GESTÃO DE RESÍDUOS



INTRODUÇÃO

O objeto de estudo do presente artigo é a Gestão de Resíduos, qual o seu significado e importância e porque deverá ser seguido uma gestão para atividades geradoras de impactos ao Meio Ambiente.

Apresentação de um resíduo especifico,  e sua funcionalidade dentro de uma determinada empresa.

Palavras – Chaves

 

Resíduos – Lama Abrasivas – Meio Ambiente - Gestão de Resíduos

  

GESTÃO DE RESIDUOS

Antes de dar enfoque no tema objeto de estudo desse artigo é necessário que se defina GESTÃO .

Gestão é uma forma de administrar o negócio da melhor maneira  possível, o gestor tem a função de administrar, para que possa chegar em seu objetivo final.

A gestão é nada mais do que procurar o melhor caminho para exercer as determinadas atividades sem causar transtornos. Trazendo um desenvolvimento econômico e social, crescendo sem deixar a responsabilidade social com o meio ambiente.

 Lanna define o conceito de Gestão Ambiental da seguinte forma

“gestão ambiental é o processo de articulação das ações dos diferentes agentes sociais que interagem em um dado espaço, visando garantir, com base em princípios e diretrizes previamente acordados/definidos, a adequação dos meios de exploração dos recursos ambientais/naturais, econômicos e socioculturais às especificidades do meio ambiente” (Lanna, 2000).

Identificado o significado de gestão podemos descrever os resíduos, que são conhecidos como matérias sólidas consideradas sem utilidade, supérfluas ou perigosas, geradas pela atividade humana devendo ser descartados ou eliminados.

Estando diferenciado o significado de gestão e resíduos fica mais facíl de entender que GESTÃO DE RESÍDUOS é a administração dos materiais que não servem mais para o uso, desfazendo deles sem afetar o meio ambiente, ou seja, chegar ao seu objetivo final sem trazer danos ao nosso ambiente. Uma palavra mais facíl e grosseira para definer esses resíduos que a principio não tem utilidade seria  RESTO,  de uma determinada atividade.

Que são realizadas como exemplo,  por empresas do ramo de Mármore e Granitos que para atuar na atividadede de serragem deveriam realizar um planejamento do que será feito com os resíduos (resto) que são determinantes das chapas de granitos serradas conhecidas como lama abrasiva.

Nessas atividades são realizados trabalhos de serragem de blocos tranformando-os em Chapas para a comercialização, tais atividades são predominantes e realizadas através de máquinas denominadas de teares. Para a efetiva atividade.

“É necessário que se utilizem lamas abrasivas que tem como objetivo lubrificar e esfriar as lâminas evitar a oxidação das chapas, servir de veículo ao abrasivo (granalha) e limpar os canais entre as chapas. Composta por água, granalha, cal e rocha moída. A lama abrasiva é distribuída por chuveiros sobre o bloco através de bombeamento” (Silva, 1998).

A grande preocupação dos Ambientalistas é o que deverá ser feito com os resíduos resultantes dessas atividades.

O certo é que não poderão ser expostos ao meio ambiente para não ocasionar grandes impactos. Onde pudessem ser reutilizados, ou seja,  reciclados, como é realizado constantemente pela construção civil.

“A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade, ou seja,  atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos. O processo de P&D  de  novos  materiais reciclados precisa ser feito de forma cautelosa e criteriosa para garantir o sucesso destes produtos no mercado”.(Morales, 2000)

Apesar de grandes aspectos negativos ocasionados ao meio ambiente de outro lado as empresas geram aspectos positivos como o crescimento econômico, porém essas empresas não poderão deixar a responsabilidade social com o meio ambiente.

Desse modo é utilizado o trabalho de gestão ambiental/gestão de resíduo, um planejamento desde a extração do bloco até a serragem. Esse planejamento deverá ser realizado em todos os aspectos, social, econômico e ambiental um integrando o outro, a empresa crescendo economicamente, mas pensando na sociedade e no meio ambiente, como mencionado  anteriormente, chegando ao objetivo final da empresa que é a serragem dos blocos e o  aumento do crescimento econômico,  mas não gerando impactos negativos ao Meio Ambiente.

Conclusão

È possível, verificar que o tema abordado no trabalho é de suma importância, para a conservação do meio ambiente e o crescimento das empresas que dependem de certas atividades que supostamente geram impactos ao Meio Ambiente, ou seja, crescer sem danificar o meio em que se vive, criando um planejamento e seguindo corretamente esse planejamento.

Referências Bibliográficas

MORALES, G.; ANGULO, S.C. Produção de concreto de cimento portland utilizando entulho de obra reciclado. In: ENCONTRO NACIONAL DE  TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7. Salvador, 2000.  Anais. Salvador, ANTAC, 2000.

FREITAS, P, WLADIMIR, Direito Ambiental em Evolução, 1º Edição, 2005.


Autor:


Artigos Relacionados


Impactos Sócio-ambientais Dos Resíduos Sólidos E A Gestão Sanitária Em Itabaiana – Se

A Situação Dos Resíduos Sólidos Urbanos No Município De Ubá (mg)

Plano De Gerenciamento De ResÍduos SÓlidos

Subsídios Para Implantação De Um Sistema De Gestão De Resíduos Sólidos No Município De Cariacica - Es

Gestão De Resíduos Urbanos

Vento

GestÃo De ResÍduos: A Política Nacional De Resíduos Sólidos