Teatro filosófico em sala de aula - Prazer sem Desprazer



TEATRO FILOSOFICO EM SALA DE AULA DO NÉDI SILVA

1º - PRAZER SEM DESPRAZER

HEDONISMO COM CRITÉRIO: Não é qualquer prazer, obtido de qualquer modo e a qualquer preço, que é bom e que constitui a felicidade.

OBJETIVO DISCIPLINAR

Ensinar os alunos através da dramatização:

a) a adestrar os sentidos para aprenderem a cultivar o prazer com equilíbrio e sem desmedida;

b) a valorizar o instante existencial contemplando a finitude, ou seja, as limitações do ser;

c) a compreender a liberdade e a responsabilidade sobre todas as ações;

d) a estudar a filosofia de Epicuro e reter os ensinamentos úteis para nossa realidade. 

OBJETIVO TRANSDISCIPLINAR

Realizar o Projeto Prevenção Também se Ensina, levando os alunos a refletirem que as drogas, principalmente o crack, trazem uma euforia rápida, mas induzem ao desejo de satisfação a todo tempo. Por consequência, vem o desprazer para toda a vida, com danos irreparáveis, pois a pessoa que usa drogas tende a ficar irritadiça, ranzinza e agressiva, pode cair em depressão profunda e até tentar cometer suicídio. Passa a fazer qualquer coisa para obter dinheiro e sustentar o vício: começa vendendo tudo o que é seu ou de seus parentes, depois passa a roubar e a se prostituir; por fim mata se necessário.

Observação: este teatro é uma ferramenta didática para complementar a pesquisa e o ensino da filosofia helenista de Epicuro e os efeitos colaterais das drogas, crack, cocaína e bebidas alcoólicas. Por isso, só será apresentado na última aula sobre o assunto.              

Roteiro - ENCENAÇÕES

1ª cena

KAUÃ, CARLA, AMIGOS dançam em uma balada ao som de uma música agitada.  Todos estão se divertindo muito. Após alguns minutos, KAUÃ puxa a namorada a um canto e a convida para usar drogas (nesse momento, todos os outros se sentam e abaixa-se a música, para dialogarem). 

KAUÃ

Carla, vem comigo. Vamos procurar um esconderijo para dar uma “cheiradinha”.

CARLA

Amor, não sei não, já são quatro horas da madrugada, nós bebemos muito, você já usou crack, bebeu cerveja e batidas o dia inteiro. E agora quer cheirar cocaína? Pega leve!

KAUÃ

Você está parecendo a minha mãe com essa conversinha. Eu sei o que faço. Já estou acostumado. Já curto esse lance desde os 13 anos. “Mina”, a noite foi feita para curtir. E outra: nós temos é que aproveitar a vida. Vamos todos morrer, mesmo!

Ele pega na mão dela e a leva para fora. Ela sai, mas protestando.

Entra na sala de aula um ator vestido como EPICURO trazendo placas com dizeres. Ele mostra à classe as placas e as lê.

  • Primeira placa: “O prazer deverá ser regido pela razão, o que resulta em moderação”.
  • Segunda placa: “Drogas: euforia rápida, desprazer para toda a vida.”
  • Terceira placa: “Liberte-se dos desejos que podem escravizar você.”
  • Quarta placa: “Fuja da vida perturbada!”
  • Quinta placa: “Busque o prazer sem o desprazer”. 

Observação: a cada placa apresentada, o ator EPICURO deve andar em direção aos alunos para ter a certeza de que todos a leram. Depois, pendure-as numa espécie de varal ou dê para alguns alunos segurar.  

2ª cena

AMIGOS dançam ao som da música agitada. CARLA entra desesperada. Abaixa-se a música.

CARLA

Pessoal, socorro!

AMIGOS

(Tentando acalmá-la). Carla, o que foi? 

CARLA (soluçando)

 O Kauã... está tendo convulsões... vomitou sangue... enrolou a língua... acho que deu overdose...

AMIGOS

Onde ele está? 

Todos saem correndo para socorrê-lo. 

Entra na sala de aula o ator representando EPICURO com outras placas.

  • Na primeira placa lê-se: “Felicidade é não ter sofrimento na alma e nem no corpo”.
  • Segunda placa: “O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Cuide Dela.”.
  • Terceira placa: “Drogas: desvalorizam o prazer de viver”.
  • Quarta placa: “Drogas: acabam com sua saúde, felicidade, paz e liberdade”.
  • Quinta placa: “Diga não as Drogas! Busque os prazeres que prolonguem a sua vida”.
  • Sexta placa: “Recuse tudo àquilo que diminui a sua existência”. 

3ª cena:

Sala de espera de um hospital.

AMIGOS, CARLA, MÃE DE KAUÃ entram de cabeça baixa, sentam-se nas cadeiras. A mãe dele não se contém e desabafa. 

MÃE

Ó, meu Deus! É o único filho que tenho! José, meu marido, que falta você me faz! Desde a sua morte o Kauã já não é mais o mesmo... Parou de estudar... Não quer saber de fazer nada... Eu vivo avisando para vocês todos. Não bebam... não usem drogas... Vocês são tão jovens... 

CARLA

Ai, estou preocupada... Já faz horas que o Kauã está na UTI... E ninguém vem falar nada pra gente! 

Após essas falas, entra um médico na sala, para dar as notícias sobre o estado de saúde do Kauã.

MÉDICO

Boa noite. Desculpe a demora. Todos os médicos e enfermeiros estão atarefados e eu mesmo queria conversar com a senhora.

MÃE

Sim, doutor. Como está meu filho?

MÉDICO

Ele teve uma intoxicação generalizada pelo excesso de drogas. Quase o coração dele parou. O problema maior foi a lesão cerebral. Ele vai ter que passar por uma avaliação psiquiátrica e seções de reabilitação para não ficar com os membros atrofiados.

CARLA

Como assim? O que o senhor está querendo dizer?

MÉDICO

O Kauã sofreu um trauma cerebral muito complicado. Ele nunca mais vai poder andar novamente.

MÃE

Meu filho, em uma cadeira de rodas? Não!!!

MÉDICO

Sinto muito.  Ainda bem que vocês o trouxeram bem rápido, senão ele teria morrido.

AMIGOS

A gente quer ver ele. Tem como?

MÉDICO

Sim, só vê-lo, não dá para falar com ele. Por favor, me acompanhem. 

Todos os personagens se retiram da sala de aula.

Entra EPICURO com as placas de aconselhamento.

  • Primeira placa: “Buscar o prazer descontroladamente, sem se preocupar com o desprazer, é o mesmo que morder na isca e ficar fisgado pelo anzol!”.
  • Segunda placa: “Rejeite os falsos prazeres!”.
  • Terceira placa: “Falsos prazeres geram perturbações que podem destruir você e todas as pessoas que te amam!”.
  • Quarta placa: “Não adianta pedir a Deus o que depende de você para fazer. Lembre-se: Você é mestre e responsável pelos seus atos e destino”.
  • Quinta placa: “Você terá prazer sem desprazer quando aprender a se dominar para controlar as suas emoções”.
  • Sexta placa: “Busque o prazer sem o desprazer”.

Autor: Nedilson da Silva Gonçalves - (Nédi Silva)


Autor:


Artigos Relacionados


O Ter E O Ser Se Coadunam?

Arquivos Mentais Abertos

Textos Traduzidos (parte Iii)

"viajantes"

Promessas

Influência Genética

Primaveras...