O sucesso de Rodrigo Faro como apresentador



Quem vê o apresentador Rodrigo Faro todo à vontade em frente às câmeras nem lembra que a trajetória dele na TV não começou assim. Faro aparece na telinha desde muito cedo. Começou aos 8 anos, fazendo comerciais, e atingiu a marca de cerca de 400 filmes publicitários. Atuou no teatro, em filmes de curta-metragem, canta, dança e foi integrante do grupo musical Dominó na adolescência. Acha que é muita coisa? Pois saiba que o artista ainda passou pela TV Bandeirantes, onde apresentava o programa infantil  “ZY Bem Bom”, pela TV Gazeta, onde comandava o “Check Point”, e pela Record, onde apresentava o  “Zaap”.

A estréia como ator foi no SBT, em 1996, quando interpretou Dário na novela “Antonio Alves, taxista”.  Mas, sem dúvida, seus mais marcantes trabalhos na TV foram os personagens vividos nas novelas da Globo. Faro chegou à emissora em 1997 e no mesmo ano integrou o elenco de “A indomada”. Depois disse vieram os papéis em “Malhação”, nas novelas “Suave veneno”, “O cravo e a rosa” e “A padroeira”. Atuou também na minissérie “A casa das sete mulheres” e depois em “Chocolate com pimenta” e em “O profeta”.

A contratação pela Rede Record aconteceu em 2008, e desde então Faro só tem crescido no posto de apresentador. Com bom humor e simpatia contagiantes, ele comanda o “Melhor do Brasil”, programa de auditório que é exibido entre o fim de tarde e parte da noite dos sábados da emissora. Irreverente como só ele sabe ser, no programa o apresentador se transforma em meio às cores, brilhos e apliques que usa toda semana no quadro “Dança, gatinho”, momento em que ele faz covers de artistas nacionais e internacionais.

Além do “Melhor do Brasil”, na Record ele já  apresentou também algumas edições do programa de calouros “Ídolos”. Nesse curto período já conquistou três Troféus Imprensa como melhor apresentador. Desta vez, o artista tem um novo desafio: assumir a apresentação da “Fazenda de Verão”, versão do reality show “A Fazenda” que conta com participantes não famosos.  

A missão tem sido cumprida por ele desde o dia 31 de outubro, quando o reality estreou. “A Fazenda de verão” é a aposta da Record para conter o crescimento do SBT no horário nobre. Os índices de audiência da emissora de Sílvio Santos têm se mantido em um patamar mais alto desde a estréia da novela “Carrossel”, e a Record esperava conter o avanço da emissora concorrente com a atração. Faro chegou a comentar que estava feliz com o novo programa e que sua meta era bater a audiência de “Carrossel”.

Entretanto, as chances disso acontecer são cada vez menores, porque a estratégia não está surtindo o efeito esperado. Apesar de ter registrado 14 pontos no Ibope na sua estréia, “A Fazenda de verão” vem marcando menos de 10 pontos, o que fez a Record transferir o programa para mais tarde. A partir desta quarta-feira, dia 14/11, “A Fazenda de verão” vai passar das 20h30 para as 23h, horário de Brasília. Mas mesmo que não seja para realizar o sonho de ganhar de “Carrossel”, é certo que Faro vai continuar se dedicando. Ele já avisou que não tem mais interesse em fazer novela e que dispensaria um convite da Rede Globo, caso acontecesse. Virou, de fato, um apresentador.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


O Ter E O Ser Se Coadunam?

O Que Salva "salve Jorge"?

Thalia Poderá Encarecer Ingressos Do Carnaval 2013

A Rosa Recheada De Vermes: Uma Comparação Entre Carlos Ginzburg E Umberto Eco, Sobre A Narrativa Policial Histórica

Variável Dummy?

Textos Traduzidos (parte Iii)

Melhor Curta-metragem