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