Dificuldade De Aprendizagem Ou De Ensinagem?



A massificação da educação e o despreparo dos professores tem nos apresentado, com frequência, uma série de dificuldades na aprendizagem as quais não ocorriam nessa mesma percentagem há anos atrás.
Tais dificuldades, chamadas de distúrbios de aprendizagem ocorrem, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, durante o processo de alfabetização e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
Nós, adultos, sabemos, perfeitamente, a melhor maneira que cada um de nós prefere para aprender. Uns necessitam de escrever, outros fazem sinóticos, outros necessitam ouvir e assim por diante.
Com as crianças o processo é o mesmo.. Há alunos que necessitam mudar o método de alfabetização para que possam aprender. Infelizmente, como o professor alfabetizador desconhece a riqueza e quantidade de tais métodos, julgam mais fácil rotular o aluno como "disléxico". A culpa recai sempre sobre o professor. Deveria cair sim, na sua preparação, pois nada sobre o assunto lhe foi ensinado.
Exemplifico com um caso de um aluno da 5ª série ( 6º ano) do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual. Verificando que o aluno era indisciplinado e nada aprendia, rotularam-no como "disléxico". Após todo o procedimento necessário ao diagnóstico conclui que o aluno apresentava escolaridade para acompanhar a 2ª série do Ensino Fundamental. Não era disléxico, absolutamente.Solicitei à mãe do aluno para conversar pois, não havia realizado anamnese, por circunstâncias particulares. A história escolar do menino era a seguinte:- cursou a 1ª série no Rio Grande do Norte. Mudando-se para Guarulhos, devido à sua idade, 10 anos, colocaram-no na 4ª série. Ao mudar-se para esse município, foi matriculado na 5ª série. Obviamente que o aluno não realizava tarefas e era indisciplinado.
Demonstrando a necessidade de adequação do método relativamente ao adulto, tive oportunidade de atuar junto a uma aluna que dominava o alfabeto porém não conseguia ler. Após procedimentos necessários, adeqüei o método à sua dificuldade. Imediatamente leu algumas palavras propostas.
Quantos casos semelhantes temos em nossa educação!!!.
Não é dada a devida importância aos professores de Educação Infantil e aos professores alfabetizadores. Os primeiros para detectarem dificuldades e os outros para saberem adequar os métodos às dificuldades apontadas.
É necessário que o professor alfabetizador conheça os métodos analíticos, sintéticos e mistos e o mais importante, todas as modalidades nas quais os métodos se dividem.
O método global (conto, sentenciação, palavração), o sintético ( silabação, fonético, alfabético) e as inúmeras modalidades dos métodos mistos.
Caso houvesse um melhor preparo ao professor alfabetizador, com certeza, não haveria a quantidade que existe de analfabetos funcionais, como tem acontecido.
A base de todo conhecimento futuro de todo educando é a alfabetização realizada com método e modalidade adequados à maneira de aprender do aluno.
Faz-se necessário que o professor alfabetizador, de crianças e adultos, receba maiores informações e conhecimento, sem o que as retenções nas 1ª séries , dificilmente serão controladas

Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão- pedagoga; psicopedagoga;secretária da educação de 1997 a 2000 (Piracaia-SP); diretora de escola

Referências bibliográficas:
Romero, J.F. Os atrasos matirativos e as dificuldades de aprendizagem
França.C Um novato em psicopedagogia- In SISTO, F et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar Petrópolis, RJ: Vozes, 1994
Rubstein, E A especificidade do diagnóstico psicopedagógico
Mutti,Juliana Z- Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem-artigo

Autor: Maria Edmir Maranhão


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