A osteoporose uma doença silenciosa que dificulta a qualidade de vida dos idosos
RESUMO
INTRODUÇÃO: A osteoporose é uma doença silenciosa que atinge a população brasileira em 2011, o Governo Federal gastou com internações por fraturas de idosos quase R$ 80 milhões, quantia que cresce ano a ano. No Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com a doença, mas somente uma em cada três é diagnosticada e, dessas, uma em cada cinco recebe algum tipo de tratamento, 30% das mulheres são vitimas dessa doença que surge no período pós- menopausa, crianças também podem vir a sofrer dessa doença, porém o SUS já oferece exames para diagnosticar esse problema e as farmácias junto ao apoio do Governo Federal criou a farmácia popular que oferece medicamentos para a população efetuar o tratamento.
OBJETIVO: Verificar na literatura científica as causas da osteoporose, a influência do exercício físico na prevenção e no tratamento da osteoporose em idosos, as prevenções e tratamentos medicamentoso para essa doença.
METODOLOGIA: A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas: LILACS, SciELO e PubMed. Foram utilizados os seguintes descritores na língua portuguesa: osteoporose, diagnósticos, atividades física, idosos, tratamento e prevenção, sendo estes utilizados para pesquisa nas bases LILACS e SciELO.
RESULTADOS: De um total de 218 artigos encontrados, 58 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 53 artigos se concentraram no tratamento e na prevenção, os demais 107 artigos relataram os diagnósticos, fatores que influenciam a doença.
CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a prática de exercícios físicos é dada como fator importante, tanto na prevenção quanto no tratamento do idoso acometido pela osteoporose, o tratamento da osteoporose é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece o exame de densitometria óssea (o que pode constatar a osteoporose), quando um médico do sistema público identifica fatores de risco em um paciente. O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular que auxilia o paciente no tratamento da osteoporose oferecendo medicamentos subsidiados pelo governo, esses, estão disponíveis em duas dosagens de bisfosfanatos, considerados o principal medicamento para o tratamento da doença. Os medicamentos são o Alendronato em cápsulas de 10 mg e 70 mg.
Nem sempre o tratamento medicamentoso para o osteoporose é para a vida toda. Em média, a medicação para controlar a doença dura de quatro a cinco anos. O paciente é tratado e, quando responde ao tratamento, recebe alta. A mudança de hábito, que incluiu exercícios físicos e alimentação rica em cálcio, essa sim é para vida toda.
PALAVRAS-CHAVE: Osteoporose; Idoso; Exercício físico; Medicamentos, Farmácia Popular.