ESCOLA CICLADA: Concepções e diferentes interpretações



ESCOLA CICLADA: Concepções e diferentes interpretações;

  COMPROMETIMENTO x ESCOLA x  FAMILIA

Por Ana Rose Borges Do Nascimento

 RESUMO

Este é um estudo que tem por objetivo contribuir para a compreensão da Escola Ciclada, que após dez anos, é motivo de discussão, dúvidas e controvérsias frente as diferentes interpretações, em relação a organização da mesma, e que foi compreendida de diferentes maneiras por profissionais no interior da escola, na família e consequentemente atrapalhando o desenvolvimento do aluno, comprometendo também a formação de muitos professores levando o seu trabalho ao verdadeiro descrédito na comunidade escolar. Na teoria, a proposta da Escola Ciclada é maravilhosa porém é necessário que se   apresente formas para se discutir, compreender estudar mais, afim de  desfazer o mal entendido que se assolou  sobre tema, e de que os segmentos da escola e da  família, assumam as responsabilidades e os verdadeiros papéis sobre as dificuldades encontradas no decorrer da proposta para que possam ser sanadas  e só assim, possamos  garantir  o sucesso de uma proposta, que tem tudo para dar certo. Porém é necessário o comprometimento de todos, em especial da família que sonha com um futuro melhor para o seu filho, e pensar nesse futuro, implica direcionar uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Escola Ciclada concepções e interpretações e o comprometimento da escola e da família

ABSTRACT

This is a study that aims to contribute to understanding the cycling school, who after ten years, is cause for discussion, questions and controversies facing the different interpretations in relation to the same organization, and that was understood in different ways by professionals within the school, the family and consequently hindering the development of the student, also affecting the formation of many teachers taking their work to discredit true community school. In theory, the proposal of cycling school is wonderful but it is necessary to submit forms to discuss, understand, study more in order to dispel the misunderstanding that struck on topic, and that segments of the school and the family, take the real responsibilities and roles of the difficulties encountered during the proposal that could be rectified and only thus, can guarantee the success of a proposal that has everything to go right. But you need the commitment of everyone, especially the family who dreams of a better future for your child, and think that future involves directing a quality education.

Keywords: cycling school conceptions and interpretations and commitment of school and family

INTRODUÇÃO

  O Estado de Mato Grosso com o propósito de consolidar a permanência bem sucedida dos alunos na escola, e de transformar a escola em um espaço propicio de aprendizagem a todos, e que busca respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno implantou a dez anos atrás a Escola Ciclada. Mas pesquisas revelam que ao longo desses anos, trabalhando nessa proposta percebe-se que os alunos estão chegando no Ensino Médio com dificuldades básicas de leitura, interpretação de textos entre outros, fatos  que vem despertando a preocupação no sentido de se questionar e refletir de quem e a responsabilidade?   Falta compromisso por parte da escola? Do professor? Da família? Do aluno? Este texto tem por objetivo, convidar de um modo geral profissionais da educação, pais e alunos a refletir sobre o papel da escola, o que ensinar, para que ensinar e de que forma ensinar, que cada protagonista se coloque, na condição de sujeito e não de objeto frente as mudanças e melhorias para suas vidas.

DESENVOLVIMENTO

                        Dentro da Escola Ciclada busca-se respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, colocar em prática a tão sonhada Pedagogia da inclusão, garantir a permanência do aluno na escola e principalmente romper com a cultura da evasão e da reprovação escolar. Acredita-se que pais, professores e alunos trabalhando em sintonia e  interação  possam buscar muito mais ,a escola mudou, o modelo de família mudou, mas  educação, valores, regras e limites, são os mesmos de antes e devem ser cobrados, lembrando que só será possível se forem construídas em parceria escola x família x aluno e que as mesmas precisam ser coerentes e respeitadas. Dessa forma, é necessário conhecimento profundo das propostas e buscar desenvolver ações inovadoras e concretas, com objetivos claros, mas que os pais não se  esqueçam que é parte integrante dessa proposta e como tal precisam estar inteirados de todo processo de inovação e melhoria para seu filho, e necessitam primar pela parceria e comprometimento de suas responsabilidades, no acompanhamento diário e efetivo do seu filho dentro e fora da escola. O sucesso do aluno depende dessa interação, escola x família com o objetivo de trocar informações que possam auxiliar no desenvolvimento cognitivo do educando, intensificando o sucesso incondicional do mesmo na escola e na vida. É necessário intensificar o envolvimento dos os segmentos, da escola, da família, no sentido de que se co-responsabilizar pelo processo de formação do aluno como também do  ensino-aprendizagem. É interessante salientar que as escolas estão mais democratizadas, abrindo as suas portas convidando os pais a terem um participação mais efetiva no contexto escolar em todos os aspectos para estimular a convivência e o desenvolvimento do aluno, por acreditar que dessa forma a escola e família estarão estabelecendo trocas fortalecendo o convívio diário e o espirito colaborativo. segundo YÇAMY TIBA.

                           . 

                    ;

 

                                  “Quando a escola abre suas portas para o usufruto dos pais de seus alunos , está favorecendo, a formação do espírito comunitário precursor da cidadania. ’’(1998, p.168).

 

A ESCOLA CICLADA

                        É válido ressaltar que a escola Ciclda leva de um modo geral os segmentos escolares a refletir sobre a verdadeira função da escola e propriamente dita do papel  professor. De se repensar a postura do professor frente a essa concepção da escola Ciclada de um modo geral a avaliação,a aprovação,o acompanhamento diferenciado aos alunos com dificuldades de aprendizagem, sala de recurso, conteúdo significativo, professor  articulador, acompanhamento  aos alunos com dificuldades de profissionais específicos na área da saúde, enfim  se tudo isso fosse uma realidade, que efetivamente tudo isso acontecesse. A proposta tem tudo para dar certo se efetivamente acontecer. Fica aqui um convite que se fortaleça essa parceria para  dar uma nova cara a educação do nosso pais. Alunos, pais professores são partes integrantes dessa proposta, não podem se omitir e nem fugir das responsabilidades e compromisso inerentes a cada um, ,para que haja transformação é necessário o envolvimento de todos, e não brincar de faz de conta, batata quente, jogando de mão em mão.

             Para Yçami Tiba:

  “Na sociedade globalizada o impasse entre pais e professores atinge o clímax e a educação acaba se convertendo em uma batata quente que ninguém quer segurar.’’(1998)

         .

A FAMÍLIA FRENTE A CONCEPÇÃO

           

            Ao longo dos dez anos as famílias consideram ainda que não foram bem  orientadas e que tal confusão foram ocasionadas pelo próprio professor que não souberam explicar a proposta da Escola Ciclada, delegando toda a responsabilidade da família para escola,  mas precisamente ao professor, no discurso do pai , ele  não sabe ensinar e passa o aluno sem saber. Todos são co-responsáveis, escola, professor mas a família em especial, precisa participar ativamente na vida do seu filho  de se  comprometer no acompanhamento dos seus frente as responsabilidades escolares.

       

       

         CONCLUSÃO

             Este estudo leva crer que a proposta da Escola Ciclada e muito relevante com  contribuições bastante significativas para desenvolvimento dos alunos, mas há muito o que se mudar no interior da escola, nas famílias, na sociedade de um modo geral, pois todos   imbuídos no propósito de consolidar o sucesso dos educandos, deve se fortalecer numa parceria solida e concreta  com a aprendizagem escolar, se não for assim, estarão apenas brincando de batata quente, e faz de conta, e isso muito sério. Para que o aprendizado realmente aconteça e que se faça uma educação de qualidade e necessário o envolvimento de todos sem exceção, só assim mudará a educação do Pais, apresentando resultados realmente significativos.

 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

ESCOLA CICLADA DE MATO GROSSO

SET, Sistema Terra de Educação. Coleção Família e escola – 2008

TIBA, Yçami: Ensinar Aprendendo.Editora Gente-1998

ESCOLA CICLADA: Concepções e diferentes interpretações;

  COMPROMETIMENTO x ESCOLA x  FAMILIA

Por Ana Rose Borges Do Nascimento

 RESUMO

Este é um estudo que tem por objetivo contribuir para a compreensão da Escola Ciclada, que após dez anos, é motivo de discussão, dúvidas e controvérsias frente as diferentes interpretações, em relação a organização da mesma, e que foi compreendida de diferentes maneiras por profissionais no interior da escola, na família e consequentemente atrapalhando o desenvolvimento do aluno, comprometendo também a formação de muitos professores levando o seu trabalho ao verdadeiro descrédito na comunidade escolar. Na teoria, a proposta da Escola Ciclada é maravilhosa porém é necessário que se   apresente formas para se discutir, compreender estudar mais, afim de  desfazer o mal entendido que se assolou  sobre tema, e de que os segmentos da escola e da  família, assumam as responsabilidades e os verdadeiros papéis sobre as dificuldades encontradas no decorrer da proposta para que possam ser sanadas  e só assim, possamos  garantir  o sucesso de uma proposta, que tem tudo para dar certo. Porém é necessário o comprometimento de todos, em especial da família que sonha com um futuro melhor para o seu filho, e pensar nesse futuro, implica direcionar uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Escola Ciclada concepções e interpretações e o comprometimento da escola e da família

ABSTRACT

This is a study that aims to contribute to understanding the cycling school, who after ten years, is cause for discussion, questions and controversies facing the different interpretations in relation to the same organization, and that was understood in different ways by professionals within the school, the family and consequently hindering the development of the student, also affecting the formation of many teachers taking their work to discredit true community school. In theory, the proposal of cycling school is wonderful but it is necessary to submit forms to discuss, understand, study more in order to dispel the misunderstanding that struck on topic, and that segments of the school and the family, take the real responsibilities and roles of the difficulties encountered during the proposal that could be rectified and only thus, can guarantee the success of a proposal that has everything to go right. But you need the commitment of everyone, especially the family who dreams of a better future for your child, and think that future involves directing a quality education.

Keywords: cycling school conceptions and interpretations and commitment of school and family

INTRODUÇÃO

  O Estado de Mato Grosso com o propósito de consolidar a permanência bem sucedida dos alunos na escola, e de transformar a escola em um espaço propicio de aprendizagem a todos, e que busca respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno implantou a dez anos atrás a Escola Ciclada. Mas pesquisas revelam que ao longo desses anos, trabalhando nessa proposta percebe-se que os alunos estão chegando no Ensino Médio com dificuldades básicas de leitura, interpretação de textos entre outros, fatos  que vem despertando a preocupação no sentido de se questionar e refletir de quem e a responsabilidade?   Falta compromisso por parte da escola? Do professor? Da família? Do aluno? Este texto tem por objetivo, convidar de um modo geral profissionais da educação, pais e alunos a refletir sobre o papel da escola, o que ensinar, para que ensinar e de que forma ensinar, que cada protagonista se coloque, na condição de sujeito e não de objeto frente as mudanças e melhorias para suas vidas.

DESENVOLVIMENTO

                        Dentro da Escola Ciclada busca-se respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, colocar em prática a tão sonhada Pedagogia da inclusão, garantir a permanência do aluno na escola e principalmente romper com a cultura da evasão e da reprovação escolar. Acredita-se que pais, professores e alunos trabalhando em sintonia e  interação  possam buscar muito mais ,a escola mudou, o modelo de família mudou, mas  educação, valores, regras e limites, são os mesmos de antes e devem ser cobrados, lembrando que só será possível se forem construídas em parceria escola x família x aluno e que as mesmas precisam ser coerentes e respeitadas. Dessa forma, é necessário conhecimento profundo das propostas e buscar desenvolver ações inovadoras e concretas, com objetivos claros, mas que os pais não se  esqueçam que é parte integrante dessa proposta e como tal precisam estar inteirados de todo processo de inovação e melhoria para seu filho, e necessitam primar pela parceria e comprometimento de suas responsabilidades, no acompanhamento diário e efetivo do seu filho dentro e fora da escola. O sucesso do aluno depende dessa interação, escola x família com o objetivo de trocar informações que possam auxiliar no desenvolvimento cognitivo do educando, intensificando o sucesso incondicional do mesmo na escola e na vida. É necessário intensificar o envolvimento dos os segmentos, da escola, da família, no sentido de que se co-responsabilizar pelo processo de formação do aluno como também do  ensino-aprendizagem. É interessante salientar que as escolas estão mais democratizadas, abrindo as suas portas convidando os pais a terem um participação mais efetiva no contexto escolar em todos os aspectos para estimular a convivência e o desenvolvimento do aluno, por acreditar que dessa forma a escola e família estarão estabelecendo trocas fortalecendo o convívio diário e o espirito colaborativo. segundo YÇAMY TIBA.

                           . 

                    ;

 

                                  “Quando a escola abre suas portas para o usufruto dos pais de seus alunos , está favorecendo, a formação do espírito comunitário precursor da cidadania. ’’(1998, p.168).

 

A ESCOLA CICLADA

                        É válido ressaltar que a escola Ciclda leva de um modo geral os segmentos escolares a refletir sobre a verdadeira função da escola e propriamente dita do papel  professor. De se repensar a postura do professor frente a essa concepção da escola Ciclada de um modo geral a avaliação,a aprovação,o acompanhamento diferenciado aos alunos com dificuldades de aprendizagem, sala de recurso, conteúdo significativo, professor  articulador, acompanhamento  aos alunos com dificuldades de profissionais específicos na área da saúde, enfim  se tudo isso fosse uma realidade, que efetivamente tudo isso acontecesse. A proposta tem tudo para dar certo se efetivamente acontecer. Fica aqui um convite que se fortaleça essa parceria para  dar uma nova cara a educação do nosso pais. Alunos, pais professores são partes integrantes dessa proposta, não podem se omitir e nem fugir das responsabilidades e compromisso inerentes a cada um, ,para que haja transformação é necessário o envolvimento de todos, e não brincar de faz de conta, batata quente, jogando de mão em mão.

             Para Yçami Tiba:

  “Na sociedade globalizada o impasse entre pais e professores atinge o clímax e a educação acaba se convertendo em uma batata quente que ninguém quer segurar.’’(1998)

         .

A FAMÍLIA FRENTE A CONCEPÇÃO

           

            Ao longo dos dez anos as famílias consideram ainda que não foram bem  orientadas e que tal confusão foram ocasionadas pelo próprio professor que não souberam explicar a proposta da Escola Ciclada, delegando toda a responsabilidade da família para escola,  mas precisamente ao professor, no discurso do pai , ele  não sabe ensinar e passa o aluno sem saber. Todos são co-responsáveis, escola, professor mas a família em especial, precisa participar ativamente na vida do seu filho  de se  comprometer no acompanhamento dos seus frente as responsabilidades escolares.

       

       

         CONCLUSÃO

             Este estudo leva crer que a proposta da Escola Ciclada e muito relevante com  contribuições bastante significativas para desenvolvimento dos alunos, mas há muito o que se mudar no interior da escola, nas famílias, na sociedade de um modo geral, pois todos   imbuídos no propósito de consolidar o sucesso dos educandos, deve se fortalecer numa parceria solida e concreta  com a aprendizagem escolar, se não for assim, estarão apenas brincando de batata quente, e faz de conta, e isso muito sério. Para que o aprendizado realmente aconteça e que se faça uma educação de qualidade e necessário o envolvimento de todos sem exceção, só assim mudará a educação do Pais, apresentando resultados realmente significativos.

 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

ESCOLA CICLADA DE MATO GROSSO

SET, Sistema Terra de Educação. Coleção Família e escola – 2008

TIBA, Yçami: Ensinar Aprendendo.Editora Gente-1998


Autor:


Artigos Relacionados


O Projeto Ficai Nas Escolas Estaduais Do Mato Grosso

Ser Professor...

Educação Escolar

Definição: Projeto Político Pedagógico

O Tempo Passa

Indisciplina No Contexto Escolar

Ja Ta Na Hora