APRENDER A LER E ESCREVER.



APRENDER A LER E ESCREVER

A alfabetização foi durante muito tempo entendida e observada como uma sistematização dos códigos da língua com relação aos fonemas e grafemas. Nossa sociedade é constituída por uma grande parte de pessoas analfabetas, e pouca prática de leitura e escrita, passando para os sujeitos apenas a consciência fonológica, permitindo assim a associação dos sons e letras para produzir e interpretar palavras, através disso acabar diferenciando o alfabetizado do analfabeto. Porém com o passar do tempo e o avanço tecnológico é possível assim observarmos a superação do analfabetismo fazendo surgir mais práticas do uso da língua escrita, ponto positivo esse para o desenvolvimento e crescimento da sociedade. No nosso contexto atual é muito importante que as pessoas de uma forma geral conheçam o funcionamento da escrita colocando-as nas suas práticas sociais. Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade (Tfouni, 1995, p. 20). Diante dessa preocupação em diferenciar as praticas escolares com relação a língua escrita e a questão social das manifestações da sociedade2 €iman em sua definição de letramento diz o seguinte: ... um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos. As práticas específicas da escola, que forneciam o parâmetro de prática social segundo a qual o letramento era definido, e segundo a qual os sujeitos eram classificados ao longo da dicotomia alfabetizado ou não-alfabetizado, passam a ser, em função dessa definição, apenas um tipo de prática – de fato, dominante – que desenvolve alguns tipos de habilidades mas não outros, e que determina uma forma de utilizar o conhecimento sobre a escrita. (KLEIMAN 1995, p. 19) Muitos autores tem suas próprias definições para a questão do letramento e da alfabetização, todos expondo suas posições com relação à esses conceitos. Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (RIBEIRO, 2003, p. 91). O uso da escrita permite ao individuo que o mesmo explore todas as condições oferecidas pela escrita, devido a esse fato aprender a ler e escrever não é apenas ter conhecimento das letras de saber associá-las, mas sim usar o conhecimento adquirido na sua comunicação, ou seja, no seu cotidiano. Podendo assim fazer o uso desse conhecimento no contexto atual onde o individuo está inserido. Talvez a diretriz pedagógica mais importante no trabalho (...dos professores), tanto na pré-escola quanto no ensino médio, seja a utilização da escrita verdadeira nas diversas atividades pedagógicas, isto é, a utilização da escrita, em sala, correspondendo às formas pelas quais ela é utilizada verdadeiramente nas práticas sociais. Nesta perspectiva, assume-se que o ponto de partida e de chegada do processo de alfabetização escolar é o texto: trecho falado ou escrito, caracterizado pela unidade de sentido que se estabelece numa determinada situação discursiva (LEITE, 2001, p. 25). Através disso podemos observar o quanto é importante o papel desempenhado pelo professor dentro da sala de aula durante o processo de alfabetização e letramento da criança, isso pelo fato de que deve ser na sala de aula ensinado às crianças as diversas formas de utilização da escrita no contexto das praticas sociais. Proporcionando assim novas perspectivas com relação a pratica pedagógicas durante o processo de alfabetização, fazendo da escola um ambiente onde as crianças possam realmente utilizar seus conhecimentos de forma normal, ou seja, de acordo com o seu dia-a-dia. Pode-se considerar alfabetização e letramento como duas importantes dimensões do processo de ensino da escrita, apesar de serem dimensões separadas são interdependentes. Isso pelo fato de que o letramento acompanha e completa a alfabetização, e a alfabetização é de essencial importância para o individuo se tornar um bom leitor, sendo que a mesma contempla método e materiais para desenvolver o reconhecimento e conhecimento das palavras escritas. Nosso contexto atual demonstra a todo o momento argumentos suficientes para que um indivíduo possa desenvolver-se cada vez mais em seu cotidiano com relação a suas práticas sociais, ou seja, o individuo tem todos os instrumentos necessários para se tornar alfabetizado e letrado. O conhecimento que as pessoas têm, precisa ser mais completo, isso só pode ser possível através da utilização e da conscientização da importância do uso de livros e leitura, mesmo durante o processo de alfabetização e após também. Através dessas práticas e a utilização desses instrumentos por parte dos indivíduos, o mesmo está promovendo a compreensão dos textos a sua alfabetização e letramento.


Autor: Michelly De Souza Ortiz


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