Saber e Ensinar Arte Contemporânea



Saber e Ensinar

Arte Contemporânea

 

Ana Rose Borges Do Nascimento

 

RESUMO

O artigo tem o objetivo de mostrar que o ensino da Arte é de grande importância para a formação da consciência estética do aluno, para ser capaz de apreciar e contextualizar uma obra de arte contemporânea, com visão critica e construtiva é necessário que o aluno conheça a História da Arte e sua influência na arte contemporânea, só assim, será capaz de compreender as diversas formas de expressão da arte atual. O ensino de arte deve propiciar ao aluno o conhecimento necessário para que se torne um cidadão questionador e transformador, que entenda a diversidade cultural e a necessidade de cada grupo. É necessário que o aluno conheça a História da Arte e sua influência na arte contemporânea. Só assim, será capaz de compreender as diversas formas de expressão da arte atual.

Palavras-chave: Ensino. Aluno. Arte contemporânea.

ABSTRACT


The article aims to show that the teaching of art is of great importance for the formation of the aesthetic consciousness of the student to be able to appreciate and contextualize a work of contemporary art, with insight and constructive criticism is necessary that the student knows the art History and its influence on contemporary art, only then will be able to understand the various expressions of contemporary art. The arts education should provide students with the knowledge necessary to become a citizen questioner and transformative, who understands the cultural diversity and the need for each group. It is necessary that the student knows the history of art and its influence on contemporary art. Only then, will be able to understand the various forms of expression of contemporaryart.

Keywords: Teaching. Student. Contemporary art.

INTRODUÇÃO

                  No trabalho será mostrado que fazer com que os alunos compreendam os diversos tipos de manifestação contemporânea da arte, torna-se assim, um grande desafio. O objetivo principal Do artigo é ampliar o conceito de arte que, para muitos, é definida apenas por pintura em telas.  A disciplina Arte, tem como objetivo capacitar os alunos a uma nova visão sobre a estética da arte e entender sua evolução nas últimas décadas. Introduzir o ensino de arte contemporânea na escola é trazer ao conhecimento dos alunos o que é produzido no nosso tempo, no mundo que nos cerca, do mundo que eles participam e transformam. A história da arte deve ser conhecida, mas não pode ser transformada. A formação do indivíduo deve ser direcionada para assuntos importantes da época em que vive, pois nela que deverá ser capaz de se manifestar contra ou a favor de algo, desenvolver seu senso crítico e ser um cidadão atuante.

DESENVOLVIMENTO

                   O ensino da arte contemporânea rompe com o limite criativo pelas inúmeras linguagens de representação. Ele deve abordar os desafios e novos paradigmas propostos pela arte contemporânea. Deve proporcionar o desenvolvimento da percepção critica e criativa dos alunos com base na realidade apreendida por eles, com seus questionamentos e análises elaborados pela situação de vida atual. Essa é a ótica da abordagem triangular introduzida por Barbosa:

A Proposta Triangular deriva de uma dupla triangulação. A primeira é de natureza epistemológica, ao designar aos componentes do ensino/aprendizagem por três ações mentalmente e sensorialmente básicas, quais sejam: criação (fazer artístico), leitura da obra de arte e contextualização. A segunda triangulação está na gênese da própria sistematização, originada em uma tríplice influência, na deglutinação de três outras abordagens epistemológicas: as Escuelas al Aire Libre mexicanas, o Critical Studies inglês e o Movimento de Apreciação Estética aliado ao DBAE (Discipline Based Art Education) americano. (BARBOSA, 1998, p. 35)

 

                  É importante ressaltar que a História da Arte deve ser usada durante o processo, na contextualização do estudo, seja com uma abordagem comparativa ou para gerar reflexões sobre as transformações do mundo. Sendo usada como enriquecimento do repertório cultural, ajuda a construir novas significações das obras estudadas.

                         O ensino/aprendizagem da arte contemporânea, oportuniza um entendimento técnico e contextual das obras, onde cotidiano é ressaltado através da ideia, da técnica ou do material. Novas teorias são propostas, novas informações, novas possibilidades, mas que permanecem com resíduos tradicionais ocultos. Os artistas têm liberdade de criar sobre técnicas e materiais diversos, mas o uso de técnicas tradicionais não foi abandonado. O processo se torna mais importante do que o produto e, assim, a arte contemporânea rompe com cânones, criando um novo conceito de valor estético.

A educação cultural que se pretende com a Proposta Triangular é uma educação crítica do conhecimento construído pelo próprio aluno, com a mediação do professor, acerca do mundo visual e não uma educação bancária. (BARBOSA, 1998, p. 40).

 

                   As artes educadoras tem uma atuação importante na mudança desses paradigmas. A arte contemporânea apresenta uma abordagem construtivista, o que requer uma metodologia própria. Sua apresentação e relação com o espectador requerem, igualmente, um novo processo de ensino aprendizagem, uma nova postura do educador, capaz de inserir os alunos no contexto contemporâneo da arte.

                  O ensino de arte articula e elabora o pensamento de uma nova geração, consequência das mudanças de valores sociais e econômicos no contexto cotidiano. O ensino contemporâneo de arte visa a construção de conhecimento do indivíduo, de um mundo em constantes transformações e deve acompanhar esse contexto. É o desafio sobre uma construção prévia do conceito artístico, pois a multiplicidade de produções apresentadas na arte contemporânea causa um estranhamento ao espectador desinformado.

 

Para conseguir ser um artista, é necessário dominar, controlar e transformar a experiência em memória, a memória em expressão, a matéria em forma. A emoção para um artista não é tudo; ele precisa também saber tratá-la, transmiti-la, precisa conhecer todas as regras, técnicas recursos, formas e convenções com que a natureza _ esta provocadora _ pode ser dominada e sujeitada à concentração da arte. (FISCHER, 2007: 14)

 

                   A arte contemporânea não respeita cânones acadêmicos. Materiais e técnicas podem ser utilizados inusitadamente, como uma tela ou outro tipo de suporte é apresentado sem nenhuma pintura, mas pode ser produzido e projetado com qualquer tipo de material. Objetos industrializados podem ser deslocados e ressignificados pelo artista, sendo a expressão da sua idéia. Essas mudanças caracterizam cada artista em especial, que precisa saber transformar o material em história. O material juntamente com a idéia deve ser significativo aos olhos do espectador.

                  A obra contemporânea não gera uma única interpretação, nunca é exatamente a mesma, sendo que a internalização e fruição da obra dependem diretamente dos aspectos sociológicos e culturais de quem a produz e de quem a aprecia.  Se o mundo se transforma, as referências do homem acompanham essa transformação. Para compreender a arte contemporânea é preciso conhecer elementos históricos importantes que contribuíram para as mudanças de paradigmas.

                     A arte do passado é uma forma de repensar nossa experiência com o mundo. Através dela podemos criar novos significados, novas invenções, novas possibilidades de interpretação e expressão como arte contemporânea. A diversidade cultural deve ser evidenciada e valorizada, principalmente em nosso país onde se desenvolvem manifestações com características regionais.

                   A arte está em constantes mudanças, por isso é importante que o arte educador esteja sempre atualizado e estude muito. A formação em arte é fundamental para o professor. Um educador que não acredita nas próprias palavras não consegue transmitir segurança e confiabilidade aos alunos. Várias pesquisas comprovam que a melhor maneira de se ensinar arte é fazer/ fruir/ contextualizar. O professor deve ser criativo para que a metodologia usada atenda, de maneira satisfatória, o ensino/aprendizagem.

                  O ensino de arte vai além de um livro didático: o professor deve saber arte e saber ensinar arte. Deve saber arte da cultura local, assim como a cultura regional, nacional e internacional. A Arte Educador deve estar sempre atualizada, ter sempre material imagético como suporte, livros, máquina fotográfica e computador para fazer registros.

                   As aulas de arte devem envolver o fazer, apreciar e contextualizar e através dessa proposta, informar e formar os alunos, contribuindo para a preparação de indivíduos que entendam o mundo em que vivem e nele possam atuar com responsabilidade. O professor é importante condutor desse processo, por isso deve estudar sempre.

 

CONCLUSÃO

                  A abordagem do ensino de arte contemporânea em uma escola onde a comunidade não tem acesso a esse tipo de expressão artística, é um grande desafio para o arte educador. Os pré conceitos sobre arte são padronizados como a expressão do belo, como um objeto a ser apreciado. Independentemente da época ou estilo, a arte tem seu valor histórico, gera algum tipo de polêmica ao espectador. Uma obra de arte gera hipóteses e requer algum tipo de reflexão, não deve ser simplesmente observada.

                  O ensino de arte contemporânea nas escolas, mesmo sem o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, é possível e muito prazeroso. O resultado satisfatório é consequência do preparo do professor, que ele goste de arte e tenha um bom projeto.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

BARBOSA, A.M. (Org.) Arte/educação contemporânea. Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

 ______Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1998.

FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

      

 

                   

                  

     


Autor:


Artigos Relacionados


Ensino Da Arte: O DiÁlogo De Diferentes Linguagens

O Reconhecimento Da Obra De Arte

A Arte Através Dos Tempos

Um Olhar Sobre A Realidade Através Da Arte Visual Em Diálogo Com A Literatura Brasileira

Educação E Artes- Arte – O Segredo Para O Sucesso Na Educação No Ensino Superior

O Que é Arte?

Arte E Cultura Nos Museus Em Fortaleza