A língua inglesa no Brasil e no mundo



A língua inglesa é atualmente o idioma de maior propagação mundial. É o idioma principal da Internet, das áreas da política e empresarial. De extrema importância, o idioma inglês é atualmente classificado como língua global. Em alguns países é utilizado como língua materna e em outros é aprendido como segunda língua. Não há dúvida de que o inglês é a língua de comunicação entre as pessoas de diferentes culturas. É a linguagem dos computadores que ajuda a comunicação ao redor do mundo.  É a linguagem utilizada no turismo e viagens. O inglês é a língua nativa de doze países: Austrália, Bahamas, Barbados, Canadá, Estados Unidos, Granada, Guiana, Inglaterra, Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia e Trinidad. Além desses, outros 11 países têm o idioma como língua oficial: Botsuana, Fiji, Gâmbia, Gana, Libéria, Maurício, Nigéria, Rodésia, Serra Leoa, Uganda e Zâmbia, e outros 14 países como sua segunda língua: Camarões, Índia, Lesoto, Malui, Malta, Mamibia, Nauru, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental. Além desses, outros 5 países consideram a língua inglesa como oficial: Kênia, Malásia,Paquistão, Sri Lanka e Sudão.

Estima-se que quase 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam o inglês como primeira língua. A quantidade de falantes não nativos do idioma já ultrapassa a quantidade de nativos numa proporção de 3 para 1, segundo o especialista em línguas David Crystal. Ele afirma que nunca houve na história dos idiomas, uma língua falada por mais pessoas como segunda língua do que como primeira. Somente na Ásia, o número de usuários do idioma alcançou 350 milhões, quase o equivalente às populações dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá. Existem atualmente mais 100 milhões de crianças chinesas estudando inglês, número que supera a quantidade de crianças britânicas.

O inglês espalhou-se pelo mundo principalmente por causa do colonialismo britânico, avanços tecnológicos, Revolução Industrial e a ascendência econômica, política e tecnológica dos Estados Unidos. A história da difusão global da língua inglesa é repleta de eventos importantes: a criação do Código Penal na Austrália em 1788, a colonização britânica em Singapura em 1819, o início da administração britânica na Nigéria em 1861, a fundação da BBC em 1922 e as Nações Unidas em 1945; o lançamento pela  AT&T do primeiro satélite de comunicações em 1962.

No Brasil, com a chegada da família real em 1808, a língua francesa e inglesa foram introduzidas oficialmente no currículo escolar. Depois da Proclamação da República, as línguas inglesa e alemã passaram a ser opcionais. Somente no final do século XIX se tornaram obrigatórias em algumas séries. Durante o governo de Getúlio Vargas, o latim, o francês e o inglês eram matérias do ginásio. Só em 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) tornou o ensino de idiomas estrangeiros obrigatório a partir da 5ª série.

Um estudo recente sugere que entre os alunos dos Emirados Árabes Unidos, o idioma árabe está associado à tradição, religião, cultura, artes, enquanto o inglês é símbolo do trabalho, modernidade, ensino superior, comércio, economia e tecnologia.  Em países de língua árabe, as disciplinas de ciências são muitas vezes ensinadas em inglês, porque os melhores livros e outros recursos educacionais estão disponíveis nesse idioma. 

Atualmente, há uma busca crescente em aprender o idioma. Essa língua sem fronteiras está presente em jornais do mundo e em mais de 80% dos estudos científicos. Hoje, é considerado um produto de alto valor para se conseguir aperfeiçoamento profissional e pessoal.


Autor: Kátia Brunetti


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Do InglÊs No Nosso Dia-a-dia

A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada

Os Americanos E O Aprendizado De Idiomas

A Importância De Se Aprender Uma Segunda Língua Desde Cedo

A Escola De Inglês Do Dia A Dia

Curso De Inglês Para Alcançar A Fluência

O Ensino De Língua Inglesa Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Como E Porque Ensinar