Dificuldade De Aprendizagem Ou De Ensinagem?
Tais dificuldades, chamadas de distúrbios de aprendizagem ocorrem, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, durante o processo de alfabetização e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Nós, adultos, sabemos, perfeitamente, a melhor maneira que cada um de nós prefere para aprender. Uns necessitam de escrever, outros fazem sinóticos, outros necessitam ouvir e assim por diante.
Com as crianças o processo é o mesmo.. Há alunos que necessitam mudar o método de alfabetização para que possam aprender. Infelizmente, como o professor alfabetizador desconhece a riqueza e quantidade de tais métodos, julgam mais fácil rotular o aluno como "disléxico". A culpa recai sempre sobre o professor. Deveria cair sim, na sua preparação, pois nada sobre o assunto lhe foi ensinado.
Exemplifico com um caso de um aluno da 5ª série ( 6º ano) do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual. Verificando que o aluno era indisciplinado e nada aprendia, rotularam-no como "disléxico". Após todo o procedimento necessário ao diagnóstico conclui que o aluno apresentava escolaridade para acompanhar a 2ª série do Ensino Fundamental. Não era disléxico, absolutamente.Solicitei à mãe do aluno para conversar pois, não havia realizado anamnese, por circunstâncias particulares. A história escolar do menino era a seguinte:- cursou a 1ª série no Rio Grande do Norte. Mudando-se para Guarulhos, devido à sua idade, 10 anos, colocaram-no na 4ª série. Ao mudar-se para esse município, foi matriculado na 5ª série. Obviamente que o aluno não realizava tarefas e era indisciplinado.
Demonstrando a necessidade de adequação do método relativamente ao adulto, tive oportunidade de atuar junto a uma aluna que dominava o alfabeto porém não conseguia ler. Após procedimentos necessários, adeqüei o método à sua dificuldade. Imediatamente leu algumas palavras propostas.
Quantos casos semelhantes temos em nossa educação!!!.
Não é dada a devida importância aos professores de Educação Infantil e aos professores alfabetizadores. Os primeiros para detectarem dificuldades e os outros para saberem adequar os métodos às dificuldades apontadas.
É necessário que o professor alfabetizador conheça os métodos analíticos, sintéticos e mistos e o mais importante, todas as modalidades nas quais os métodos se dividem.
O método global (conto, sentenciação, palavração), o sintético ( silabação, fonético, alfabético) e as inúmeras modalidades dos métodos mistos.
Caso houvesse um melhor preparo ao professor alfabetizador, com certeza, não haveria a quantidade que existe de analfabetos funcionais, como tem acontecido.
A base de todo conhecimento futuro de todo educando é a alfabetização realizada com método e modalidade adequados à maneira de aprender do aluno.
Faz-se necessário que o professor alfabetizador, de crianças e adultos, receba maiores informações e conhecimento, sem o que as retenções nas 1ª séries , dificilmente serão controladas
Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão- pedagoga; psicopedagoga;secretária da educação de 1997 a 2000 (Piracaia-SP); diretora de escola
Referências bibliográficas:
Romero, J.F. Os atrasos matirativos e as dificuldades de aprendizagem
França.C Um novato em psicopedagogia- In SISTO, F et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar Petrópolis, RJ: Vozes, 1994
Rubstein, E A especificidade do diagnóstico psicopedagógico
Mutti,Juliana Z- Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem-artigo
Autor: Maria Edmir Maranhão
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