Educação em tempo Integral Como o Projeto Mais Educação pode ajudar as crianças no desenvolvimento Escolar e Social



Educação em tempo Integral

Como o Projeto Mais Educação pode ajudar as crianças no desenvolvimento Escolar e Social

 

Ana Rose Borges do Nascimento.

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo mostrar como funciona a educação integral nas escolas, tema que vem sendo muito debatido atualmente e constitui-se como um dos desafios da educação escolar pública na contemporaneidade. O Programa Mais Educação melhora o rendimento escolar, supre as necessidades extracurriculares dos alunos, tranquiliza os familiares quanto ao cotidiano das crianças e adolescentes, favorece um melhor aproveitamento do tempo ocioso e contribui para a formação de cidadãos melhores, pois a educação desempenha um papel significativo e imprescindível na formação humana.

 Palavras - Chave: Educação Pública, Período Integral, Mais Educação.

ABSTRACT

This article aims to show how the comprehensive education in schools, a topic that has been much debated and currently constitutes one of the challenges of public school education in the contemporary world. More Education Program improves academic performance, extracurricular meets the needs of students, reassures family members about the daily lives of children and adolescents, promotes better use of idle time and contributes to the formation of better citizens because education plays a significant role and essential in human development.
 

Keywords - Keywords: Public Education, Full Time, More Education.

INTRODUÇÃO

 

                  No presente artigo será mostrado como o Projeto mais Educação tem ajudado no processo de aprendizado dos alunos, pois tiram eles da rua e os ensinam coisas novas é uma educação em tempo integral o que ajuda esses alunos a melhorarem seu desempenho na sala de aula e seu comportamento perante a sociedade. Através das oficinas realizadas é possível aos alunos adquirir novos conhecimentos e estimula - lós no desempenho em sala de aula.               

                   A educação em tempo integral já se constituiu como uma realidade em algumas unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da carga horária dos alunos na escola. O Programa Mais Educação é uma iniciativa do governo federal como estratégia de promover a educação integral no Brasil. Tem como objetivo desenvolver atividades sócio-educativas no contraturno escolar, na perspectiva de ampliar tempos, espaços, número de atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos alunos brasileiros.

 

DESENVOLVIMENTO

                   A proposta de se implantar uma política de Educação Integral partiu da análise dos baixos índices da educação básica. Surgiu, pois, da necessidade de melhorar a qualidade da educação, reduzindo o fracasso escolar e proporcionando às crianças e jovens novas possibilidades de se desenvolverem. É um novo desafio para a educação pública brasileira, levando em consideração que se vivenciam tempos de mudanças. Além disso, há que se considerar a complexidade da vida social contemporânea e as muitas e diferentes crises – de diferentes características – que perpassam a educação em nível nacional. Sendo assim, a possibilidade de se desenvolver este projeto nas escolas públicas encontra algumas limitações que dificultam o processo.                     Muitas escolas brasileiras já oferecem a opção do período integral, um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos. Acredita-se que os alunos, passando mais tempo na escola, têm a possibilidade de receber um apoio pedagógico, orientação educacional e usufruir de toda a estrutura da escola.

                   O programa visa atender crianças e adolescentes das escolas públicas estaduais que passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.

                   A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando - o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.

                 Com a modernidade, a rotina familiar mudou. Em muitas famílias os adultos trabalham o dia todo e é difícil ter um lugar para deixar as crianças. Com o período integral, as crianças estão seguras na escola, aprendendo novas coisas, expandindo seus conhecimentos, melhorando o rendimento escolar, o que contribui para aumentar a qualidade de vida. Dentro da escola, os alunos estão livres da criminalidade das ruas.

A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir proteção e desenvolvimento integral às crianças e aos adolescentes que vivem na contemporaneidade marcada por intensas transformações: no acesso e na produção de conhecimentos, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. (MEC, 2009, p.18).

                  Os professores têm o dever de orientar os alunos, mas nem sempre conseguem dar uma explicação individual para cada um, pois as salas de aula geralmente estão cheias e fica difícil atender separadamente a todos. O período integral pode contribuir no sentido de ajudar o professor nesse atendimento, no horário fora da aula regular, uma pessoa devidamente preparada pode ajudar aqueles alunos que possuem mais dificuldades na aprendizagem e os alunos poderiam assim, sanar suas dúvidas e obter melhores resultados.

                   O Programa mais Educação apresenta-se então, como uma estratégia do governo Lula, para a promoção da educação integral no Brasil contemporâneo, compreendendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e como um ser de direitos. Consideramos importante analisar o conceito de Educação Integral preconizado pelo respectivo programa, pois a formação integral do ser humano, não se realiza apenas com a ampliação da jornada escolar.

                   Percebe-se que estas iniciativas se apresentam como propostas idealizadoras de uma educação que promova o desenvolvimento das múltiplas potencialidades dos indivíduos, favorecendo a conquista da autonomia, da criatividade, do pensamento crítico e participativo, que possibilite a constituição da cidadania.

                  As atividades que podem ser realizadas no programa buscam contribuir com o desenvolvimento pleno do educando, contemplando necessidades culturais e de entretenimento, atividades esportivas, cursos extracurriculares como balé, natação, música, xadrez, futebol, vôlei, além de atividades relacionadas ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Mas para que tudo isso possa acontecer é necessário que haja profissionais especializados que possam atender aos alunos. “A Educação Integral exige mais do que compromissos: impõe também e principalmente o projeto pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação”. (MEC, 2009, p. 5)

                   A proposta pedagógica do Programa Mais Educação é desenvolver as potencialidades dos alunos, oferecendo-lhes condições de construir diferentes saberes que vão além do currículo escolar, promovendo um diálogo entre saberes escolares e comunitários. O programa busca desenvolver oficinas com atividades diversificadas, que contribuem para a formação integral do aluno, oferecendo conhecimentos necessários para a formação acadêmica e profissional.

                   É cobrada da educação escolar a tarefa de formar cidadãos competentes para uma sociedade e um mercado cada vez mais exigentes.

A educação abrange diversas atividades sociais que ocorrem em muitos espaços, na escola e para além dela. No entanto, é atribuída à escola toda a responsabilidade formativa dos cidadãos, especialmente das crianças e jovens. Sem dúvida, cabe à escola a sistematização do conhecimento universalizado, mas o sucesso de seu trabalho em muito pode enriquecer-se ao ampliarem-se as trocas com outras instâncias sociais. (MEC, 2009 p.15).

 

                   O programa mais educação é muito importante, pois integra diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, tirando as crianças da rua, e ajudando na construção do conhecimento, melhorando o seu desempenho tanto na escola como na vida social.

 

CONCLUSÃO

                  Diante do artigo foi possível concluir que a educação é um fator fundamental para se melhorar a sociedade em que vivemos, portanto fazem-se necessários investimentos públicos nesse campo. O Programa de Educação Integral é uma inovação que contribui para que seja oferecido um ensino de qualidade, com o objetivo de oferecer às crianças e jovens das escolas públicas mais contato com a arte, o conhecimento e a cultura.

                  Assim, aprendendo cada vez mais, esses alunos têm a oportunidade de se tornarem pessoas melhores e mais capacitadas para enfrentar a vida, sendo cidadãos competentes. Mas para que esta proposta funcione com eficiência é preciso que à implantação do programa seja acompanhada de investimentos na infraestrutura das escolas, na formação e remuneração dos profissionais da educação, melhorando a educação dos alunos tanto na escola como perante a sociedade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL. Programa Mais Educação, Educação Integral: Texto referência para o debate nacional - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf


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