Modelos Didático-Pedagógico E O Ensino à Distância



Modelos Didático-Pedagógico e o ensino à distância

Uma revisão sobre o Tema

Drª Elisama dos Santos Monteiro Silva*

CRN/3-5393

TCC aprovado pelo Instituto Amazônida para conclusão do curso Curso Docência e Práticas de Ensino.
"Ensinar não é transferirconhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Paulo Freire

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. Elas apresentam várias visões sobre a aprendizagem no que se refere ao processo, as circunstâncias em que acontece e o resultado da aprendizagem.

As principais abordagens das teorias de aprendizagem são:

·Comportamentalista,

·Cognitivista;

·Construtivista; e,

·Humanista

O enfoque comportamentalista defendido por Jonh B. Watson (1878-1958) cunhou o termo behaviorimo para deixar claro que sua preocupação era com os aspectos observáveis do comportamento. O behaviorismo supõe que o comportamento inclui respostas que podem ser observadas e relacionadas com eventos que as precedem (estímulos) e as sucedem (conseqüências). São também chamadas teorias estímulo-resposta. Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndik são os autores que mais se destacaram nesta linha de pensamento:

1.Provê uma base para o estudo de manifestações que produzem mudanças comportamentais; o Aprendiz é o ser que responde a estímulos fornecidos pelo ambiente externo;

2.Limita-se ao estudo de comportamentos manifestos mensuráveis controlados por suas conseqüências;

3.Não considera o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem;

O cognitivismo, defendido por Brunner coloca que a aprendizagem é um processo ativo, isto é construímos o conhecimento com base em um conhecimento passado ou atual.A instrução estaria relacionada a contextos e experiências pessoais.

A teoria de aprendizagem construtivista tem como principais representantes Piaget e Vygosty. Piaget enfatiza os aspectos estruturais e nas leis de caráter universal (de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.

A Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky baseia-se na idéia que a inteligência humana provém da sociedade ou cultura, que o desenvolvimento cognitivo requer interação social.

Mas, ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.

No enfoque humanístico a idéia que norteia esta teoria está baseada no princípio do ensino centrado no aluno. Este possui liberdade para aprender, e o crescimento pessoal é valorizado. O pensamento, sentimentos e ações estão integrados. O autor humanista mais conhecido é Carl Rogers. A teoria humanista:

1.Compreende o aprendiz como pessoa;

2.Valoriza a auto-realização e o crescimento pessoal;

3.Vê o indivíduo como fonte de seus atos e livre para fazer escolhas;

4.A aprendizagem não é só aumentar quantitativamente o conhecimento, mas também uma influencia nas escolhas e nas atitude do aprendiz; e,

5.O aprendiz é visto como sujeito, e a auto-realização é enfatizada.

O conhecimento das teorias auxilia o entendimento da aprendizagem cooperativa e tem como ponto em comum a máxima que os indivíduos são agentes ativos na busca e construção do conhecimento em um contexto significativo; é importante a compreensão, por parte dos educadores, do modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para isso. É um modo de adquirir-se informação e transformar em habilidades para melhor adequar o processo ensino-aprendizagem.

Segundo BEHAR etcol. O modelo Pedagógico é uma reinterpretação das teorias deaprendizagem citadas a partir de concepções individuais de educadores. Parti-se de um paradigma dominante que, em geral influencia as teorias de aprendizagem vigentes,assim como outras teorias cientificas.

A partir das teorias de aprendizagem os sujeitos constroem um modelo pessoal próprio que é compartilhado com os pares gerando, assim, um modelo pedagógico compartilhado. Muitas vezes, percebe-se que o termo modelo pedagógico é interpretado como metodologia de ensino, que sem dúvida é um dos elementos, mas esta "redução" do modelo à sua parte visível ignora outros elementos que o constituem e que são fundamentais de serem explicitados para a compreensão do processo educativo, principalmente, na formação de professores.Um modelo pedagógico sustentado pordeterminada epistemologia.

Podemos exemplificar daseguinte forma, cada modelo é sustentado por uma determinada epistemologia (BECKER)

·O primeiro modelo é o da pedagogia diretiva - O professor representante do meio social acredita que o aluno que é tábula rasa frente a cada novo conteúdo. Epistemologicamente, essa relação pode ser representada pelo empirismo. Para os empiristas, a construção do conhecimento é o resultado positivo das experiências concretas do homem com o mundo sensível, através da percepção. Nesse sentido, o homem nasce com a capacidade mental extremamente reduzida e apenas o contato direto com o exterior possibilita a assimilação e criação de conhecimentos.

·O segundo modelo proposto é o da pedagogia não-diretiva; o aluno, pelas suas condições prévias, determina a ação do professor. Esse modelo é reproduzido pelo apriorismo, que acredita que o homem já nasce com sua estrutura cognitivo-biológica formada, ou seja, ela é inata ao ser humano, pois, ao nascer, o homem já traz consigo a estrutura cognitiva necessária à construção de conhecimentos.

·O modelo relacional que na epistemologia é defendida epistemologicamente pelo construtivismo, que afirma que o sujeito não é passivo nem pré-formado, mas que interage com o meio e nesta interação constrói o conhecimento.

Os modelos didáticos de ensino são diferentes propostas de apreensão da realidade do trabalho do professor, eles expressam as diferentes concepções sobre o conhecimento, o ensino, e sobre o mundo em que vive.Para se aplicar uma teoria ao ensino aplica-se um modelo didático pertinente, tendo em mente que transformaremos um conhecimento científico em um conjunto de conhecimentos a ser ensinado, que deverá ser um conhecimento efetivamente aprendido (Transposição didática).

MACHADO & CRISTOVÃO, assim como CAVACANTE & SILVA citando PORLÁN et al, enumeramquatro grupos de modelos didáticos:

·Tradicional: a principal característica desse modelo é a ênfase dada ao professor e no processo ensino-aprendizagem como transmissão-recepção;

·Tecnológico: neste modelo a educação é vista como uma transmissora de informação orientada para o futuro, e visa o desenvolvimento de habilidades e competências.

·Espontaneísta: neste modelo o aluno é centro do currículo, o ensino se realiza de acordo com os interesses dos alunos. O professor é visto como um facilitador da aprendizagem, e o conteúdo provêm das experiências dos alunos.

·Alternativo: a principal característica desse modeloé o equilíbrio, ele enfatiza a investigação em sala de aula, os conteúdos advêm da análise crítica de problemas sócio-culturais.

MACHADO & CRISTOVÃO CITAM ainda HARRES et al.: "É essencial que o professor tome consciência de suas próprias concepções a respeito da necessidade do uso de um determinado recurso bem como de suas concepções sobre o processo ensino-aprendizagem. Assim, ele terá uma visão mais adequada das complexas relações que ocorrem na sala de aula, além de buscar novos caminhos, reconstruir conhecimentos, atitudes e modelos didáticos, já que o seu papel é fundamental em qualquer tipo de inovação relacionada à educação, pois sem a sua ativa participação nenhuma mudança será possível".

A sociedade está mudando e o cenário social é outro. A chamada Sociedade da Informação, também denominada por alguns estudiosos de sociedade aprendente. Surge então novos paradigmas. Passamos a compreender as necessidades de forma diferente e os modelos antes adotados passam a destoar.

O novo modelo, denominado tecnológico começa a exigir uma abordagem diferenciada e passamos a entender a aprendizagem como uma atividade essencialmente social que ocorre através do diálogo -troca de idéias, informações e pontos de vista similares ou diferentes – onde professores, materiais instrucionais e colegas são fontes de informação.

A abordagem sócio-interacionista

Na abordagem sócio-interacionista a aprendizagem deve:

·Ser realizada na interação

·Ter Dimensão coletiva

·Citando Vigotsky: aprendizagem deflagradora de processos internos de desenvolvimento mental

·Tem dois níveis de conhecimento: real e potencial

·Apresenta uma zona de desenvolvimento proximal: distância entre o conhecimento real e o potencial

·Segundo o sócio-interacionismo, interação significa afetação mútua

Segundo OLIVEIRA et col. Aopção da matriz epistemológica, a escolha adequada da tecnologia associada à realidade dos atores envolvidos no processo e o trabalhodaequipe multidisciplinar são itens essenciais para a construção de ambientes de aprendizagem.

Os princípios sócio-interacionistas e estratégias pedagógicas para EAD on-line se baseiam no conceito em que os Ambientes de Aprendizagem devem potencializar as dimensões social, comunicativa e colaborativa. As estratégias pedagógicas devem promover a construção do conhecimento através do trabalho cooperativo. As atividades pedagógicas devem desenvolver a aprendizagem pela prática e pela reflexão através de projetos, discussões, debates, estudos de textos e etc.

Os AVA devem ser baseados na internet permitindo aos alunos o acesso por diferentes tipos de interação e pela emergência do conhecimento.

Estes ambientes devem desafiar os alunos a refletir sobre princípios e conceitos aplicáveis em outros contextos. As estratégias pedagógicas devem promover atividades que favoreçam a reflexão e a transposição para outras realidades através de situações-problemas em estudos de casos.

A interatividade é a palavra chave no processo, a educação no EAD tecnológico é um processo de comunicação mediatizada:

-

Aluno e material didático, os alunos entre si, alunos e professores/tutores, alunos e equipe de apóio, alunos e instituição de ensino, além de outros elementos que compõem o universo do aluno (história de vida, família, trabalho, etc).

O professor não é mais o centro do universo acadêmico e ele deve se preparar para o fato de passar a ser a "ponte" quelevará ao aluno os novos conhecimentos, ele passa a ser um agente propulsor e com certeza precisará se dispor a aprender junto com o aluno e para tal deverá conhecer as diversas estratégias de aprendizagem para melhor conduzir seu trabalho.

Desafios para os professores:

·Reconhecimento de que o conteúdo é apenas um dos elementos a serem trabalhados;

·Aplicação de estratégicas de interação mais dialógicas e que permitam o maior aproveitamento das colaborações dos alunos na construção do conhecimento e das discussões que se realizam;

·Promoção da interação entre os alunos passa a incorporar as tarefas do professor.

Segundo OLIVEIRA et col. Avaliar nas comunidadesvirtuaisde aprendizagem é possível desde que a abrangência da avaliação seja compatívelcom a abordagem proposta e envolva:

•O aprendente, com suas funções cognitivas e níveis de conhecimento;

•O ensinante, com sua visão do processo e suas expectativas;

•A interação entre ambos; e,

•O processo ensino-aprendizagem como um todo.

Citando OLIVEIRA et. col. Os atributos da avaliação sócio-interacionista são:

•Enfoque pedagógico consistente e coerente com a proposta de curso

•Explicitação de metas, critérios e padrões;

•Proposição de atividades autênticas e holísticas;

•Grau facilitador da estrutura avaliativa;

•Característica formativa conjugada com as características diagnóstica e formativa; e,

•Consciência do contexto de aprendizagem, em interação com as características do aprendente.

Citando nosso Eminente pedagogo Paulo Freire Em Pedagogia Da Autonomia:

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Não existe docência sem discente, por isto o discente é a única razão do docente estar ali, mas ensinar exige rigoroso metódico, não deixando escapar nenhum detalhe em seus discentes, e deve despertar no educando a curiosidade e capacidade crítica, ensinar exige pesquisa, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, busco o ensino porque perguntei e porque pergunto.

Pesquiso para constatar, aquilo que já sei, educo e me educo.

Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. Ensinar exige respeito aos educandos, exige criticidade, deixar de ser ingênuo e passar a ser crítico, mas no sentido de ser curioso, seja em forma de pergunta ou não isto gera o fenômeno da aprendizagem, tudo isto acompanhado da ética e da estética porque ética e beleza andam sempre de mão dadas, ensinar exige dar vida às palavras pelo exemplo, o professor que não consegue traduzir aquilo que diz em exemplos práticos, de nada serve o que ele fala, saber quer dizer segurança no que diz.

Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural, exige consciência de que nunca esta acabado e sim que tudo recomeça, exige o reconhecimento de ser condicionado, exige respeito à autonomia, exige bom senso, exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores, exige entender a realidade e não ficar alheio a ela, exige a convicção de que a mudança é possível, exige segurança, competência profissional e generosidade, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, exige liberdade e autoridade, exige tomada consciente de decisões, e saber escutar que é muito importante e ser aberto ao diálogo, exige reconhecer que a educação é ideológica, exige querer bem aos educandos, e por fim exige alegria e esperança, nos homens que fazem as leis deste pais e na instituição família que apesar de tudo continua sendo um porto seguro para aqueles que não entendem e não aceitam as violências praticadas por quem tem o poder e conseqüentemente a força.

Temos então:

Aprendizagem TradicionalAprendizagem cooperativa

Sala de aulaAmbiente de aprendizagem

Professor – autoridadeProfessor - orientador

Centrada no professorCentrada no aluno

Reativa, passivaProativa, investigativa.

Ênfase no produtoÊnfase no processo

Aprendizagem em solidãoAprendizagem em grupo

MemorizaçãoTransformação


REFERÊNCIAS:

Todos os créditos são dados aos respectivos autores citados.

ABREU, M. Modelos pedagógicose modelos epistemológicos.

Disponívelem:

http://www.marceloabreuuerj.pro.br/arquivos/psicologia_da_educacao/behaviorismo/modelos_pedagogicos_e_modelos_epistemologicos.docAcessado em outubro de 2008.

ABREU, G.R.A. Estratégias em EAD como ferramenta motivacional para a promoção da interatividade. PowerPoint, disponível em:

http://www.egn.mar.mil.br/nead/2007/workshop/apresentacoes/EADFerramentas.ppt Acesso em outubro de 2008

BECKER,Fernado. A Educação e Construção do Conhecimento. S.P. ARTMED – 2001. 15- 32 p.

BEHAR, P. A; PASSERINO L. & BERNARDI, M. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem disponível em:

http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4bPatricia.pdf Acesso em outubro de 20008

CAVALCANTE, D.D. & SILVA, A.F.A. da - Modelos Didático de Professores: Concepções de Ensino-aprendizagem e experimentação.

Disponível em:

http://sec.adtevento.com.br/eneq2008/2008/resumos/R0519-1.doc

Acessado em outubro de 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia,disponível nos seguintes sites:

Em forma de resumo: NetSaber

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2895.html

Download da obra: Biblioteca digital Paulo Freire

http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp

Acesso em outubro de 2008

GABRIEL, C.T. Usos e abusos do conceito de transposição didática - Considerações a partir do campo disciplinar da história. Disponível em:

http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0509.htm Acesso em outubro de 2008.

MACHADO, R.A. & CRISTÓVÃO, V.L.L.A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros.Disponível em:

http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0603/09.htm

Acesso em outubro de 2008

OLIVEIRA, ELOIZA GOMES de et col. O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista:ensinar é necessário, avaliar é possível. Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2004/apr/TCD4171.pps acesso em outubro de2008

SATUB,A.L.P. Teorias de Aprendizagem Disponível em:

http://www.ufrgs.br/tramse/med/textos/2004_08_04_tex.htm

Acesso em outubro de 2008

Drª Elisama dos Santos Monteiro Silva

Nutricionista CRN/3-5393

Graduação em Nutrição pela Faculdade de Ciências São Camilo S.P. (1992).

Pós-graduação: especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela UNAERP.

Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional pela FIOCRUZ (EaD).

Curso de extensão em docência à distância (em andamento) pela PUCRS

Cursos de atualização na área de Microbiologia, Microbiologia dos alimentos, Método de conservação dos Alimentos, Parasitologia, Epidemiologia para comunidades, Planejamento de ensino, Marketing pessoal, Interações medicamentosas, Ensino à distância e criação de cursos na plataforma MOODLE.Docente em cursos Técnicos em Enfermagem e EAD.


Autor: Elisama dos Santos Monteiro Silva


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